Fábio Cardoso: Descartado ou uma opção para o futuro? | FC Porto

- Advertisement -

Fábio Cardoso chegou à cidade Invicta neste mercado de verão e, até ao momento, não teve qualquer minuto de jogo oficial, nem sequer nos jogos de pré-epoca dos dragões.

O defesa central, de 27 anos, custou cerca de 2,2 milhões de euros aos cofres dos azuis e brancos, tendo um contrato válido por cinco temporadas, até 2026.

Todos os reforços desta temporada, até o recém-chegado Wendell, já tiveram minutos na equipa principal.

O caso de Fábio Cardoso é tão enigmático que não foi convocado para nenhum jogo do campeonato até ao momento, ou seja, o defesa central proveniente do CD Santa Clara, nem sequer no banco de suplentes esteve.

A meu ver, há apenas duas explicações possíveis para a ausência de Fábio Cardoso nas opções até então: não tem ainda a qualidade suficiente para integrar o onze titular do FC Porto, e tratou-se apenas de uma contratação a pensar no futuro, ou o jogador foi uma contratação “falhada”, isto é, não cumpriu o que Sérgio Conceição esperava.

É uma questão cuja resposta apenas o treinador e a sua equipa técnica sabem. Já estamos a caminho da quinta jornada do campeonato, e o adepto portista pergunta o porquê de “gastar” 2,2 milhões num jogador que nem sequer joga?

É nestes momentos que devemos ir buscar respostas e exemplos ao passado.

Recordemos o caso de Mbemba, hoje um titular indiscutível na equipa principal – custou cerca de seis milhões de euros e, apenas na segunda metade da segunda época de dragão ao peito, começou a ser opção no onze titular do FC Porto.

Assim como Fábio Cardoso tem uma concorrência fortíssima para o seu lugar (Pepe, Mbemba e Marcano), Mbemba quando chegou ao Dragão tinha como concorrentes, na sua primeira época, Felipe e Éder Militão, e na sua segunda época, Pepe e Marcano.

Fábio Cardoso FC Porto Mbemba
Chancel Mbemba assumiu apenas um astuto de jogador importante já na sua segunda época no FC Porto. Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Com isto, quero dizer que, assim como Mbemba soube esperar pelo seu tempo, assim o deve fazer também Fábio Cardoso.

Independentemente dos planos de Sérgio Conceição, o jogador deve continuar a treinar e esperar por uma oportunidade para mostrar ao treinador, e aos adeptos, de que veio para jogar e ser opção.

Fábio Cardoso FC Porto
Fábio Cardoso assumiu um papel de grande importância, como capitão, ao serviço do Santa Clara.
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Na minha ótica, é um central cujas características encaixam perfeitamente no ADN portista: com 1,86m de altura é veloz, agressivo e é daqueles jogadores que, quando veste uma camisola, dá tudo em campo pela equipa.

Pode demorar o tempo que for, todavia arrisco-me a dizer que, mais tarde ou mais cedo, Fábio Cardoso vai figurar no onze titular.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Com Bad Bunny ao intervalo: Seahawks vencem final da Super Bowl frente aos Patriots

Os Seahawks venceram na última madrugada o Super Bowl LX, derrotando os Patriots por 29-13. Bad Bunny atuou ao intervalo.

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho fala da arbitragem do Benfica x Alverca: «Neste campeonato, tenho a certeza de que estes penáltis com outra equipa seriam penáltis»

José Mourinho falou na conferência de imprensa, após o encontro entre o Benfica e o Alverca. O técnico deixou reparos para a arbitragem do encontro.

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.