Fábio Vieira – uma estrela pronta para explodir no FC Porto

- Advertisement -

O jogo contra o Sporting CP foi extremamente importante para o FC Porto. Devolveu o título de campeão nacional aos Dragões e garantiu o pleno nos clássicos desta época. Mas marcou também a estreia a titular de uma futura (e se calhar já atual) estrela do clube. Fábio Vieira, de 20 anos, mostrou um pouco de tudo o que tem a dar à equipa, e fez, sem margem de dúvida, por merecer a confiança que o treinador depositou nele.

A presença de juventude em ambos lados foi um aspetos que mais sobressaiu do clássico no Dragão e o médio sub-21 português foi aquele que mais se destacou. Havendo algumas dúvidas relativamente às posições que iriam ocupar Fábio Vieira e Otávio, pois ambos podem jogar tanto na direita como atrás do avançado, Sérgio Conceição fez alinhar o jovem Fábio na posição em que tem tido os seus primeiros minutos na equipa principal, como o extremo que parte da direita mas que funciona muitas vezes como terceiro médio, neste caso quarto devido a estar apenas um avançado a jogar de início. Fábio já se havia destacado nos últimos jogos como um ótimo substituto, com dois golos marcados, mas neste jogo mostrou o porquê de ser um erro fazê-lo começar no banco.

 Não só foi o destaque entre os “miúdos” em campo, foi para mim o melhor jogador da partida. Apesar de ter saído relativamente cedo, depois de já ter sofrido duas entradas duras, espalhou uma magia que mais nenhum conseguiu igualar. Num jogo nem sempre muito bem jogado, o FC Porto tinha uma garantia de critério, qualidade e criatividade sempre que a bola tocava nos pés de Fábio Vieira. Não só tem uma técnica assinalável, possui também uma capacidade muito acima da média de perceber o espaço e atacá-lo quando não tem a bola, ou colocá-la lá quando a tem. Com o seu fantástico pé esquerdo a jogar a partir da direita conseguiu inúmeras vezes receber a bola entrelinhas e orientar perfeitamente para se posicionar de frente para o jogo e na melhor situação para criar perigo.

Podia perfeitamente ter acabado o jogo com duas assistências em passes para Luís Diaz e esteve ainda muito perto de apontar mais um fantástico golo, apenas negado pela barra. Mas não é por ter acabado o jogo sem estar diretamente envolvido em nenhum golo que deixa de ter feito uma exibição monstruosa. Mostrou que não é o facto de ser ainda muito jovem que o deve afastar do onze portista e que o argumento da experiência e da maturidade tem neste caso pouco valor.

Vai ser certamente um jogador que ainda vai dar muito ao clube e seguramente vai dar muito que pensar ao treinador e aos dirigentes na formação do plantel para a próxima época. Na minha opinião, o jogador está perfeitamente pronto para assumir a titularidade, seja como médio direito ou ofensivo. Mas uma coisa é certa, pelo menos na minha cabeça, nos próximos dois jogos que servirão de consagração do campeão, Fábio Vieira tem que ser titular. E já agora, porque não juntar também o resto dos jovens da formação? Este já mostrou que só precisava era de oportunidade para brilhar, e se há uma altura perfeita para dar essas oportunidades aos outros jogadores formados no clube, é exatamente nestes jogos em que a equipa já é campeã.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Roberto Martínez faz a antevisão do Portugal x Uzbequistão do Mundial 2026

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. O selecionador nacional lançou o segundo jogo luso no Mundial 2026.

EM DIRETO: João Cancelo faz a antevisão do Portugal x Uzbequistão do Mundial 2026

João Cancelo fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. O jogador lançou o segundo jogo luso no Mundial 2026.

Autorização final: jogadores de França e Iraque já voltaram ao relvado para aquecer e há nova hora para o início da 2ª parte do...

O França x Iraque vai ser reatado às 00h50. Jogadores já estão no relvado a aquecer para o início da segunda parte.

Já há previsão para o retomar do França x Iraque do Mundial 2026 depois da interrupção pela trovoada

O França x Iraque está previsto para ser retomado às 00h. Antes disso, os jogadores das duas seleções terão um período de aquecimento.

PUB

Mais Artigos Populares

França x Iraque do Mundial 2026 interrompido: eis o motivo e as novas informações

O França x Iraque foi interrompido. FIFA já havia alertado adeptos no estádio para esta possibilidade, devido a uma tempestade.

António Silva recorda erro no Euro 2024 e atira: «Não gosto de me vitimizar, mas acho que há uma perseguição»

António Silva sente que é alvo de uma perseguição. O internacional português recordou um erro no Euro 2024 por Portugal.

António Silva assume ano difícil com José Mourinho e elogia Marco Silva: «Temos o treinador ideal»

António Silva falou sobre a época com José Mourinho. O central português também aproveitou para elogiar Marco Silva.