FC Porto 3-1 Schalke 04: Viagem em primeira a caminho dos oitavos

- Advertisement -

O FC Porto venceu o Schalke 04 por 3-1 e garantiu o primeiro lugar do grupo D. Depois de uma primeira parte sem golos, Éder Militão, Corona e Marega deram a vantagem aos dragões, num jogo que começou já com as duas equipas apuradas para a fase a eliminar da Liga dos Campeões.

A vitória do Lokomotiv sobre o Galatasaray, por 2-0, permitiu que as duas equipas entrassem em campo com o apuramento confirmado. Por discutir, estava apenas o primeiro lugar do grupo, que o FC Porto poderia garantir caso conquistasse os três pontos. Nas bancadas, apesar de a lotação não estar esgotada, os 41.603 presentes criaram o ambiente de festa e de noite europeia.

No onze inicial, e em relação ao jogo do passado sábado a contar para a Taça de Portugal, Casillas voltou à baliza e Maxi regressou à direita da defesa, com Corona a avançar no terreno. Brahimi, Danilo e Marega foram também chamados por Sérgio Conceição para a titularidade. Já a formação alemã chegou ao Dragão com duas vitórias nesta fase de grupos e com a 14ª posição na Bundesliga.

Apesar de um início de jogo com dificuldade em manter a posse de bola, com o Schalke a pressionar e a levar a sucessivas perdas, o FC Porto foi a primeira equipa a chegar à baliza adversária, por intermédio de Felipe. Aos 12 minutos, e na sequência de uma jogada de insistência azul e branca, o central cabeceou por cima. Cerca de quatro minutos depois Danilo colocou à prova Fahrmann, com um remate forte à entrada da área que arrancou aos adeptos os primeiros aplausos da noite e, num bom período do FC Porto, Marega obrigou o guarda-redes dos alemães a uma defesa apertada à passagem do minuto 20.

Na baliza azul e branca Casillas foi um mero espectador ao longo da primeira parte, com o Schalke 04 a não conseguir importunar o guarda-redes espanhol. O FC Porto, mesmo sem uma exibição brilhante conseguiu ser mais dominador, com mais remates e mais perigo na área adversária.

Militão abriu a contagem e festejou com um mortal
Fonte: Diogo Cardoso

O segundo tempo começou com novo aviso portista, por parte de Herrera, e o golo acabou mesmo por chegar ao minuto 52, por Éder Militão. Oliver recebeu a bola à entrada da área, depois de canto batido na esquerda do ataque e cruzou para a área, onde surgiu o central a cabecear para o primeiro do encontro. Na resposta o Schalke fez o primeiro remate enquadrado com a baliza e obrigou Casillas à primeira defesa da noite.

O FC Porto não permitiu que o adversário ganhasse ânimo e, três minutos depois, ampliou a vantagem e colocou pé e meio no primeiro lugar do grupo D. Numa jogada de entendimento, Brahimi serviu Corona, que rematou e viu Stambouli desviar para o fundo das redes alemãs. O três a zero poderia ter surgido aos 60 minutos, com Felipe a rematar ao ferro, ou aos 63, com Corona a rematar de primeira e a bola a passar ligeiramente ao lado.

Longe do golo até bem perto do final, o Schalke 04 beneficiou de uma grande penalidade ao minuto 88 e não desperdiçou a oportunidade de reduzir para 2-1. O árbitro assinalou mão de Oliver na área e na conversão Bentaleb fez o golo alemão.

Os quatro minutos de compensação não foram suficientes para o Schalke conseguir repor a igualdade no marcador e os dragões conseguiram mesmo fazer o terceiro, perto do apito final, por Marega. Os três pontos no encontro valeram ao FC Porto a passagem em primeiro lugar aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com 13 pontos somados em cinco jogos.

Onzes Iniciais

FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Éder Militão, Alex Telles, Danilo, Óliver, Herrera (Hernâni, 84’), Corona (Otávio, 78’), Brahimi (Adrián López, 73’) e Marega

Schalke 04: Fahrmann, Caligiuri (Schopf, 61’), Naldo, Nastasic, Mendyl, Mascarell, Stambouli (Rudi, 71’), Skrzybski (Harit, 45’), Bentaleb, Konoplyanka e Di Santo

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa do mercado? Lorenzo Insigne próximo de assinar com equipa da Serie B

Lorenzo Insigne pode protagonizar um grande regresso neste mercado de transferências. O jogador está a ser associado ao Pescara.

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Arjen van der Heide confirmado como reforço do CD Tondela

O CD Tondela anunciou a contratação de Arjen van der Heide. O avançado neerlandês de 24 anos assinou contrato até junho de 2029.

Vitória SC empresta Vando Félix ao Vojvodina até ao final da temporada

Vando Félix já não faz parte do plantel do Vitória SC. O avançado de 23 anos foi emprestado ao Vojvodina até ao final da temporada.

Athletic sem Nico Williams: a provável frente de ataque dos bascos frente ao Sporting

O Athletic não deverá poder contar com Nico Williams na frente de ataque. Ernesto Valverde terá que desenhar o sistema para a partida contra o Sporting.