fc porto cabeçalho

Ainda faltam jogar quatro jogos e consequentemente 12 pontos por disputar e é sempre um pouco prematuro fazer um balanço da época. Mas mesmo assim e com os dados que disponho posso dizer que a época azul e branca tem nota positiva.

O FC Porto terminou a época passada em terceiro lugar com 15 pontos de desvantagem para o campeão Benfica, juntado a este ponto existem mais alguns que me ajudam a tirar a conclusão de que o trabalho realizado merece nota positiva: Mudança de treinador, mais de metade do onze base é novo no clube, muita juventude, algumas alterações durante a época na estrutura ligada ao Futebol e mesmo com todas estas alterações estamos na luta pelo título e com vantagem sobre o Sporting (que manteve Treinador e grande parte do onze base).

É evidente que existe muito caminho por percorrer, a equipa ainda demonstra alguma falta de maturidade, bastante ansiedade (que é normal num plantel jovem e com poucos “campeões”) e mesmo a nível tático ainda existem arestas por limar.

NES tem realizado, na minha opinião, um trabalho muito positivo e mesmo que o FC Porto não seja campeão espero que a sua continuidade esteja assegurada.

NES tem realizado um bom trabalho Fonte: FC Porto
NES tem realizado um bom trabalho
Fonte: FC Porto

O FC Porto é neste momento a melhor defesa do campeonato e este registo tem ainda mais significado quando nesse setor da equipa estão dois jogadores na primeira época no clube (Felipe, Alex telles) ao contrário dos rivais que mantiveram os seus quartetos defensivo da época passada.

O FC Porto é também o melhor ataque da prova, e este registo tem mais valor quando feito com muita juventude (Jota, André Silva, Otavio, Rui Pedro) a chegada de Soares foi importantíssima para dar mais experiencia neste setor. É no processo ofensivo que a equipa tem de crescer mais, com o volume de jogo produzido não podem existir tantos jogos com empates a zero.

Tudo isto é trabalho de treinador, é caso para dizer que falta apenas um “danoninho” para chegar a um patamar superior.

Um outro dado que nunca pode ser esquecido é os anos que NES tem como treinador principal (5 épocas) ao contrário dos seus principais adversários que são bem mais experientes, acredito que alguns erros cometidos durante esta época com um pouco mais de experiencia seriam evitados.

Eu recuso-me avaliar o desempenho de uma equipa e de um treinador apenas e só pelos resultados. É evidente que os resultados são a principal vertente, mas nunca podem ser retirados de um contexto.

Como adepto racional que sou não posso exigir vitórias, posso sim exigir que deixem tudo em campo, e nisso esta equipa tem sido exemplar.

 

Foto capa: FC Porto

 

Comentários