FC Porto 4-1 FC Famalicão: Vitória convicta na invicta

- Advertisement -

A CRÓNICA – SHOW DE GALENO NA VITÓRIA DO FC PORTO

Após o empate surpreendente no Jamor frente ao Casa Pia AC na 15.ª jornada da Liga Portuguesa, os campeões nacionais receberam o FC Famalicão com o objetivo de se aproximarem do primeiro lugar, depois do SL Benfica empatar com o Sporting CP, em casa.

Já os famalicenses, comandados por João Pedro Sousa, chegaram ao dragão com os níveis de confiança muito elevados, com duas vitórias nos dois últimos duelos da Liga.

Os dragões entraram com consciência que não podiam perder pontos nesta jornada e aos 40 segundos, Uribe, faz o primeiro remate para uma defesa algo atrapalhada de Luiz Júnior, deixando o aviso de que o FC Porto não estava para brincadeiras. A vontade de chegar ao primeiro golo acabou por ser recompensada aos nove minutos, com o golo de Galeno, após uma grande jogada coletiva, desde a primeira fase de construção. De realçar a assistência de Toni Martinez.

Ao alcançar a vantagem, o FC Porto soube controlar todas as ações do jogo chegando mesmo ao segundo golo da partida aos 21 minutos, após, mais uma jogada insistente de João Mário pela direita e na recarga depois do remate de Uribe, Galeno bisa e dilata o resultado. O FC Famalicão apesar de se encontrar com dois golos de desvantagem, não deixou de procurar atacar a baliza de Diogo Costa, fosse em contra-ataques ou ataques rápidos, principalmente pelo lado esquerdo por Ivan Jaime, que vive um grande momento de forma, e Francisco Moura.

O golpe “final” que tiraria a esperança dos famalicenses, viria a 3 minutos do fim da primeira parte com um remate fora de área de Otávio, depois de mais um lance de desorganização defensiva dos famalicenses e o internacional português a não perdoar após a assistência de Galeno.

Na segunda parte e com o jogo controlado, o FC Porto não deixou de atacar e foi recompensado logo aos 48 minutos com o grande cabeceamento do goleador da equipa, Mehdi Taremi. Destaque para o cruzamento açucarado de João Mário. Sem baixar os abraços, o FC Famalicão foi recompensado quatro minutos depois, com o golo de honra de Rui Fonte.

Até ao final do encontro foram várias as oportunidades criadas pelo FC Porto para dilatar o resultado, fosse por Galeno, Pepê ou até mesmo Eustáquio. Ocasiões que não foram concretizadas, deixando o resultado em 4-1 para os dragões que assim regressam às vitórias no campeonato.

Com esta vitória o FC Porto termina a 16ª jornada no terceiro lugar da tabela classificativa com 36 pontos, já o FC Famalicão situa-se na décima terceira posição, à condição, com 17 pontos.

A FIGURA

Galeno FC Porto
Fonte: DIogo Cardoso/BnR

Galeno Com a participação direta em três dos quatro golos do jogo, o brasileiro chega a esta fase da temporada num grande momento de forma. Sempre a romper pela esquerda, o velocista dos dragões foi um autêntico «quebra-cabeças» para a defesa do FC Famalicão.

O FORA DE JOGO

O português do Famalicão  seria a opção ideal para o SL Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Gustavo AssunçãoO médio dos famalicenses não esteve em bom plano. Muitas perdas de bola em zonas proibidas, uma delas que deu o terceiro golo do FC Porto. Pouca agressividade e dinamismo, refletiram aquela que foi a pior exibição de Gustavo Assunção na atual temporada ao serviço do FC Famalicão, sendo mesmo substituído ao intervalo.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé fala em vergonha sobre a exibição do Real Madrid frente ao Benfica e atira: «Se ao intervalo estivéssemos a perder por 5-1,...

Kylian Mbappé analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Quando salta um médio como o Sudakov a pressionar, os alas têm de fechar dentro»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Real Madrid em conferência de imprensa. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede.

Samuel Dahl e os momentos vividos pelo Benfica antes do quarto golo: «Percebi que precisávamos de um golo»

Samuel Dahl analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

FC Porto chega a acordo com o Nice para empréstimo com opção de compra de Terem Moffi

Esta quarta-feira, o FC Porto chegou a acordo com o Nice para o empréstimo de Terem Moffi. O negócio inclui uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho e os playoffs da Champions League: «Em dois jogos é mais difícil, mas futebol é futebol»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho pede desculpa a Álvaro Arbeloa pelos festejos: «Naquele momento nos esquecemos de tudo»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.