📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Estrelas da Formação: André Pereira

- Advertisement -

Na rubrica que se destina a abordar e realçar o talento dos jovens da “cantera” do FC Porto optamos, hoje, por destacar André Pereira. Um jovem que subiu a pulso na carreira, tendo sido, com alguma surpresa e, até, polémica (recorde-se que é representado por Alexandre Pinto da Costa) resgatado à Sanjoanense há mais ou menos um ano e que se encontra, atualmente, emprestado ao Vitória FC como consequência do regresso de Gonçalo Paciência ao Dragão.

Depois de um percurso na formação dividido entre o FC Porto, Leixões e Varzim, foi por este último que André se estreou como sénior antes de passar por Espinho e, depois, por Sanjoanense e FC Porto como mencionado anteriormente. Não sendo o mais auspicioso percurso, como comprova a falta de internacionalizações pelas seleções jovens do nosso país, o que é certo é que este avançado de 22 anos (faz 23 em Maio) conseguiu, contra as expectativas de muitos, assumir-se como figura de destaque na equipa B dos dragões e, até, estrear-se (com exibições satisfatórias diga-se) na equipa principal pela mão de Sérgio Conceição (jogou para a Taça frente ao Portimonense e para a Liga na Vila das Aves).

André jogo preferencialmente como avançado centro onde acredito que rende mais com um parceiro a seu lado num esquema, por exemplo, de 1x4x4x2 mas pode, também jogar sobre o lado esquerdo do ataque. Sendo um jogador alto (188cm) tem como principais qualidades a velocidade e, principalmente, a agilidade. É um avançado de remate fácil e parece ser bastante inteligente no que às movimentações diz respeito. Isto é, parece dominar com mestria as diagonais (tanto de dentro para fora como de fora para dentro) e é felino dentro de área. Tem, portanto, características bastante interessantes mas parece-me, no entanto, que muito precisa de melhorar para atingir patamares que lhe permitam afirmar-se como referência da equipa principal do FC Porto.

André Pereira rumou ao Vitória de Setúbal em Janeiro à procura de minutos na Primeira Liga
Fonte: Vitória FC

Sendo jovem, já não é propriamente um adolescente e está naquela fase da carreira em que ou dá o tal passo e salto qualitativo em frente no seu futebol e se assume como grande mais valia para o clube ou perde o comboio e se mantém num patamar mais condizente com equipas de maio da tabela do futebol português. Cabe a André, nesta fase decisiva da sua carreira, dizer presente, sendo que o pouco tempo de jogo que tem tido no Sado não faz augurar um possível regresso pela porta grande. Aguardemos pelo desenvolvimento da carreira deste jovem.

Em suma, com nomes como Aboubakar, Soares, Marega ou Gonçalo Paciência no plantel principal, será difícil que André Pereira venha a ter, num futuro próximo, um papel de destaque na primeira equipa, no entanto, e como se costuma dizer, o futebol é momento e cabe ao jovem portista criar as condições e protagonizar as exibições que abram caminho ao seu momento. Para já, sempre e quando consiga obter mais minutos em Setúbal e perante os constrangimentos financeiros que o FC Porto atravessa, deverá estar garantido na próxima pré-temporada azul e branca.

Foto de Capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica garante que «não tem qualquer acordo fechado» por André Luiz: eis a nota oficial

O Benfica não tem acordo para a transferência de André Luiz. Avançado brasileiro joga no Rio Ave e tem sido associado às águias.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «Estávamos a defender muito baixo e não tínhamos tempo para chegar com muitos jogadores»

O Rio Ave perdeu com o Sporting por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Sotiris Silaidopoulos respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Por mais que haja mobilidade eles sabem o que têm de fazer em cada posição que estão»

O Sporting venceu o Rio Ave por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Rui Borges respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Nicolás Otamendi também reage ao golo anulado no Braga x Benfica

Nicolás Otamendi reagiu também ao golo anulado a Samuel Dahl no Braga x Benfica. O defesa-central usou as redes sociais para assinalar o momento.

PUB

Mais Artigos Populares

Transferência de André Luiz para o Benfica já tem valor em cima da mesa

O negócio entre o Benfica e o Rio Ave por André Luiz está prestes a ser fechado. O avançado brasileiro deve custar 15 milhões de euros.

Sotiris Silaidopoulos e a possível ida de André Luiz para o Benfica: «Se acontecer algo, que seja bom para as duas partes»

Sotiris Silaidopoulos analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Vilacondenses perderam com os leões por 4-0 na Primeira Liga.

Rui Borges rendido a jogador: «Fez uma segunda parte de seleção nacional»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Leões ganharam por ... na Primeira Liga.