A escolha da “estrela da formação” desta semana não foi, de todo, difícil. Na verdade, Sérgio Conceição escolheu por nós. Afinal, depois da titularidade frente ao Liverpool FC, não podíamos falar de mais ninguém.

Bruno Xavier Almeida Costa, natural de Oliveira de Azeméis, chegou à Invicta em 2009, onde fez toda a sua formação, dos infantis aos juniores e onde, sob liderança de António Folha, brilhou nos «bês».

É médio, mas também rotulado de avançado. Inteligente e criativo, com um entendimento do jogo que lhe permite ser útil em qualquer espaço. Na época passada, destacou-se na Youth League aos apontar golos ao FC Barcelona e Leicester City FC. Mais recentemente, na Premier League International Cup, marcou em Liverpool FC o golo do empate (mais tarde transformado em vitória por Santiago Irala) e, uma semana depois, estreou-se como titular na equipa principal frente ao…Liverpool FC.

Entre sub-15, sub-16, sub-17, sub-19 e sub-20 conta 23 presenças pela equipa das Quinas. Longe dos relvados, estuda Engenharia Informática em regime noturno.

Anúncio Publicitário
Fonte: FC Porto

Com a recente necessidade de se reforçar primeiro em casa e só depois fora apareceram oportunidades para os mais jovens se afirmarem na equipa principal (esta época já foram utilizados, na equipa principal, seis jogadores que iniciaram a época na equipa B) e Bruno Costa soube aproveitar a sua oportunidade. Num jogo difícil o jovem, embora com alguns momentos menos felizes, fez uma partida maioritariamente positiva, conseguindo mostrar que tem mais para dar e que se pode mesmo tornar numa mais-valia para a equipa principal dos dragões.

Foto de Capa: FC Porto