Estrelas da formação: Moreto Cassamá

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

No reino do Dragão a formação tem sido cada vez mais valorizada. Rúben Neves e, mais tarde, André Silva foram os principais líderes desta revolução. Durante várias épocas o FC Porto mostrou-se bastante reticente na aposta em jovens promessas e os empréstimos e, posteriormente, as suas vendas eram o destino inevitável destes talentos.

Contudo, com o regresso da equipa B na época 2012/13, esse paradigma mudou e cada vez mais jovens são utilizados num plantel onde a aposta é, maioritariamente, na formação do FC Porto. Hoje falamos de mais uma estrela da formação em ascensão na cantera do Dragão: Moreto Cassamá.

Nascido na Guiné-Bissau, Moreto Cassamá chegou a Portugal com apenas 12 anos de idade para representar o Sporting CP. No entanto, essa passagem por Alvalade viria a terminar envolta em polémica. Foi no verão de 2013, na sequência do “caso Bruma”, que Catió Baldé desviou Moreto Cassamá e Idrissa Sambú para o Dragão e o Sporting CP perdia, desta forma, duas jovens promessas a custo zero.

No FC Porto rapidamente conseguiu assumir-se como uma das maiores promessas do Olival. Agora com 19 anos, Moreto Cassamá é um jogador que alinha no meio-campo e que demonstra uma maturidade acima da média para um jogador tão jovem. Com pouco mais de 1,65 metros é um jogador de baixa estatura capaz de alinhar na posição “10” e que contribui para o processo ofensivo da sua equipa principalmente com o recurso ao remate de meia distância. A excelente prestação de Cassamá nas camadas jovens não passou despercebida e, rapidamente, este foi chamado aos sub-17 de Portugal onde viria a herdar a braçadeira de capitão que anteriormente pertencia a Rúben Neves.

Apesar de ser oriundo da Guiné-Bissau, Cassamá já representou as camadas jovens da Seleção Portuguesa Fonte: Blog "Jovens Promessas"
Apesar de ser oriundo da Guiné-Bissau, Cassamá já representou as camadas jovens da Seleção Portuguesa
Fonte: Blog “Jovens Promessas”

A polémica e o talento de Moreto Cassamá viriam uma vez mais a colidir. Depois de uma excelente época em 2016/17 ao serviço da equipa de juniores do FC Porto, Cassamá esteve com pé e meio fora do clube no verão de 2017. O destino do jogador era o campeonato alemão, ao serviço do Borussia Monchengladbach, num negócio a rondar os três milhões de euros, mas a transferência acabou por não se concretizar. Apesar de ser uma verba importante para os cofres do Dragão face à situação financeira atual, o FC Porto continua assim a beneficiar dos serviços de um jovem com excelente potencial que acabou por ser incluído no plantel da equipa B para esta temporada.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave paga 2,3 milhões de euros por reforço que estava no radar de Evangelos Marinakis

Há mais um reforço a caminho do Rio Ave. Simón García vai chegar a Vila do Conde proveniente do Atlético Nacional.

Yuri Ribeiro analisa candidatos ao título: «Tenho gostado muito da maneira como o Porto tem vivido os jogos desde a entrada do novo treinador»

Yuri Ribeiro analisou em exclusivo ao Bola na Rede os candidatos ao título, elogiando Marco Silva e a nova mística do Porto.

Richard Ríos já se despediu dos colegas no Benfica e imprensa colombiana revela um dos grandes motivos para a saída para a Arábia Saudita

Richard Ríos despediu-se dos colegas no Benfica esta quarta-feira. O médio colombiano está de partida para a Arábia Saudita.

Yuri Ribeiro e a ascensão de João Félix no Benfica: «Toda a gente sabia que era uma questão de tempo, uma questão de oportunidade»

Yuri Ribeiro recordou em exclusivo ao Bola na Rede a ascensão de João Félix e a sua afirmação na equipa principal encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Yuri Ribeiro recorda época da reconquista do Benfica com Bruno Lage: «Correu bem porque tínhamos um bom grupo»

Yuri Ribeiro recordou em exclusivo ao Bola na Rede a sua passagem pelo Benfica, a concorrência com Grimaldo e a transição entre Rui Vitória e Bruno Lage

1.º despedimento de treinadores na Primeira Liga consumado: João Gião deixa o CD Nacional

João Gião já não é treinador do CD Nacional. Treinador é o primeiro a ser despedido nesta edição da Primeira Liga.

Tomás Araújo após renovar pelo Benfica: «Acho que este ano estamos a construir uma coisa muito bonita»

Tomás Araújo renovou contrato com o Benfica até 2031 e revelou o sonho de conquistar o campeonato nacional pelos encarnados.