FC Porto 1-2 FC Arouca: Nem cabeça, nem coração

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2

Quem esperava um jogo fácil no Dragão enganou-se. Redondamente. O FC Porto era, à partida, o grande favorito à conquista dos três pontos na receção ao Arouca, ora por jogar em casa, ora por ser teoricamente superior ao adversário. Mas o futebol, como é sabido, não é uma ciência exata e a teoria nem sempre anda de mãos dadas com a prática. Nesse campo, o da prática, o Arouca foi melhor e com muito mérito do seu treinador, Lito Vidigal.

A estratégia montada pelo técnico, que passava pela constante exploração do lado esquerdo da defesa do FC Porto e por saídas rápidas de contra-ataque, deu frutos. A falta de apoio frequente de Brahimi a Angel, a transição defensiva lenta dos dragões e os erros infantis dos centrais portistas foram falhas aproveitadas pelos comandados de Lito. No fundo, o Arouca dotou o seu futebol de muito pragmatismo, algo que falhou do lado do FC Porto.

Ainda que alguns processos de José Peseiro pareçam já assimilados pelos jogadores azuis e brancos, nomeadamente a colocação de mais homens na zona de finalização e uma posse de bola mais acutilante, é inegável que existem ainda muitos aspetos a trabalhar e a corrigir. E com a máxima urgência, se a prioridade for manter o sonho do título vivo.

Isto porque esta derrota complica as contas do FC Porto e acontece no momento menos oportuno da temporada – se é que existe um. Não só porque a equipa azul e branca dava mostras de melhoria de rendimento, mas também porque é nas vésperas da visita à Luz. Os Dragões irão defrontar o rival Benfica com seis pontos de atraso e, em caso de derrota, podem mesmo dizer adeus ao título. Não matematicamente, como é óbvio, mas realisticamente.

Walter foi o héroi da noite Fonte: FC Arouca
Walter foi o herói da noite
Fonte: FC Arouca

E a partida de hoje não augura nada de bom para o embate da Luz, não só pelo resultado. Acima de tudo, pela postura dos jogadores do FC Porto, que parecem estar a jogar sobre brasas. É certo que o golo sofrido aos nove segundos, da autoria de Walter González, não estava nos planos dos Dragões, mas a ansiedade demonstrada mesmo depois do empate – Aboubakar, aos 14 minutos – traz à memória a era Lopetegui, em que as reviravoltas eram um mito e a ansiedade palavra de ordem.

Depois do golo de Aboubakar, o Porto criou algumas oportunidades e acabou por ir para o intervalo por cima da partida. Posto isto, era expectável que regressasse do balneário a todo o gás, de maneira a consumar a reviravolta, mas isso não se verificou. Alguma atrapalhação, fruto da pressa e da ânsia de chegar ao segundo golo, foi tornando o jogo fácil para o Arouca, que apenas teve de se fechar na retaguarda, na expectativa e à procura do erro, que acabou por aparecer.

Maicon, numa noite para esquecer, perdeu a bola à entrada da área portista, e Walter González aproveitou para bisar e fechar as contas aos 67 minutos. Os dragões ainda tentaram o empate, mas sem sucesso. Quando faltou a cabeça para fazer melhor, também não se viu coração. Viu-se, sim, alguma apatia. E, numa fase tão preponderante da temporada, é preciso mudar ou o sonho do título vai por água abaixo já para a semana.

A Figura:

Layun – Não teve culpa em nenhum dos lances de golo adversários e fez a assistência – mais uma – para o golo de Aboubakar. Voltou a demonstrar uma grande disponibilidade física e foi um dos motores ofensivos do FC Porto.

O Fora-de-Jogo:

Maicon – É o fora de jogo e foi, ao mesmo tempo, figura do jogo por estar ligado aos dois golos do Arouca, principalmente o segundo. A sua exibição deixou patente que não merece ser titular e muito menos ser capitão. Aliás, foi protagonista de um dos momentos mais caricatos enquanto portador da braçadeira. Depois de errar no segundo golo, lesionou-se e virou as costas ao jogo, deixando a equipa com menos um.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição relembra conversa com Pepe e Pinto da Costa: «Falou de uma forma muito emocionada da sua doença»

Sérgio Conceição abriu o livro sobre o processo de renovação de contrato com o FC Porto, relembrando uma conversa com Pepe e Pinto da Costa.

Ian Cathro diz adeus ao Estoril Praia e ruma à Ligue 2: Eis os detalhes

Segundo A Bola, Ian Cathro será o novo treinador do Saint Ettiènne. Técnico escocês está de saída do Estoril Praia ao fim de duas temporadas.

Sporting anuncia alterações nos critérios da Gamebox: Assiduidade será recompensada com devolução até 100%

Esta segunda-feira, o Sporting anunciou a criação do prémio de assiduidade, que devolve até 100% do valor da Gamebox.

Vangelis Pavlidis é alvo do novo clube da moda italiano e pode deixar Benfica para jogar Champions League

O Como 1907 pediu informações por Vangelis Pavlidis. O conjunto italiano pondera contratar o avançado do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia garante contratação de peso a custo zero e contrata jogador que foi destaque da La Liga 2

O Estoril Praia garantiu uma contratação de peso na La Liga 2. Fernando Medrano chega a custo zero proveniente do Mirandés.

José Mourinho reage à vitória de Florentino Pérez nas eleições do Real Madrid: «Sim, claro»

A candidatura de Florentino Pérez publicou um vídeo com a reação de José Mourinho à vitória do presidente nas eleições do Real Madrid.

Foi descartado do Benfica por José Mourinho e agora pode ajudar o treinador no Real Madrid

O Real Madrid esfrega as mãos com Rafael Obrador. Lateral que trabalhou com José Mourinho no Benfica vai render dinheiro aos merengues em caso de venda.