Estrelas da Formação: Diogo Costa

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoA formação do FC Porto é, na minha opinião, a que possui mais talento em Portugal. Uma prova disso tem sido os resultados obtidos pela equipa B dos Dragões: Um título da Segunda Liga (2015/16), uma conquista internacional na época passada no prestigiado torneio Premier League International Cup com uma goleada na final por 5-0 diante os ingleses do Sunderland AFC. Esta época a equipa B do FC Porto comanda a Segunda Liga.

Diogo Costa é um dos maiores talentos da formação portista, com 18 anos (idade de Sub 19) é já titular da equipa B azul e branca. É o guarda-redes com maior potencial da sua geração, titular dos Sub-20 de Portugal e chamado com frequência aos trabalhos dos Sub 21 é uma prova do seu potencial.

É um guarda-redes muito sereno, tranquilo e muito frio na sua tomada de decisões, entre os postes é fortíssimo com uma agilidade e reflexos acima da média. Consistente nas suas saídas da baliza quer no futebol aéreo quer na velocidade com que encara os adversários. O seu jogo com os pés é razoável mas é o ponto onde tem de trabalhar mais e onde ainda pode melhorar muito.

Diogo Costa é o guarda-redes mais talentoso da sua geração Fonte: FC Porto
Diogo Costa é o guarda-redes mais talentoso da sua geração
Fonte: FC Porto

Diogo Costa conta já com 41 internacionalizações pelas seleções jovens de Portugal, onde já somou 3531 minutos de utilização. Foi campeão europeu de Sub-17, foi titular no Mundial de Sub-20 (com 17 anos) realizando exibições de grande nível.

Na presente época leva já 23 jogos realizados e tem sido um dos pilares da magnífica época da equipa B portista que comanda a Segunda Liga. A baliza dos azuis e brancos tem o futuro garantido com este jovem de imenso potencial e onde vejo muitas semelhanças com o “monstro” das balizas que foi Vítor Baía.

A comparação com Baía é sempre ingrata porque estamos a falar na minha opinião do melhor guarda-redes de sempre do nosso futebol, mas acredito, que o Diogo Costa pode atingir esse nível.

 

Foto de Capa: mundodosguardaredes.pt

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Franclim Carvalho reage à sua primeira vitória pelo Botafogo e justifica festejos: «Futebol é emoção, às vezes não conseguimos controlar»

Franclim Carvalho falou após a vitória do Botafogo frente ao Racing Club, na Taça Sul-Americana. O técnico salientou a importância do triunfo.

Jorge Jesus e a ausência de Cristiano Ronaldo da festa com os adeptos: «Foi logo para o balneário e vomitou»

Jorge Jesus participou na festa com os adeptos do Al Nasssr, ao contrário de Cristiano Ronaldo. Treinador explicou ausência do português.

Boston Celtics de Neemias Queta já conhecem adversário nos playoffs da NBA

Os Boston Celtics já conhecem o seu adversário nos playoffs da NBA. A equipa de Neemias Queta vai medir forças com os Philadelphia 76ers.

Imprensa inglesa reage ao jogo entre Arsenal e Sporting: «Empate com nervos»

A imprensa inglesa reagiu ao empate entre Arsenal e Sporting, que garantiu o acesso da equipa da Premier League para as meias-finais da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Óscar Cardozo anuncia fim da carreira como futebolista

O antigo ponta de lança do Benfica, Óscar Cardozo, anunciou o fim da sua carreira como futebolista profissional. A mensagem foi divulgada nas redes sociais.

Eis os onzes prováveis do Nottingham Forest x FC Porto da Europa League

O Nottingham Forest e o FC Porto defrontam-se na Europa League. Jogo da segunda mão dos quartos de final da prova.

Chegou no verão de 2025 e Benfica está aberto a transferência já no próximo mercado

Georgiy Sudakov pode deixar Benfica já no mercado de verão. Médio ucraniano visto como negociável pela estrutura encarnada.