Fábio Vieira – uma estrela pronta para explodir no FC Porto

- Advertisement -

O jogo contra o Sporting CP foi extremamente importante para o FC Porto. Devolveu o título de campeão nacional aos Dragões e garantiu o pleno nos clássicos desta época. Mas marcou também a estreia a titular de uma futura (e se calhar já atual) estrela do clube. Fábio Vieira, de 20 anos, mostrou um pouco de tudo o que tem a dar à equipa, e fez, sem margem de dúvida, por merecer a confiança que o treinador depositou nele.

A presença de juventude em ambos lados foi um aspetos que mais sobressaiu do clássico no Dragão e o médio sub-21 português foi aquele que mais se destacou. Havendo algumas dúvidas relativamente às posições que iriam ocupar Fábio Vieira e Otávio, pois ambos podem jogar tanto na direita como atrás do avançado, Sérgio Conceição fez alinhar o jovem Fábio na posição em que tem tido os seus primeiros minutos na equipa principal, como o extremo que parte da direita mas que funciona muitas vezes como terceiro médio, neste caso quarto devido a estar apenas um avançado a jogar de início. Fábio já se havia destacado nos últimos jogos como um ótimo substituto, com dois golos marcados, mas neste jogo mostrou o porquê de ser um erro fazê-lo começar no banco.

 Não só foi o destaque entre os “miúdos” em campo, foi para mim o melhor jogador da partida. Apesar de ter saído relativamente cedo, depois de já ter sofrido duas entradas duras, espalhou uma magia que mais nenhum conseguiu igualar. Num jogo nem sempre muito bem jogado, o FC Porto tinha uma garantia de critério, qualidade e criatividade sempre que a bola tocava nos pés de Fábio Vieira. Não só tem uma técnica assinalável, possui também uma capacidade muito acima da média de perceber o espaço e atacá-lo quando não tem a bola, ou colocá-la lá quando a tem. Com o seu fantástico pé esquerdo a jogar a partir da direita conseguiu inúmeras vezes receber a bola entrelinhas e orientar perfeitamente para se posicionar de frente para o jogo e na melhor situação para criar perigo.

Podia perfeitamente ter acabado o jogo com duas assistências em passes para Luís Diaz e esteve ainda muito perto de apontar mais um fantástico golo, apenas negado pela barra. Mas não é por ter acabado o jogo sem estar diretamente envolvido em nenhum golo que deixa de ter feito uma exibição monstruosa. Mostrou que não é o facto de ser ainda muito jovem que o deve afastar do onze portista e que o argumento da experiência e da maturidade tem neste caso pouco valor.

Vai ser certamente um jogador que ainda vai dar muito ao clube e seguramente vai dar muito que pensar ao treinador e aos dirigentes na formação do plantel para a próxima época. Na minha opinião, o jogador está perfeitamente pronto para assumir a titularidade, seja como médio direito ou ofensivo. Mas uma coisa é certa, pelo menos na minha cabeça, nos próximos dois jogos que servirão de consagração do campeão, Fábio Vieira tem que ser titular. E já agora, porque não juntar também o resto dos jovens da formação? Este já mostrou que só precisava era de oportunidade para brilhar, e se há uma altura perfeita para dar essas oportunidades aos outros jogadores formados no clube, é exatamente nestes jogos em que a equipa já é campeã.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG rouba jovem talento Dro Fernández ao Barcelona por cerca de seis milhões de euros

Dro Fernández foi confirmado, esta segunda-feira, como reforço do PSG. O jovem de 18 anos deixa o Barcelona por pouco mais de seis milhões de euros.

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.

PUB

Mais Artigos Populares

O regresso de Álvaro Carreras ao Estádio da Luz

Na Luz, Samuel Dahl continua sem fazer esquecer totalmente Álvaro Carreras, que desbrava mundo em Madrid e assume-se como um dos melhores laterais da actualidade.

Bruno Costa termina contrato na Coreia do Sul e está livre no mercado

O médio português ex-FC Porto, Bruno Costa, está livre no mercado, após terminar o contrato com o clube sul-coreano Gyeongnam.

Já são conhecidas as horas das conferências de imprensa de José Mourinho e de Álvaro Arbeloa para o Benfica x Real Madrid

José Mourinho vai fazer a conferência de imprensa de antevisão do Benfica x Real Madrid, nesta terça-feira, às 14h. Já Álvaro Arbeloa fala às 19h.