Evanilson: O protótipo do aprendiz | FC Porto

Evanilson chegou na época passada ao FC Porto catalogado como uma das boas promessas do futebol brasileiro. Para todos aqueles que também já o catalogam de “flop” deixem-me dizer-vos: creio que estão errados. Evanilson ainda vai mais do que a tempo de provar o seu real valor.

Evanilson está a passar por um processo que alguns suplentes do FC Porto da “era Conceição” vão passando. O treinador portista, como todos os técnicos a este nível, tem alguns defeitos, mas o histórico recente de aproveitamento de suplentes é uma tendência que deve ser interpretada como uma qualidade.

Mbemba, Sérgio Oliveira, Grujic, Luis Díaz ou até o próprio Otávio são bons exemplos de jogadores que passaram, pelo menos, uma época “na sombra” e que, depois da venda de titulares, mostraram-se à altura dos antecessores.

Isto é “trabalho de casa”. Identifico esta tendência como uma qualidade porque, sendo o FC Porto um clube vendedor ou, melhor dizendo, um clube que perde titulares todos os anos, a capacidade de “descobrir” reforços internos dispensa, muitas vezes, idas desesperadas ao mercado.

Os jogadores do FC Porto, sendo verdadeiramente opções, estão prontos para despir o fato de treino e ir a jogo. A metáfora da substituição assenta como uma luva a este FC Porto: sai Herrera, entra Sérgio Oliveira, sai Militão, entra Mbemba, sai Marega, entra Toni Martinez… Então e quem sai para entrar Evanilson?

Estou convencido que, dada a qualidade do jogador, Taremi ainda vai a tempo de dar um salto competitivo na sua carreira. Creio que, nessa altura, Evanilson afirmar-se-á como titular.

O ponta-de-lança brasileiro tem até espaço para, esta época, ser mais influente do que na época passada, porque saiu Marega e nenhum avançado foi contratado.

Nos jogos em que Taremi e Martinez jogarem juntos na frente (já se viu que serão muitos) e que for preciso ir atrás do resultado, quem é a única solução no banco para refrescar a zona ofensiva da equipa? Evanilson, pois claro.

O ponta-de-lança brasileiro foi absolutamente fulcral na manutenção do FC Porto B na II Liga na época passada. Provou que aquele nível já não é o seu.

FC Porto Evanilson
O jogador desceu no final na época passada à equipa B para ajudar a formação a garantir a manutenção
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Para época de adaptação, e com uma concorrência apertada, diria que a primeira época do jovem canarinho em Portugal não foi má. Acredito que esta será melhor do que a anterior e que, em função do que pode acontecer no futuro, a próxima época será a época de explosão do jogador, que ainda é muito jovem e que não foi assim tão barato.

O brasileiro não é prejudicado pela forte concorrência que tem: é beneficiado pela oportunidade que tem de aprender e evoluir em cada treino. O verdadeiro desafio para Conceição é não perder o jogador, não deixar a ansiedade apoderar-se dele e impedir que o jogador procure o estrelato noutras paragens cedo demais.

Se Evanilson continuar um bom aprendiz, tem condições físicas e técnicas para ser lançado às feras e passar a ser o mestre ponta-de-lança do FC Porto.

Artigo revisto por Joana Mendes

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Murilo regressa a casa para jogar no Gil Vicente

O Gil Vicente oficializou o regresso de Murilo. Extremo brasileiro regressa a Barcelos depois de passagem pelo futebol japonês e já foi lançado por César Peixoto .

Diogo Leite tem 2 interessados e pode deixar o Union Berlin

Diogo Leite é um dos nomes que poderá deixar o Union Berlin neste mercado. O defesa português é pretendido pelo Bolonha e pelo Girona.

Matheus Mendes reforça as opções para a baliza do Alverca e é a novidade 31 do clube neste mercado

O Alverca oficializou a contratação de Matheus Mendes. Guarda-redes pode estrear-se pelo emblema ribatejano esta noite, na Reboleira.

Valencia define preço para negociar André Almeida

O Valencia está na disposição de transferir André Almeida neste mercado de transferências. O médio de 25 anos é pretendido na Turquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Já foi alvo do Sporting e está perto de rumar ao Wolfsburgo por 10 milhões de euros

Milan Van Ewijk está muito próximo de rumar ao Wolfsburgo por 10 milhões de euros fixos mais dois em variáveis. Lateral neerlandês representa o Coventry City do Championship.

Wolverhampton de Vítor Pereira faz proposta de 20 milhões de euros por revelação da La Liga

O Wolverhampton continua a procurar reforçar o plantel. Christantus Uche, médio do Getafe, é alvo do emblema orientado por Vítor Pereira que já fez uma proposta de 20 milhões de euros ao Getafe.

Palmeiras de Abel Ferreira define alvo para render Richard Ríos e pode desfalcar treinador português na Premier League

O Palmeiras está de olho no mercado de médios. Abel Ferreira quer substituir Richard Ríos e tem Andreas Pereira como alvo para os próximos dias. Ainda assim, até ao momento ainda não foi feita qualquer abordagem oficial.