Estrelas da formação: Moreto Cassamá

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

No reino do Dragão a formação tem sido cada vez mais valorizada. Rúben Neves e, mais tarde, André Silva foram os principais líderes desta revolução. Durante várias épocas o FC Porto mostrou-se bastante reticente na aposta em jovens promessas e os empréstimos e, posteriormente, as suas vendas eram o destino inevitável destes talentos.

Contudo, com o regresso da equipa B na época 2012/13, esse paradigma mudou e cada vez mais jovens são utilizados num plantel onde a aposta é, maioritariamente, na formação do FC Porto. Hoje falamos de mais uma estrela da formação em ascensão na cantera do Dragão: Moreto Cassamá.

Nascido na Guiné-Bissau, Moreto Cassamá chegou a Portugal com apenas 12 anos de idade para representar o Sporting CP. No entanto, essa passagem por Alvalade viria a terminar envolta em polémica. Foi no verão de 2013, na sequência do “caso Bruma”, que Catió Baldé desviou Moreto Cassamá e Idrissa Sambú para o Dragão e o Sporting CP perdia, desta forma, duas jovens promessas a custo zero.

No FC Porto rapidamente conseguiu assumir-se como uma das maiores promessas do Olival. Agora com 19 anos, Moreto Cassamá é um jogador que alinha no meio-campo e que demonstra uma maturidade acima da média para um jogador tão jovem. Com pouco mais de 1,65 metros é um jogador de baixa estatura capaz de alinhar na posição “10” e que contribui para o processo ofensivo da sua equipa principalmente com o recurso ao remate de meia distância. A excelente prestação de Cassamá nas camadas jovens não passou despercebida e, rapidamente, este foi chamado aos sub-17 de Portugal onde viria a herdar a braçadeira de capitão que anteriormente pertencia a Rúben Neves.

Apesar de ser oriundo da Guiné-Bissau, Cassamá já representou as camadas jovens da Seleção Portuguesa Fonte: Blog "Jovens Promessas"
Apesar de ser oriundo da Guiné-Bissau, Cassamá já representou as camadas jovens da Seleção Portuguesa
Fonte: Blog “Jovens Promessas”

A polémica e o talento de Moreto Cassamá viriam uma vez mais a colidir. Depois de uma excelente época em 2016/17 ao serviço da equipa de juniores do FC Porto, Cassamá esteve com pé e meio fora do clube no verão de 2017. O destino do jogador era o campeonato alemão, ao serviço do Borussia Monchengladbach, num negócio a rondar os três milhões de euros, mas a transferência acabou por não se concretizar. Apesar de ser uma verba importante para os cofres do Dragão face à situação financeira atual, o FC Porto continua assim a beneficiar dos serviços de um jovem com excelente potencial que acabou por ser incluído no plantel da equipa B para esta temporada.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso goleia Stade Malien e está com um pé e meio nas meias-finais da Champions League Africana

O Mamelodi Sundowns deu um passo de gigante na Champions League Africana. Goleada da equipa de Miguel Cardoso na primeira mão dos quartos de final.

Agente de Thiago Silva confessa: «Será um dos títulos mais importantes da carreira dele se for campeão pelo FC Porto»

Paulo Tonietto, agente de Thiago Silva, confessou que o defesa está feliz no FC Porto. Representante do brasileiro também falou no sonho em ser campeão.

FC Porto multado pelo CD em cerca de 18 mil euros por críticas à arbitragem e rivais: Eis a reação de André Villas-Boas

O Conselho de Disciplina aplicou uma multa de 17.850 euros ao FC Porto por «lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros».

Polémica no Fenerbahçe: Kerem Akturkoglu deixa o estádio separado da equipa depois da derrota contra o Karagumruk

Kerem Akturkoglu deixou o estádio separado dos colegas. Caso polémico depois da derrota surpreendente do Fenerbahçe.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe escorrega na visita ao último classificado da Liga Turca e pode ficar a sete pontos da liderança

Na 26.ª jornada da Liga Turca, o Fenerbahçe foi derrotado por duas bolas a zero no terreno do Karagumruk. Galatasaray pode dilatar vantagem no topo da tabela.

FPF divulga apreciações de arbitragem da 24.ª jornada da Primeira Liga: FC Porto x Arouca foi avaliado como insatisfatório

Esta sexta-feira, o Conselho de Disciplina da FPF anunciou as apreciações das equipas de arbitragem nos jogos da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os impressionantes números da temporada de Sergio Arribas, alvo do Sporting

Sergio Arribas tem sido um dos grandes destaques do Almería na La Liga 2. O Sporting é um dos clubes interessados no avançado espanhol.