FC Porto 1-1 Austria de Viena: Dragão das Tormentas, parte II

- Advertisement -

eternamocidade

E ao terceiro dia, nada mudou. Talvez não haja melhor descrição para analisar mais um empate do FC Porto em casa, desta vez frente ao Áustria de Viena. Olhando para trás na história, facilmente verificamos que este jogo teve muitas semelhanças com a última partida, no último sábado, frente ao Nacional. O resultado foi o mesmo e o marcador de serviço também: Jackson Martinez.

Mas vamos por partes: à entrada para esta 5ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões, o FC Porto entrava com um sorriso nos lábios. Afinal de contas, o Zenit tinha acabado de empatar 1-1 em casa frente ao Atlético de Madrid. Não era preciso, portanto, ser um grande entendido em matemática para perceber que, a partir daquele momento, o FC Porto dependia apenas de si para rumar aos oitavos-de-final. Olhando para o panorama que se colocava aos dragões, aquilo que os 25.000 que se deslocaram ao Dragão esperavam era um FC Porto mandão, autoritário, que dominasse e sufocasse os austríacos, que pareciam um adversário demasiado frágil. Contudo, e como o resultado documenta, quem foi à espera de ver isso no Dragão, ficou com os planos completamente trocados.

Danilo vs Áustria de Viena
Desapontamento de Danilo / Fonte: Record

Escrevi no passado domingo que este FC Porto está completo de falhas que têm impedido o futebol de posse, de domínio e sobretudo de vitória a que o tri campeão nacional nos habituou. A primeira parte do jogo de hoje foi o espelho mais concreto daquilo que atualmente vale esta equipa: sem ideias, sem imaginação, sem magia. Uma equipa à deriva, a afundar-se no decorrer dos primeiros 45′.

Houve mais um erro individual a dar golo ao adversário: desta vez, depois de Mangala e Otamendi, foi Danilo. Golo de Kienast aos 11′, 0-1 para os austríacos. O Dragão tinha, mais uma vez, levado com um balde água gelada e, mais uma vez, via a sua equipa a desmoronar-se entre ideias que parecem já ter solução. Com Defour e Fernando de novo a desempenharem o papel de duplo pivô que apenas Paulo Fonseca parece perceber, com Maicon e Licá nos lugares de Otamendi e Varela, o FC Porto chegou ao intervalo mergulhado num mar de assobios.

Jackson Martínez vs Áustria de Viena
Jackson Martínez / Fonte: Reuters

No segundo tempo, Silvestre Varela rendeu Defour e a equipa voltou transfigurada. Com velocidade e outro dinamismo, Jackson fez o golo que parecia relançar os dragões para uma vitória fundamental rumo aos oitavos. Outra vez, puro engano: voltou o fantasma do último sábado, com oportunidades consecutivas a serem desperdiças e o guarda-redes adversário Lindner a colher os tributos da noite.

Feitas as contas, só uma vitória em Madrid e um resultado que não a vitória do Zenit em Viena podem dar a este FC Porto os oitavos-de-final da Champions. Mas, caro leitor, permita-me esta inconfidência: cá para nós, que ninguém nos ouve, não creio que uma equipa que faça 1 ponto em 9 possíveis em casa mereça lá estar. Hoje, o Dragão das Tormentas voltou, numa segunda parte para jamais recordar.

Subscreve!

Artigos Populares

Yanis Begraoui marca golo que surgiu do nada e volta a meter o Estoril Praia no jogo contra o Benfica

Yanis Begraoui, do nada e como quem não quer a coisa, marcou um golo e reduziu a desvantagem. O Benfica recebe o Estoril Praia na Luz.

Arsenal vence na casa do Aston Villa e continua onda vitoriosa na Premier League

O Arsenal venceu o Aston Villa por 1-0 para a segunda jornada da Premier League. Bukayo Saka marcou o único golo.

Manchester City fecha avançado que já atua na Premier League por mais de 75 milhões de euros

Iliman Ndiaye vai deixar o Everton e reforçar o Manchester City. Transferência ronda os 75,8 milhões de euros pelo avançado senegalês.

Rodrigo Mora após 1.º golo pela AS Roma: «Para mim hoje é um dia importante, estou contente e vou continuar assim»

Rodrigo Mora estreou-se a marcar pela AS Roma. Jovem português de 19 anos prestou declarações após o encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Santiago Giménez no FC Porto: eis todos os detalhes do negócio

Santiago Giménez é o mais recente reforço do FC Porto neste mercado de verão. Fica com todos os detalhes do negócio.

Vangelis Pavlidis tira defesas do caminho com trabalho à ponta de lança e Benfica mete-se a vencer o Estoril Praia

Vangelis Pavlidis marcou o primeiro golo do jogo, para dar vantagem às águias. O Benfica recebe o Estoril Praia na Luz.

Lesão de Enzo Barrenechea abre espaço à estreia de João Palhinha com a camisola do Benfica

Chegou a estreia de João Palhinha, mais cedo do que todos perspectivavam e queriam. O Benfica recebe o Estoril Praia na Luz.