FC Porto 0-5 Liverpool FC: Reduzidos a pó

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A pior goleada sofrida em casa pelo FC Porto nas competições europeias ilustra bem a diferença de orçamentos de que Sérgio Conceição não quis falar na véspera. Uma frente de ataque de altíssimo nível dos reds foi fatal para uns dragões demasiado macios. A eliminatória está decidida e a viagem a Inglaterra não servirá para mais do que prestígio e cumprimento de calendário. Sadio Mané, o melhor em campo, apontou um hattrick.

De todos os cenários possíveis e imaginários, verificou-se aquele que os portistas mais temiam. O FC Porto foi humilhado em casa diante de um Liverpool FC que não foi obrigado a mostrar as suas limitações defensivas, aproveitando antes para percorrer as constantes autoestradas que os azuis e brancos lhes foram abrindo. Quando assim é, basta que três setas como Mané, Salah e Firmino estejam inspirados para que o adversário saia vergado a um resultado historicamente negativo.

Sérgio Conceição optou pela fórmula de Chaves, retirando apenas Corona por troca com Brahimi. E por falar no argelino, que sombra do que se lhe conhece. Mas já lá vamos. O Porto apresentava-se num 4-2-3-1 com Otávio à frente de Herrera e Sérgio Oliveira e nas costas de Soares, com Brahimi e Marega responsáveis pelos desequilíbrios nas alas. A entrada dos dragões não faria prever o desfecho trágico, já que até pertenceu a Otávio a primeira grande oportunidade, aos 10’, quando viu Lovren desviar o que parecia ser um remate vitorioso.

Noite para esquecer dos azuis e brancos Fonte: FC Porto
Noite para esquecer dos azuis e brancos
Fonte: FC Porto

A partir daqui o domínio inglês intensificou-se e, face a tamanha leveza com que os azuis e brancos abordaram os lances, foi sem dificuldade que a magia do tridente da frente dos ingleses fez mossa. Isso e uma boa dose de erros clamorosos, desde logo as inúmeras más reposições de José Sá, que numa delas viu Wijnaldum percorrer largos metros ladeado por seis portistas sem que ninguém lhe fizesse frente, até ao momento em que a bola sobra para Mané rematar, sem muita força, para o primeiro da noite. Estávamos a meio da primeira parte e o objetivo de não sofrer golos perdia força num lance em que o guardião português fica muito mal na fotografia. Daí até ao segundo foram cinco minutos de distância. Desta feita, coube a Salah agradecer a postura estática com que a defesa portista via o carrossel ofensivo inglês girar. Fica, contudo, a ideia de que Marega foi travado em falta no início do lance.

A sorte do jogo poderia dar uma reviravolta se Soares, em cima do intervalo, tivesse dado o melhor seguimento a uma boa abertura de Brahimi (que jogando pela zona central parecia outro), falhando o golo por centímetros.

Para a segunda parte Sérgio Conceição optou por lançar Corona em detrimento de Otávio, fazendo a equipa regressar ao habitual 4-4-2 tornando-a, à partida, mais ofensiva mas, ao mesmo tempo, mais permeável com a saída de uma peça do meio campo, zona na qual o Liverpool FC impôs o ritmo que bem lhe apeteceu e, sem surpresas, continuou o seu festival ofensivo, elevando o score para 0-5. Foi, sem dúvida, uma noite em que tudo correu mal à equipa azul e branca e em que se exigia mais poderio físico para aguentar os duelos com os ingleses. Por aí também se explica e derrota expressiva, sem esquecer a incapacidade de ganhar as segundas bolas perto da área dos reds o que, para uma equipa que usa e abusa da profundidade, não abona a seu favor.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.