FC Porto 0-0 SL Benfica: Dragões voltam a dividir liderança

fc porto cabeçalho

FC Porto e SL Benfica empataram esta noite a zero no Estádio do Dragão, no segundo clássico da época. Com as bancadas repletas e os adeptos a combaterem o frio aquecendo a voz, o jogo ficou marcado pelo domínio azul e branco, com o marcador a não desbloquear e a ditar que liderança da tabela voltasse a ficar dividida entre Dragões e Leões, que a partilham com 33 pontos.

Com Marega de volta ao onze inicial do FC Porto e o SL Benfica a manter a mesma equipa que goleou o Vitória de Setúbal, a partida arrancou com superioridade encarnada.  Após o pontapé de saída, os visitantes viajaram para o meio-campo portista e por lá ficaram, beneficiando de dois cantos logo nos minutos iniciais e obrigando José Sá a aplicar-se, após cabeceamento de Jonas.

Os dragões sentiram algumas dificuldades em assentar o jogo e conquistar posse de bola, vendo o adversário recuperar facilmente o esférico e beneficiar de vários ressaltos, tendo começado a crescer na partida já a meio da primeira metade. Com o estádio cheio e com vontade de levar a equipa para a frente, foi Danilo o primeiro a tentar o golo, já perto dos 25 minutos. O FC Porto conseguiu aumentar a pressão sobre o adversário e teve, pelos pés de Herrera, nova oportunidade pouco depois da meia hora. Bruno Varela na baliza disse presente! Em noite de clássico e com ambiente de clássico nas bancadas, a primeira parte terminou com o dragão a reclamar grande penalidade. Luisão cai na área e jogadores e adeptos pediram o castigo máximo, por mão na bola do central brasileiro. Jorge Sousa nada assinalou e foi com o nulo que chegou o intervalo.

Danilo foi um dos melhores em campo e podia, ainda na primeira parte, ter chegado ao golo Fonte: FC Porto
Danilo foi um dos melhores em campo e podia, ainda na primeira parte, ter chegado ao golo
Fonte: FC Porto

A segunda parte recomeçou com os mesmos onzes em campo e como uma continuação do que havia sido o final da primeira: o FC Porto por cima. Brahimi é o primeiro a testar a atenção de Bruno Varela, à passagem dos 50 minutos, mas foi perto dos 60 que o Dragão reclamou novo lance mal ajuizado pelo árbitro da partida. Herrera vê um golo anulado por posição irregular de Aboubakar, sendo que o avançado camaronês se encontrava em jogo, com um jogador do SL Benfica, perto da bandeirola de canto, a colocá-lo em posição legal.

A colocar no jogo sentido único e a dispor de todas as oportunidades de golo, não permitindo que o adversário criasse perigo no seu meio campo, os azuis e brancos viam as tentativas saírem ao lado ou esbarrarem em Bruno Varela. Os encarnados, viram o seu jogo complicar com a expulsão de Zivkovic, que viu o segundo amarelo mas, ainda assim, tentaram chegar à baliza de José Sá, embora sem conseguirem criar situações de perigo iminente para a formação às ordens de Sérgio Conceição. E foram mesmo os dragões que tiveram a derradeira oportunidade de fazer o golo, com Marega a desperdiçar e a falhar de cabeça, sozinho na área encarnada, já em tempo de compensação. O avançado teve na sua posse os três pontos do clássico, mas não foi capaz de concretizar.

Num jogo que acabou por ter um domínio claro do FC Porto durante grande parte dos 90 minutos e em que o trio de arbitragem acabou por ter interferência no resultado, foi com a divisão de pontos que ambas as equipas deixaram o relvado. Na frente, FC Porto e Sporting voltam a partilhar a liderança, com 33 pontos, e o SL Benfica mantém a terceira posição, com 30.

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi a ousadia que permitiu ao Torreense vergar novamente o Benfica | Supertaça Feminina

O Torreense voltou a vencer o Benfica e, num espaço de poucos meses, conquistou o segundo troféu da sua história no futebol feminino português. Na Supertaça, a nova mostra de qualidade individual e coletiva da equipa de Gonçalo Nunes foi sustentada pela ousadia na pressão.

Rodrigo Pinheiro antevê duelo entre o Famalicão e o Sporting: «Vamos defrontar uma das equipas mais fortes do campeonato»

Rodrigo Pinheiro fez a antevisão do Famalicão x Sporting. O lateral direito garantiu que os famalicenses pretendem conquistar pontos diante dos bicampeões nacionais.

Qatar SC confirma contratação de Presnel Kimpembe ao PSG

Presnel Kimpembe é a mais recente contratação do Qatar SC. O defesa internacional francês deixou o PSG a título definitivo.

Azerbaijão rescinde contrato com Fernando Santos

Fernando Santos já não é selecionador do Azerbaijão. O técnico português deixou a equipa após onze jogos onde não somou qualquer triunfo.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Nunes responde ao Bola na Rede: «Não é fácil, mas a equipa conseguiu manter-se fiel ao objetivo»

Gonçalo Nunes analisou o encontro entre o Benfica e o Torreense da Supertaça Feminina. Conjunto de Torres Vedras venceu o troféu com triunfo por 2-1 na final.

Já há um candidato principal para assumir o Bayer Leverkusen

O nome de Kasper Hjulmand é o mais bem cotado nesta altura para assumir o Bayer Leverkusen. O técnico foi selecionador da Dinamarca entre 2020 e 2024.

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «É necessário ter ataque à profundidade e capacidade de procurar o espaço nas costas, mas em simultâneo...

Ivan Baptista analisou o encontro entre o Benfica e o Torreense da Supertaça Feminina. Conjunto de Torres Vedras venceu o troféu com triunfo por 2-1 na final.