📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 4-0 CD Tondela: Na fortaleza o dragão é rei

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Sexta vitória seguida dos azuis e brancos no regresso a casa e segundo jogo consecutivo sem sofrer golos. Nuno Espírito Santo geriu a condição física de Danilo e Brahimi e a equipa começou por ressentir-se. Golo perto do intervalo e expulsão de Osório foram determinantes para a conquista dos três pontos. Rúben Neves levantou o estádio com um golão e Soares voltou a ser fixe…

Perante a necessidade imperiosa de conquistar três pontos e ascender, pelo menos temporariamente, ao topo da classificação, o FC Porto entrou em campo com o objetivo claro de marcar cedo e arrumar com a partida o mais rápido possível. Um excelente cabeceamento de Soares, logo aos 3 minutos, para uma não menos espetacular defesa de Cláudio Ramos, parecia indicar que a concretização destas previsões seriam apenas uma questão de minutos. Puro engano. Mas vamos ao princípio. Nuno não queria ninguém a pensar na Juventus sem que este desafio estivesse ultrapassado, mas ele próprio acabou por deixar Danilo e Brahimi no banco, fazendo regressar Otávio ao onze e permitindo que André André repetisse os 90 minutos. Alterações cirúrgicas que, no entanto, colocaram algumas dificuldades à equipa, que demorou algum tempo a encontrar-se.

Com isto, depois do tal cabeceamento de Soares, as oportunidades de golo para os dragões foram escassas e as saídas rápidas dos beirões para o ataque faziam os adeptos suspirar por Danilo. Sem o internacional português em campo os dragões sentiram dificuldades em matar, logo à raiz, os ataques dos visitantes sem que isso significasse, contudo, qualquer tipo de calafrio para a baliza de Casillas. Pepa cumpriu o que havia prometido na antevisão e montou o seu Tondela com base numa boa organização defensiva e um planeamento criterioso de ataques rápidos, bem secados pela dupla de centrais portista. Ainda assim, tanto Marcano como Felipe foram admoestados com a cartolina amarela e, no caso do brasileiro, isso significa uma ausência na visita da próxima jornada ao Estádio do Bessa. A falta de ritmo competitivo de Otávio e de Ruben Neves foram, também, fatores decisivos para a primeira parte menos conseguida dos azuis e brancos.

Mas já aos 42 minutos, Soares cava uma falta na grande área dos tondelenses, permitindo que André Silva saísse da seca de golos e evitando, assim, sobressaltos para a segunda parte. A expulsão de Osório, dois minutos depois, acentuou ainda mais o fosso entre as duas equipas e os portistas tinham, enfim, via aberta para confirmarem, na segunda parte, um triunfo fácil.

Nuno geriu a condição física de alguns jogadores Fonte: FC Porto
Nuno geriu a condição física de alguns jogadores
Fonte: FC Porto

Essa confirmação veio, pois, a “confirmar-se”. Não sem antes os dragões desperdiçarem, de forma quase escandalosa, três oportunidades claríssimas de golo. Primeiro Soares, depois André Silva e ainda Otávio, todos com a baliza escancarada, não conseguiram ampliar a vantagem. Teve, então, de ser Ruben Neves, no regresso à competição, a mostrar como se faz. O miúdo irritou-se com tamanho desperdício e encheu o pé direito para arrumar com as esperanças do Tondela. Um grande golo, do meio da rua, sem hipóteses para Claudio Ramos. A partir daqui, e já sem que os homens de Pepa esboçassem qualquer tipo de reação, Nuno aproveitou para continuar a sua gestão.

Tirou Soares, que um minuto antes havia reforçado o seu estatuto de reforço com mais um belo golo, o terceiro da partida e o seu quarto da conta pessoal desde que chegou ao Dragão, e colocou Jota, que haveria de fechar a contagem, no último minuto, com um golo bonito após boa combinação com Óliver (substituiu Otávio) e André Silva. Estava feito o resultado. Agora, resta aos dragões esperarem por aquilo que fará o Benfica, no domingo, em Braga.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana garante: Thiago Silva e FC Porto a finalizar detalhes

Thiago Silva está cada vez mais perto do FC Porto. Partes encontram-se a fechar detalhes e negócio intensifica-se.

UEFA reparte “bolo” de 9 milhões de euros por clubes que tiveram jogadoras no Euro 2025: Maior fatia portuguesa vai para o Benfica

A UEFA vai repartir 9 milhões de euros pelos clubes com jogadoras no Euro 2025 Feminino. Benfica é a equipa portuguesa que mais recebe.

Custou 30 milhões de euros em 2024 e a AS Roma já trabalha na sua saída

Artem Dovbyk está na porta de saída da AS Roma. Avançado ucraniano não entra nos planos do treinador Gian Piero Gasperini.

Manchester United de Ruben Amorim disposto a oferecer 100 milhões de euros por craque da Serie A

O Manchester United quer reforçar o setor ofensivo. Portal espanhol Fichajes garante forte interesse em Kenan Yildiz, da Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o Vitória SC x Sporting da 15.ª jornada da Primeira Liga

O Vitória SC recebe o Sporting na 15.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para dia 23 de dezembro, às 20h45.

Sporting publica vídeo de Natal: «O maior legado que deixamos são os nossos valores»

Faltam 5 dias para o Natal e o Sporting publicou um vídeo alusivo à época festiva. «O maior legado que deixamos são os nossos valores», escrevem.

João Henriques é o novo treinador do AVS SAD

O AVS SAD oficializou este sábado a contratação de João Henriques. Técnico de 53 anos assina contrato até ao final da época.