Estrelas da Formação: Diogo Costa

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoA formação do FC Porto é, na minha opinião, a que possui mais talento em Portugal. Uma prova disso tem sido os resultados obtidos pela equipa B dos Dragões: Um título da Segunda Liga (2015/16), uma conquista internacional na época passada no prestigiado torneio Premier League International Cup com uma goleada na final por 5-0 diante os ingleses do Sunderland AFC. Esta época a equipa B do FC Porto comanda a Segunda Liga.

Diogo Costa é um dos maiores talentos da formação portista, com 18 anos (idade de Sub 19) é já titular da equipa B azul e branca. É o guarda-redes com maior potencial da sua geração, titular dos Sub-20 de Portugal e chamado com frequência aos trabalhos dos Sub 21 é uma prova do seu potencial.

É um guarda-redes muito sereno, tranquilo e muito frio na sua tomada de decisões, entre os postes é fortíssimo com uma agilidade e reflexos acima da média. Consistente nas suas saídas da baliza quer no futebol aéreo quer na velocidade com que encara os adversários. O seu jogo com os pés é razoável mas é o ponto onde tem de trabalhar mais e onde ainda pode melhorar muito.

Diogo Costa é o guarda-redes mais talentoso da sua geração Fonte: FC Porto
Diogo Costa é o guarda-redes mais talentoso da sua geração
Fonte: FC Porto

Diogo Costa conta já com 41 internacionalizações pelas seleções jovens de Portugal, onde já somou 3531 minutos de utilização. Foi campeão europeu de Sub-17, foi titular no Mundial de Sub-20 (com 17 anos) realizando exibições de grande nível.

Na presente época leva já 23 jogos realizados e tem sido um dos pilares da magnífica época da equipa B portista que comanda a Segunda Liga. A baliza dos azuis e brancos tem o futuro garantido com este jovem de imenso potencial e onde vejo muitas semelhanças com o “monstro” das balizas que foi Vítor Baía.

A comparação com Baía é sempre ingrata porque estamos a falar na minha opinião do melhor guarda-redes de sempre do nosso futebol, mas acredito, que o Diogo Costa pode atingir esse nível.

 

Foto de Capa: mundodosguardaredes.pt

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Odysseas Vlachodimos salva Sevilha com defesa de penálti nos descontos: «Falei com a minha esposa sobre isso»

O Sevilha empatou a uma bola na receção ao Girona graças à defesa Odysseas Vlachodimos, num penálti cobrado já para lá dos 90 minutos.

Euro 2026 Futsal: Já é conhecida a equipa ideal do torneio e há 2 portugueses

Bernardo Paçó e Pany Varela são os portugueses presentes na equipa ideal do Euro 2026 de Futsal. Eis os restantes jogadores.

Desporto Rei: Liverpool x Manchester City teve mais do dobro das audiências do SuperBowl

O encontro da Premier League acumulou entre 700 a 750 milhões de espectadores, comparado com os 220 milhões que assistiram ao SuperBowl.

Rafa Silva entra no onze titular do Benfica depois de quase dois anos

21 meses depois, Rafa Silva regressou ao onze titular do Benfica na vitória por 2-1 sobre o Alverca, na 21.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Há várias desvantagens em já ter 41 jogos disputados, mas também há vantagens»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga sobre o Rio Ave. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Al Najma anuncia saída de Mário Silva e oficializa Nestor El Maestro como substituto

Mário Silva está de saída do Al Najma, clube que orientou na histórica subida à primeira divisão na última temporada, com a direção já a ter definido o sucessor para o cargo.

Viktor Gyokeres e a adaptação ao Arsenal: «Tentei não mudar muito o processo»

Viktor Gyokeres, avançado do Arsenal e ex-Sporting, falou sobre a adaptação a Londres e sobre como ultrapassou o período menos positivo do início da época.