FC Famalicão x FC Porto | Famalicenses procuram reagir enquanto que tripeiros procuram a continuidade

    2ª jornada da Primeira Liga: domingo, 18h00, 15 de agosto de 2021
    ANTEVISÃO: FC PORTO DESLOCA-SE A FAMALICÃO NUM REDUTO TIPICAMENTE DIFÍCIL PARA OS AZUIS E BRANCOS

    O FC Famalicão e o FC Porto já preparam o 21.º encontro da história entre os dois clubes, jogo que irá ocorrer já este domingo no Estádio Municipal de Famalicão. Quis a sorte que famalicenses e tripeiros se reunissem à segunda jornada e a preparação de ambas as equipas já segue a todo o gás.

    OS PORTISTAS QUEREM MANTER O REGISTO DA 1.ª JORNADA E OS FAMALICENSES OS PRIMEIROS TRÊS PONTOS. QUEM VAI CONSEGUIR CUMPRIR OS OBJETIVOS? APOSTA JÁ EM BET.PT!

    Do lado caseiro há um FC Famalicão que já conta com três jogos oficiais nesta época, mas com um arranque em falso no campeonato – a turma de Ivo Vieira venceu os dois primeiros jogos frente ao CD Feirense e ao GD Estoril Praia (ambos pela margem mínima), mas saíram derrotados na deslocação à Capital do Móvel, numa partida que terminara num 2-0 para a equipa do FC Paços de Ferreira.

    O conjunto minhoto vai apontar todas as baterias para este encontro com o FC Porto uma vez que uma espiral de derrotas consecutivas pode por em causa o resto do campeonato.

    Quanto aos azuis e brancos, rumarão ao segundo encontro oficial da época e procuram uma vitória que possa colar a equipa ao topo da tabela, uma vez que Sporting CP e SC Braga, dois candidatos ao título, defrontaram-se já este sábado.

    Os pupilos de Sérgio Conceição arrecadaram três pontos frente ao Belenenses SAD após vencerem por 2-0, com Toni Martínez e Luis Díaz a carimbarem o marcador. João Mário, recém-adaptado à posição de lateral direito, deu nas vistas durante a partida, somando a primeira assistência da época no lance do segundo golo.

    O FC Famalicão não tem facilitado a vida nas últimas receções aos dragões – na época 2019/2020, ano em que a equipa famalicense tinha subido à Primeira Liga, o FC Porto saiu derrotado por 2-1, embora viesse a conquistar o campeonato semanas depois.

    Em 2016, num jogo a contar para a Taça da Liga, o “Fama” atirou os dragões para fora da prova num jogo que terminara 1-0 – Rui Barros era o treinador interino do FC Porto e Daniel Ramos era o técnico do FC Famalicão.

    Às 18h00 de domingo, Nuno Almeida irá apitar para o início da partida e as duas equipas poderão ir na máxima força, havendo ainda a dúvida sobre o estado de Marko Grujic. Toni Martínez regressa à sua antiga casa enquanto que Ivo Rodrigues recebe o clube onde cresceu e se formou como jogador.

     

    10 DADOS RÁPIDOS
    1. Em 21 partidas oficiais entre FC Famalicão e FC Porto os dragões saíram vencedores por 14 vezes.
    2. Nesses 21 encontros o FC Porto marcou 48 golos;
    3. Já o FC Famalicão conseguiu apenas 15 golos;
    4. FC Famalicão e FC Porto defrontaram-se apenas cinco vezes desde o ano 2000;
    5. Nas últimas três receções ao FC Porto, os famalicenses venceram por duas vezes e perderam apenas uma;
    6. Do plantel atual da equipa portista, Mehdi Taremi é quem tem mais golos frente ao FC Famalicão, com dois golos marcados na época passada;
    7. Sérgio Conceição defrontou quatro vezes o FC Famalicão como treinador, todas elas ao serviço do FC Porto – venceu três vezes e perdeu uma;
    8. Ivo Vieira, frente ao FC Porto, tem um registo de doze jogos, tendo vencido dois (ao comando do CS Marítimo), empatado outros dois e perdido oito;
    9. Os últimos quatro encontros entre ambos os clubes tiveram mais de dois golos;
    10. Na última deslocação do FC Porto a Vila Nova de Famalicão o jogo acabou em goleada – 1-4 para os dragões.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA
    Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

    Ivo Rodrigues (FC Famalicão) – Pode ditar a “lei do ex” no Municipal de Famalicão. Ivo Rodrigues já fez o gosto ao pé nesta época em jogos oficiais e certamente que não ficará por aqui. O extremo de 26 anos regressou na época passada a Portugal para representar o FC Famalicão e ainda foi a tempo de, em pleno Estádio do Dragão, fazer um dos golos mais bonitos da sua carreira através de pontapé de livre. Terminou a última temporada com 14 jogos, 6 golos e duas assistências e é definitivamente um jogador a ter em atenção.

    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    João Mário (FC Porto) – Esta poderá ser a época de afirmação de João Mário no FC Porto. Na época transacta entrou com tudo no clássico com o SL Benfica e assistiu para golo, mostrando a Sérgio Conceição que podia ser uma opção para lateral direito. Desde então que preencheu o lugar e muito bem. Na pré-época exibiu-se em grande nível e no primeiro jogo a sério, contra o Belenenses SAD, confirmou o talento que tem vindo a mostrar. Um jovem jogador da formação portista que está a deixar todos de água na boca, incluindo o próprio treinador Sérgio Conceição.

     

    XI’S PROVÁVEIS:

    FC Famalicão (4-4-2): Luiz Júnior; Diogo Figueiras, Batubinsika, Riccieli, Rúben Lima; Lawrence Ofori, Gustavo Assunção, David Tavares, Iván Jaime; Bruno Rodrigues e Ivo Rodrigues.

    Treinador: Ivo Vieira

    “Pensar o jogo e fazer por acontecer o resultado. Vai ser difícil frente a um opositor forte, mas para irmos a jogo temos de acreditar que o resultado a nosso favor é possível. Nos 90 minutos temos de lutar e correr atrás do que queremos conquistar.”

    FC Porto (4-4-2): Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba e Zaidu; Otávio, Sérgio Oliveira, Matheus Uribe e Luis Díaz; Toni Martínez e Mehdi Taremi.

    Treinador: Sérgio Conceição

    “Espero uma equipa dentro daquilo que foi a imagem que deixou no final da época passada. O treinador é o mesmo, houve saídas e entradas, mas estrutura mantém-se. O Famalicão habituou-nos a ser um clube estável, tem um treinador que tem feito bons trabalhos e muito positivo na dinâmica que dá à equipa.”

     

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC FAMALICÃO 1-2 FC PORTO
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Moura
    Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
    Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.