Estrelas da formação: Chidera Ezeh

- Advertisement -

Entre os anos 2013 e 2015 as camadas jovens da seleção nigeriana viveram momentos de glória com as conquistas do Mundial de sub-17 e também da CAF sub-20. No meio destas vitórias há um nome transversal a estas duas conquistas: Chidera Ezeh.

Com apenas 16 anos, Chidera jogou e brilhou no Mundial de sub-17 em 2013. A vitória dessa competição foi a rampa de lançamento para a jovem promessa nigeriana que despertou a atenção do FC Porto e que assegurou a contratação do jogador logo na época seguinte.

Desde cedo os dragões depositaram confiança na contratação de Chidera Ezeh, já que o FC Porto teve que esperar dois anos até que o jogador atingisse a maioridade para assinar o seu primeiro contrato profissional.

O extremo nigeriano chega assim aos dragões com 18 anos e integra os juniores do clube, onde faz 11 jogos e marca três golos na sua época de estreia em Portugal. O que se seguiu nas duas épocas seguintes foram empréstimos sucessivos ao Portimonense SC, nos quais o jogador teve oportunidade de se adaptar ao futebol português e ganhar minutos na Segunda Liga Portuguesa. Na sua primeira época ao serviço do Portimonense SC, e com apenas 19 anos de idade, teve o registo interessante de três golos em 14 jogos.

Chidera Ezeh esteve emprestado duas épocas sucessivas ao Portimonense SC
Fonte: Instagram de Chidera Ezeh

Voltou a ser emprestado nesta época à equipa de Portimão, agora na Primeira Liga Portuguesa, onde conseguiu somar sete minutos na principal divisão portuguesa. Regressou ao FC Porto no mercado de inverno, desta vez para alinhar na equipa B. Com a saída de algumas das maiores figuras da equipa B, tais como Galeno, Fede Varela e André Pereira, Chidera Ezeh tem agora a oportunidade de agarrar o seu lugar e provar todo o valor e potencial demonstrado aos 16 anos aquando da conquista do Mundial de sub-17.

Chidera Ezeh tem como principais atributos a qualidade de passe e a rapidez com a bola “colada” ao pé. O FC Porto já demonstrou no passado a confiança no jogador e vontade não falta ao extremo nigeriano de recompensar os dragões e diariamente lutar para um dia ter um lugar na equipa principal.

Foto de Capa: Instagram de Chidera Ezeh

Artigo revisto por: Jorge Neves

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Wasl de Rui Vitória vence Dibba Al Fujairah por 4-2

O Al Wasl, orientado por Rui Vitória, venceu o Dibba Al Fujairah por 4-2, no jogo da 23ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Carlos Queiroz apresentado como selecionador do Gana: «Esta alma é grande»

Carlos Queiroz foi oficialmente apresentado como novo selecionador do Gana, assumindo a nona seleção nacional da sua carreira.

Carlos Alcaraz falha o Roland Garros devido a lesão

Carlos Alcaraz, de 22 anos, vai falhar o Roland Garros e o Masters 1000 de Roma devido a lesão, comprometendo a defesa do título em Paris.

As primeiras palavras de José Neto depois da renovação pelo Benfica: «Tenho muito a agradecer a José Mourinho pelo que tem feito por mim»

José Neto renovou contrato com o Benfica até 2031. O lateral esquerdo deu uma primeira entrevista depois da oficialização.

PUB

Mais Artigos Populares

Lens garante empate épico depois de estar a perder por 3-0 contra o Brest… mas abre caminho ao PSG na luta pelo título da...

O Lens esteve a perder por 3-0, mas resgatou um empate por 3-3 na visita ao terreno do Brest. Ainda assim, clube está mais longe do sonho do título.

Alverca vence Arouca e garante matematicamente a manutenção na Primeira Liga

O Alverca vai continuar na Primeira Liga. Emblema do Ribatejo confirma continuidade na prova com vitória sobre o Arouca.

Héctor Bellerín marca nos descontos e Real Bétis trava Real Madrid que pode ir a Camp Nou perder o título da La Liga

O Real Bétis conseguiu resgatar um empate contra o Real Madrid. Golo de Héctor Bellerín nos descontos deu pontos ao conjunto da casa.