Fábio Vieira – uma estrela pronta para explodir no FC Porto

- Advertisement -

O jogo contra o Sporting CP foi extremamente importante para o FC Porto. Devolveu o título de campeão nacional aos Dragões e garantiu o pleno nos clássicos desta época. Mas marcou também a estreia a titular de uma futura (e se calhar já atual) estrela do clube. Fábio Vieira, de 20 anos, mostrou um pouco de tudo o que tem a dar à equipa, e fez, sem margem de dúvida, por merecer a confiança que o treinador depositou nele.

A presença de juventude em ambos lados foi um aspetos que mais sobressaiu do clássico no Dragão e o médio sub-21 português foi aquele que mais se destacou. Havendo algumas dúvidas relativamente às posições que iriam ocupar Fábio Vieira e Otávio, pois ambos podem jogar tanto na direita como atrás do avançado, Sérgio Conceição fez alinhar o jovem Fábio na posição em que tem tido os seus primeiros minutos na equipa principal, como o extremo que parte da direita mas que funciona muitas vezes como terceiro médio, neste caso quarto devido a estar apenas um avançado a jogar de início. Fábio já se havia destacado nos últimos jogos como um ótimo substituto, com dois golos marcados, mas neste jogo mostrou o porquê de ser um erro fazê-lo começar no banco.

 Não só foi o destaque entre os “miúdos” em campo, foi para mim o melhor jogador da partida. Apesar de ter saído relativamente cedo, depois de já ter sofrido duas entradas duras, espalhou uma magia que mais nenhum conseguiu igualar. Num jogo nem sempre muito bem jogado, o FC Porto tinha uma garantia de critério, qualidade e criatividade sempre que a bola tocava nos pés de Fábio Vieira. Não só tem uma técnica assinalável, possui também uma capacidade muito acima da média de perceber o espaço e atacá-lo quando não tem a bola, ou colocá-la lá quando a tem. Com o seu fantástico pé esquerdo a jogar a partir da direita conseguiu inúmeras vezes receber a bola entrelinhas e orientar perfeitamente para se posicionar de frente para o jogo e na melhor situação para criar perigo.

Podia perfeitamente ter acabado o jogo com duas assistências em passes para Luís Diaz e esteve ainda muito perto de apontar mais um fantástico golo, apenas negado pela barra. Mas não é por ter acabado o jogo sem estar diretamente envolvido em nenhum golo que deixa de ter feito uma exibição monstruosa. Mostrou que não é o facto de ser ainda muito jovem que o deve afastar do onze portista e que o argumento da experiência e da maturidade tem neste caso pouco valor.

Vai ser certamente um jogador que ainda vai dar muito ao clube e seguramente vai dar muito que pensar ao treinador e aos dirigentes na formação do plantel para a próxima época. Na minha opinião, o jogador está perfeitamente pronto para assumir a titularidade, seja como médio direito ou ofensivo. Mas uma coisa é certa, pelo menos na minha cabeça, nos próximos dois jogos que servirão de consagração do campeão, Fábio Vieira tem que ser titular. E já agora, porque não juntar também o resto dos jovens da formação? Este já mostrou que só precisava era de oportunidade para brilhar, e se há uma altura perfeita para dar essas oportunidades aos outros jogadores formados no clube, é exatamente nestes jogos em que a equipa já é campeã.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Jovem talento brasileiro desperta interesse do Benfica

O Benfica está atento ao desenvolvimento do jovem extremo de 18 anos, Pablo Neri. O brasileiro alinha pelo Cruzeiro na 'Copinha'.

Estrela da Amadora fecha reforço para o ataque proveniente da Ligue 1

O Estrela da Amadora chegou a acordo com o Toulouse para fechar a contratação do avançado bósnio Said Hamulic.

Estrela da Amadora tem 2 baixas de peso confirmadas para o jogo com o Benfica na próxima jornada

O Estrela da Amadora não vai poder contar com Abraham Marcus e Jovane Cabral na próxima jornada. O avançado nigeriano de 26 anos foi expulso, já o avançado cabo-verdiano viu o quinto cartão amarelo.

Estoril Praia tem noite de gala e goleia Estrela da Amadora por 5-0 na Reboleira

O Estoril Praia aplicou uma goleada de 5-0 no Estrela da Amadora, no encerramento da jornada 18 da Primeira Liga. Yanis Begraoui fez um hat-trick.

PUB

Mais Artigos Populares

Encaixes individuais, profundidade e a irreverência de Oskar Pietuszewski: Análise tática do Vitória SC x FC Porto

Vitória SC e FC Porto protagonizaram um jogo de fortes encaixes individuais, decidido pela ousadia do estreante Oskar Pietuszewski.

Elche e Sevilha empatam e prolongam mau momento na La Liga

O Elche empatou em casa a dois golos frente ao Sevilha, na jornada 20 da La Liga. Martim Neto foi o único português utilizado na partida.

Nico Paz volta a brilhar na vitória do Como 1907 no terreno da Lazio: Eis os resultados do dia na Serie A

Na 21.ª jornada da Serie A, o Como 1907 venceu por 3-0 na visita à Lazio com um bis de Nico Paz, e o Cremonese empatou a zero frente ao Hellas Verona.