Falam, falam, falam, mas eles não fizeram nada | FC Porto

FC Porto Cabeçalho

Os últimos cinco jogos do Arsenal para aqui, os últimos cinco jogos do Arsenal para ali. Os 21 golos em cinco jogos do Arsenal para ali, os 21 golos em cinco jogos do Arsenal para acolá. Muito se falou da máquina de golos que os gunners tinham decidido ser em 2024. Pouco se falou dos cinco jogos em casa anteriores do FC Porto e das cinco folhas limpas dos dragões nessas partidas.

Muito menos se falou da capacidade que Sérgio Conceição e os azuis-e-brancos têm tido, de forma recorrente, para responder tática e estrategicamente ao poderio técnico dos adversários de maior renome na Liga dos Campeões. Foi assim com a Juventus há não muito tempo, por exemplo, e voltou a ser assim frente a um dos três candidatos ao título da Premier League.

Os dragões fecharam praticamente todos os caminhos para a baliza. Fecharam bem os corredores, com os laterais a terem sempre muito apoio, fecharam o espaço entrelinhas, com Alan Varela a fazer uma partida de excelência sem bola, compactaram o bloco, subindo-o um pouco para condicionar a saída com bola do Arsenal, e, apesar de com isso deixarem espaço nas costas do bloco, souberam lidar com essa profundidade, com Otávio e Pepe a mostrarem muita solidez.

Francisco Conceição Alan Varela FC Porto Santa Clara
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Com bola – que os dragões tiveram por 38% do tempo -, os portugueses foram muito criteriosos e pragmáticos, com destaque para a fluidez que Nico dá ao jogo com bola do FC Porto (nota-se a escola barcelonista) e para o ímpeto no 1×1 de Galeno, que só finalizou com sucesso uma vez, mas criou perigo diversas vezes.

O FC Porto soube o que tinha de fazer para vencer e não se aventurou a ser o que não poderia ser frente a este Arsenal. Sabia que ia ter menos bola, mas soube ter melhor bola e o golo ao cair do pano foi a cereja no topo de um bolo confecionado com pouco fermento, mas farinha suficiente para ser sólido.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Porto

Sérgio Conceição:

“Dedico a vitória à minha mãe, que partiu há 30 anos”.

“Estou muito satisfeito por aquilo que foi o trabalho dos nossos jogadores a interpretar o plano de jogo, frente a uma equipa que tem jogadores acima da média a nível ofensivo e defensivo”.

“Não permitimos remates enquadrados ao Arsenal”.

“Estudámos os cantos fechados do Arsenal”.

“Não permitimos espaço entrelinhas”.

“Andámos num bloco baixo, médio-baixo”.

“Depois da recuperação de bola, tivemos uma ou outra saída com bola de qualidade, outras nem tanto, mas eles também são muito fortes na reação à perda”.

“Eles quiseram jogar, nós quisemos ganhar”.

“Vi muitos jogos do Alan Varela no Boca Juniors e era completamente diferente. Há trabalho a fazer, ele tem evoluído de uma forma fantástica”.

“Ainda não tive feedback sobre a lesão do Wendell”.

“Indicámos as mesmas coisas aos nossos laterais”.

“Dissemos ao Varela para fechar muito o espaço por dentro, para não haver espaço entrelinhas”.

“O treinador adversário vem de uma escola que privilegia a posse de bola”.

“A posse de bola tem a ver com aquilo que se faz com ela”.

“A forma como nós defendemos diz-nos muita da forma como vamos atacar”.

Arsenal

Mikel Arteta:

“Fiquei muito dececionado pela forma como entregámos o jogo no final”.

“Não criámos muito, mas vamos aprender com isso”.

“Entregámos a bola três vezes da mesma forma, não pode ser”.

“O melhor dos meus jogadores hoje foi a atitude”.

“O FC Porto defendeu bem, mas em algumas ocasiões não finalizámos bem”.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves deixa mensagem a Nehuén Pérez após a grave lesão

Pedro Gonçalves foi um dos jogadores que deixou uma mensagem a Nehuén Pérez. Defesa do FC Porto sofreu uma grave lesão no Tendão de Aquiles.

Simone Inzaghi lamenta saída de internacional brasileiro do Al Hilal: «Estou triste porque teve um desempenho muito bom no Mundial de Clubes»

Renan Lodi decidiu rescindir com o Al Hilal, após não ter sido inscrito pelo clube na Liga Saudita. Simone Inzaghi comentou a saída do defesa.

Benjamin Mendy estava livre no mercado e tem acordo para prosseguir a carreira na Polónia

Benjamin Mendy vai prosseguir a carreira no Pogon Szczecin. Defesa esquerdo estava livre no mercado depois de terminar contrato com o Zurique.

Mikel Arteta: «Temos muita sorte porque os jogadores preferem o Arsenal a qualquer outro clube»

O técnico espanhol Mikel Arteta abordou a capacidade do Arsenal em contratar e atrair jogadores nos últimos anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Chegou ao Manchester City no mercado de verão mas já quer ser emprestado

James Trafford pode sair do Manchester City em janeiro. Com a chegada de Gianluigi Donnarumma, o guarda-redes inglês procura mais minutos de jogo.

Bruno Fernandes descontente com decisão de Ruben Amorim para a nova temporada no Manchester United

Bruno Fernandes não gostou de ter sido recuado no terreno. Médio viu posicionamento alterado por decisão de Ruben Amorim, treinador do Manchester United.

Manchester United de Ruben Amorim recusou saída de ex-Sporting no verão… mas em 2026 pode acontecer

O Manchester United recusou uma saída de Manuel Ugarte por empréstimo no verão de 2025. Conjunto de Ruben Amorim reabre a porta a uma saída em 2026.