Publicidade

FC Porto 4-0 Vitória FC: Chuva (de golos) no Dragão

Pedro Pinto Diniz · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

FC Porto e Vitória FC encontraram-se no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, Prova Rainha em Portugal. Este é o segundo degrau da escalada de ambas as equipas na Taça, sendo que os dragões venceram o SC Coimbrões por cinco bolas a zero na terceira eliminatória e os sadinos aplicaram o mesmo resultado ao Águias Moradal. No confronto entre estas duas equipas do primeiro escalão do futebol português, o FC Porto levou a melhor e seguiu, assim, para os oitavos-de-final da prova.

O FC Porto entrou melhor na partida, mas o Vitória não se restringiu apenas à sua defesa. Os sadinos tentaram sair rápido, mas a primeira oportunidade de golo foi para os portistas. Corona, isolado após passe de Loum, atirou ao poste direito da baliza de Makaridze.

Aos 31′, Diogo Costa, num pontapé de baliza, lançou a bola diretamente para Corona que, quando ia isolado, foi derrubado por André Sousa, o que valeu o cartão vermelho direto para o defesa sadino. Otávio, na marcação do livre, tocou curto para Alex Telles, o brasileiro rematou com potência, Makaridze não agarrou e Mbemba, no ressalto, de cabeça, fez o primeiro da partida.

Em cima do intervalo, Otávio assistiu Fábio Silva, que, com a baliza escancarada, não falhou, e acrescentou mais um golo pela equipa dos graúdos à sua conta pessoal. Estava feito o segundo da partida e do FC Porto.

Fábio Silva voltou a marcar pela equipa A do FC Porto, depois de ter renovado contrato
Fonte: Diogo Cardoso/ Bola na Rede

Sem mais oportunidades de golo até ao intervalo, as duas equipas recolheram aos balneários com o FC Porto em vantagem por duas bolas a zero e mais um elemento em campo.

O segundo tempo começou com o FC Porto a dilatar a vantagem no marcador. 10′ depois do início da segunda metade, Jubal, após cruzamento de Corona, empurrou a bola para a própria baliza. Tudo parecia já resolvido no que abrangia o resultado final da partida. Nem cinco minutos depois, Marega concluiu para o quarto golo dos dragões e fechou por completo a partida.

Antes do fim do encontro, Nakajima e Loum ainda atiraram ao poste da baliza de Makaridze, mas tudo se manteve na mesma no que ao resultado dizia respeito.

Carlos Xistra apitou para o fim dos 90′ e, na estreia de Júlio Velásquez pelo Vitória FC, o FC Porto repetiu o resultado do campeonato frente aos sadinos, quatro bolas a zero e segue para os oitavos-de-final da competição.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

FC Porto: Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Diogo Leite, Alex Telles; Tecatito( 67′ Soares), Loum, Danilo( 67′ Nakajima), Otávio; Marega, Fábio Silva( 59′ Aboubakar)

Vitória FC: Makaridze,André Sousa, Jubal, Artur Jorge, Mano; Nuno Valente, José Semedo, Leandrinho (46′ Ghilas), Brian( 60′ Carlos Vinícius); Zéquinha, Hildeberto

A FIGURA

Fonte: FC Porto

Moussa Marega – O maliano marcou o quarto golo do FC Porto e deu muito trabalho à defensiva sadina com as suas movimentações.

O FORA-DE-JOGO

Fonte: Vitória FC

André Sousa – O defesa sadino foi expulso por travar Corona, aos 32′, e condicionou a sua equipa.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Porto

BnR: A ganhar quatro a zero, colocou Aboubakar e Soares, terminando o jogo com três pontas de lança de raiz. Que quis retirar da equipa com estas substituições?

Sérgio Conceição: Primeiro, comecei por fazer substituições para dar minutos ao Aboubakar, depois não posso negar que tirei dois jogadores que têm sido muito utilizados. Coloquei, na vez, deles, dois jogadores para dar peso ao setor ofensivo, pois jogamos sempre com o foco na baliza adversária.

Vitória FC

BnR: Depois dos primeiros dias de trabalho com a equipa, quais foram as maiores dificuldades que encontrou no plantel?

Júlio Velásquez: Primeiro, mais do que as dificuldades, devemos falar do positivo. Os atletas estão predispostos, as pessoas do Vitória também, os adeptos e funcionários receberam-me muito bem, mas temos muito trabalho para fazer, temos de melhorar a fase com bola e manter o equilíbrio na fase sem bola. Não é fácil jogar o primeiro jogo com uma equipa como estas. Temos de estar num estado emocional que ainda não está como queremos, melhorar a nível físico e psicológico, melhorar na fase ofensiva, ir apanhando mais confiança, mas sempre com tranquilidade.

Foto de capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Pinto Diniz

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.