A formação portista tem, ao longo dos últimos anos, criado jovens talentos com um potencial elevado. Um destes casos, que está agora a florescer, é Afonso Sousa, médio português de 17 anos que alinha atualmente nos juniores do FC Porto que passaram à meia-final da Youth League e estão a dois pontos do líder no campeonato nacional.

O médio internacional português conta já com várias internacionalizações repartidas pelas seleções de sub-15, sub-16 e sub-17. Iniciou a formação no SC Beira-Mar mas rapidamente deu nas vistas e mudou-se para a Invicta com apenas 10 anos. Afonso Sousa é filho e neto de Ricardo Sousa e António Sousa, respetivamente, este último campeão europeu pelo FC Porto em 1987.

O jovem, com características para se posicionar em praticamente todas as posições do meio-campo, apresenta maturidade, equilíbrio e rapidez no meio-campo da equipa júnior, e épeça fundamental na equipa orientada por João Brandão, somando já 27 jogos e quatro golos apontados esta época.

 

Afonso Sousa é “filho de peixe” e sabe nadar
Fonte: FC Porto

Afonso Sousa é um jogador que procura criar espaços e adequar-se no campo à posição em que sabe que pode dar mais ao jogo. É excelente em termos táticos e muito bom a gerir os ritmos de jogo.

O médio procura, por agora, evoluir nos juniores do Dragão e perspetivar uma estreia com a camisola da equipa principal num futuro que, tudo indica, não será muito distante, visto  que é uma das promessas mais valiosas da formação portista. Afonso tem contrato com os azuis e brancos até junho de 2019 e é-lhe perspetivado um grande futuro pela frente.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Comentários