FC Porto 2-1 Club Atlético de Madrid: Em primeiro lugar o FC Porto, em quarto o Atlético

- Advertisement -

A CRÓNICA: GALENO APONTOU O GOLO N.º 1000 DO ESTÁDIO DO DRAGÃO

Apesar da qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões ter sido atingida na semana passada, o FC Porto tinha como objetivo pontuar hoje e alcançar o primeiro lugar no respetivo grupo.

Já os colchoneros, precisavam de lutar pela qualificação pela Liga Europa, visto que em caso de derrota no Estádio do Dragão, podiam terminar em último lugar atrás do Bayer Leverkusen (no caso de a equipa pontuar frente ao Club Brugge KV).

Independentemente dos planos de cada equipa, o início do jogo só podia cair para um lado, e eis que no quinto minuto da partida, uma combinação entre a dupla de avançados do FC Porto viu Mehdi Taremi a aparecer na cara de Oblak e abrir o marcador.

A equipa da casa foi tendo mais calma e paciência, posicionando-se bem defensivamente e na transição ofensiva entregar para os extremos como Otávio ou Galeno. E o último, fez exatamente isso quando ganhou a bola, fez uma excelente corrida pela ala esquerda e encontrou Stephen Eustáquio na área, batendo Oblak e fazendo o 2-0. Fica ainda a nota de que o golo de Stephen Eustáquio foi o milionésimo golo apontado no Estádio do Dragão.

A equipa de Madrid não parecia muito convincente em campo, mas ainda procurava o golo para entrar no resultado, e Antoine Griezmann ainda fez tremer as redes no minuto 68, porém foi anulado.

Só no minuto 90 é que o Atlético conseguiu marcar, vendo a bola entrar com um autogolo de Ivan Marcano. Não seriam capazes de empatar o jogo e Sérgio Conceição foi capaz de fazer o que Apollo Creed não foi: sair por cima na desforra.

 

A FIGURA

FC Porto x Club Atlético de Madrid
Fonte: Bola na Rede

Wenderson Galeno – O extremo continua a fazer excelentes exibições pelo FC Porto. Hoje causou muitos estragos aos colchoneros em transições e criou o segundo golo para Stephen Eustáquio.

 

O FORA DE JOGO

Club Atlético de Madrid
Fonte: Bola na Rede

João Félix – O internacional português continua com dificuldades no sistema de Simeone. Hoje conseguiu a titularidade, contudo não conseguiu envolver-se no jogo e foi substituído ao minuto 61.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Os azuis e brancos alinharam num 4-3-3 que via Evanilson descaído para a direita e Galeno na esquerda. Evanilson ia fugindo pelo interior por vezes, enquanto permitia as subidas de Otávio ou Pepê.

Ao sair com a bola, apostavam nos dois centrais a receber a bola e Marko Grujic mais recuado a ajudar na construção.

Stephen Eustáquio continua a desenvolver no seu papel pelo FC Porto, tanto aparece mais recuado para ajudar a defender, oferece boa visão de jogo a encontrar colegas de equipa abertos e sobe de vez em quando, sendo que aqui fez um golo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (7)

Pepê (6)

Marcano (5)

Cardoso (6)

Zaidu (6)

Grujic (6)

Eustáquio (7)

Otávio (6)

Galeno (8)

Evanilson (7)

Taremi (7)

SUBS UTILIZADOS

 Wendell (5)

Martinez (5)

Conceição (-)

Gonçalo Borges (-)

Bernardo Folha (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – CLUB ATLÉTICO DE MADRID

Os colchoneros atuaram num 3-4-1-2, vendo Rodrigo De Paul e Witsel a ocupar o meio-campo como 8s. Griezmann situava-se ligeiramente mais adiantado para jogar como médio ofensivo e apoiava a dupla de ataque de João Félix e Angel Correa.

A equipa do Atlético começou por atacar mais pelo interior, sem obter grande sucesso, procurando mais jogadas nas alas, promovidas pela ampliação de jogadores como Carrasco ou Saul Niguez.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Oblak (7)

Savic (5)

Gimenez (5)

Mandava (5)

Molina (5)

De Paul (5)

Witsel (6)

Niguez (5)

Correa (5)

Griezmann (6)

Félix (5)

SUBS UTILIZADOS

Cunha (-)

Carrasco (-)

Barrios (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC PORTO

Não foi possível colocar questões ao treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.

 

CLUB ATLÉTICO DE MADRID

Não foi possível colocar questões ao treinador do Club Atlético de Madrid, Diego Simeone.

Marcos Brea
Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os resultados do dia da Conference League que teve vários portugueses em ação

Mais jogos da primeira mão da primeira pré-eliminatória da Conference League. Vieirinha e Rafa Pinto estiveram em ação.

A publicação de Cristiano Ronaldo: «Portugal Sempre»

Cristiano Ronaldo fez esta quarta-feira publicação nas redes sociais. «Portugal Sempre», escreve o internacional português.

Tottenham para João Palhinha: «Farás sempre parte da nossa família»

O Tottenham despediu-se de João Palhinha. Médio português esteve emprestado pelo Bayern Munique aos Spurs em 2025/26.

De Londres para Alvalade: Jesse Derry renova pelo Chelsea antes de reforçar o Sporting

Jesse Derry renovou contrato com o Chelsea até 2032 e vai ser emprestado ao Sporting até ao fim da atual temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Concorrência de peso: Liverpool prepara proposta de 25 milhões de euros por alvo do Benfica

O Liverpool oferece 25 milhões para tentar contratar Sergio Arribas, um alvo que também está na lista de possíveis reforços do Benfica.

Red Bull prepara saída de Jurgen Klopp e pensa em ex-Benfica para o cargo

Red Bull pensa em Roger Schmidt para substituir Jurgen Klopp que está de saída para assinar pela seleção alemã.

Em canal aberto e grátis: onde ver o França x Marrocos que abre os quartos de final do Mundial 2026

França e Marrocos abrem os quartos de final do Mundial 2026. Jogo tem transmissão televisiva em solo português.