Alta Tensão | FC Famalicão x FC Porto

    Liga Portugal, Jornada 33. Sábado, 20h30, 20 de maio de 2023

    ANTEVISÃO: REENCONTRO APÓS ÉPICA BATALHA PARA A TAÇA

    O jogo deste sábado entre FC Famalicão e FC Porto tem tudo para ser disputado nos limites. Prevê-se alta tensão no reencontro das duas equipas após a eliminatória da Taça.

    Puxando a fita atrás, num momento em que os famalicenses estavam prestes a conseguir a inimaginável (após o resultado da primeira mão) proeza de conseguir levar a eliminatória para os penalties, um golaço de Otávio fez explodir as bancadas do Estádio do Dragão, mas também os bancos de ambas as equipas. Assistiram-se a imagens pouco bonitas entre elementos das duas equipas e os desentendimentos continuaram nas conferências de imprensa de cada um dos treinadores.

    Essas cenas lamentáveis, aliadas às acusações de racismo por parte de Pepe, que se queixou de ter sido insultado por Colombatto, são condimentos de sobra para elevar a temperatura de um jogo que, pela qualidade e intensidade das duas equipas, para além do momento da época em que se disputa, já se previa intenso.

    Adicionalmente, o FC Porto entra em campo com a missão de adiar a coroação do SL Benfica como campeão nacional. Já restam muito poucas dúvidas sobre o desfecho deste campeonato no que à corrida ao título diz respeito, mas importa, na perspetiva dos adeptos e da estrutura do clube, garantir máxima pressão ao rival da Luz até ao soar do gongo.

    O adversário exigirá máximo rigor e competência. Depois de uma primeira volta abaixo das expectativas, o FC Famalicão tem vindo a realizar uma segunda volta a bom nível que lhe permitiu escalar alguns lugares na tabela classificativa. Com vários jogadores de qualidade nas suas fileiras, é Ivan Jaime quem mais se tem evidenciado e a principal seta apontada à baliza azul e branca.

    Ao FC Porto cabe aumentar o nível exibicional dos últimos meses. O FC Famalicão vai exigir mais dos azuis e brancos e provou, há pouco tempo, em pleno Estádio do Dragão, que um FC Porto lento e desconcentrado se pode tornar presa fácil.

    Posto isto, jogo dependerá muito daquilo que o FC Porto for capaz de fazer, do ritmo que conseguir imprimir e da concentração, disciplina, abnegação e qualidade que for capaz de impor no seu jogo.

    Os dados estão lançados.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo deste sábado é o 27.º entre as duas equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto bateu o FC Famalicão por 3-2 (após prolongamento)
    3. Nos 26 jogos anteriores, os famalicenses apenas foram capazes de bater os dragões em quatro ocasiões. Somam-se três empates e 19 derrotas
    4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O FC Famalicão, por seu turno, está na 8.ª posição da tabela
    5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 83 golos. 62 marcados pelo FC Porto e 21 pelo Famalicão
    6. É o 10.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao FC Famalicão
    7. Nos nove jogos anteriores, o treinador portista apenas perdeu por uma vez
    8. A última vez que o FC Famalicão venceu os atuais campeões nacionais foi em 2020 num jogo a contar para a Liga
    9. A única vez que o FC Famalicão bateu o FC Porto na condição de visitante foi em Março de 1993
    10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é António Sousa, antiga glória do FCP

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Sporting FC Famalicão FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Iván Jaime Tem sido o jogador em maior destaque na época do FC Famalicão e um dos melhores jogadores do campeonato. Para além de ser o jogador mais criativo e desconcertante da equipa, o camisola 10 famalicense tem vindo a fazer a diferença, também, no capítulo da finalização. Apesar do polémico festejo no último jogo entre as equipas, continua a falar-se insistentemente no interesse portista na joia espanhola. Mais uma oportunidade para Ivan Jaime se mostrar à sua possível futura equipa.

    Otávio Monteiro FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Otávio Monteiro Após um jogo de suspensão, Otávio está de volta à equipa. Começa a ficar difícil encontrar novas palavras para elogiar a qualidade do internacional português e a importância que tem para a equipa. Quando não está nota-se, quando está faz a diferença. O golo que marcou ao FC Famalicão foi mais um capítulo da brilhante história de Otávio com a camisola azul e branco e, este sábado, espera-se que o baixinho volte a fazer a diferença.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Famalicão  (5x4x1): Luiz Junior; Penetra, Enea Mihaj, Riccieli, Otávio, Rúben Lima; Colombatto, Youssuf; Ivo Rodrigues, Ivan Jaime; Pablo Felipe.

    Treinador: João Pedro Sousa

    «Neste jogo, os papéis, se calhar, estão invertidos. O FC Porto não quer deixar que o campeonato acabe nos próximos dias. Para nós este jogo não é um jogo especial, é igual a todos os outros do campeonato».

    FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, Pepê, Pepe, Marcano, Wendell; Uribe, Eustáquio, Otávio, Galeno; Evanilson e Taremi

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Trabalhamos diariamente ao máximo. Se o Benfica está à nossa frente e depende só dele para ser campeão é porque alguma coisa não fizemos tão bem. O ambiente não muda devido a essa diferença de pontos. Nesse sentido, não nos tem que dar mais ou menos motivação».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Famalicão 1-2 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.