📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 3-0 Vit. Setúbal: Um(a) Vitória fácil demais…

- Advertisement -

Pronúncia do Norte

O FC Porto obteve, esta noite, uma vitória confortável frente ao Vitória de Setúbal. Com apenas duas alterações em relação ao onze do último jogo do campeonato – Maicon e Quaresma nos lugares de Otamendi e Licá -, os azuis e brancos chegaram à vantagem logo aos 11 minutos, por intermédio de Jackson Martínez. Varela assinou o seu nome na lista dos marcadores ainda na primeira parte e Carlos Eduardo, já ao cair do pano, finalizou a contagem: 3-0 para os dragões.

O Vitória de Setúbal nunca foi capaz de ameaçar a baliza de Helton. O remate de Tiba, por volta da meia hora de jogo, foi a única oportunidade para os sadinos ao longo dos 90 minutos. Já o FC Porto, sempre a um ritmo baixo, foi tranquilamente gerindo a vantagem que alcançou numa fase prematura do jogo, assegurando a posse de bola e procurando pacientemente os caminhos do golo, tendo rematado várias vezes com perigo.

As fragilidades patenteadas pela turma de José Couceiro permitiram à maior parte dos jogadores do FC Porto subir de rendimento: os laterais Danilo e Alex Sandro puderam subir mais do que na maior parte dos jogos (embora o lateral direito tenha tido alguns passes incompreensivelmente pouco acertados); Lucho, no dia em que comemorava o seu 33º aniversário, teve tempo e espaço para criar mais do que no passado mais recente e regressou às boas exibições; Carlos Eduardo, extremamente bem vigiado nos últimos clássicos – frente a Sporting para a Taça da Liga e Benfica para o campeonato -, pôde voltar a pegar no jogo e a mostrar toda a sua classe; e Varela também se apresentou ao seu melhor nível, marcando pelo segundo jogo consecutivo.

De resto, Maicon, responsável pela única desatenção defensiva da equipa (“obrigou” Helton a ver um cartão amarelo para corrigir a sua falha), com demasiados passes longos mal medidos, foi o único a estar uns furos abaixo do que tem sido habitual. Mangala, Fernando e Jackson, dos mais regulares, cumpriram novamente o seu papel – os dois primeiros estiveram imperiais nas missões defensivas e o colombiano, trabalhando muito em prol do colectivo, viu a sua exibição recompensada com mais um tento, que o distancia da concorrência na lista dos goleadores do campeonato. Terminando a análise dos titulares, destaque para Ricardo Quaresma, que jogou 66 minutos e voltou a ser igual a si próprio: irreverente, sem medo de arriscar e de se lançar no um para um, negligente em alguns lances mas muito trabalhador ao longo de todo o tempo em campo.

Kelvin e Josué voltaram a ter alguns minutos de jogo e mexeram com o jogo, dando indicações positivas. Quintero, que entrou já à entrada para os descontos, voltou à competição depois de várias semanas afastado da equipa. Veremos que oportunidades voltará a ter o número 10 do FC Porto nos próximos compromissos.

Enfim, foi um jogo sem grande história, com clara supremacia dos dragões, que, em casa, voltaram a não dar hipóteses ao seu adversário e garantiram a manutenção da distância pontual em relação aos seus rivais na luta pelo título. Em suma, foi uma vitória fácil frente a um Vitória fácil demais. Os dois próximos desafios, diante do Marítimo – primeiro em casa, para a Taça da Liga; depois nos Barreiros, para o campeonato – serão fundamentais para manter a confiança da equipa em alta.

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid dividido: eis os jogadores que estão contra e a favor de Xabi Alonso

O Real Madrid não vive o melhor momento da época e há jogadores que não são propriamente fãs de Xabi Alonso.

Foi um dos responsáveis pelo escândalo do Everton em casa do Manchester United e pode reforçar opções de Ruben Amorim a custo zero

O Manchester United está de olho em James Garner. Médio do Everton termina contrato em 2026 e tem vários interessados.

Real Bétis interessado em internacional português já para janeiro

O Real Bétis está interessado em garantir a contratação de Fábio Silva, avançado português que atua no Borussia Dortmund.

FC Porto e Nice preparam Europa League: eis os horários das conferências de imprensa e do treino dos dragões

O FC Porto defronta o Nice na Europa League. Já são conhecidos os planos das duas equipas na véspera do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os possíveis adversários do Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal

Foi realizado durante esta terça-feira na Cidade do Futebol os sorteios dos oitavos e quartos de final da Taça de Portugal.

Eis os possíveis adversários do Benfica nos quartos de final da Taça de Portugal

Foi realizado durante esta terça-feira na Cidade do Futebol os sorteios dos oitavos e quartos de final da Taça de Portugal.

Eis os possíveis adversários do FC Porto nos quartos de final da Taça de Portugal

Foi realizado durante esta terça-feira na Cidade do Futebol os sorteios dos oitavos e quartos de final da Taça de Portugal.