📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 4-1 FC Famalicão: Vitória convicta na invicta

- Advertisement -

A CRÓNICA – SHOW DE GALENO NA VITÓRIA DO FC PORTO

Após o empate surpreendente no Jamor frente ao Casa Pia AC na 15.ª jornada da Liga Portuguesa, os campeões nacionais receberam o FC Famalicão com o objetivo de se aproximarem do primeiro lugar, depois do SL Benfica empatar com o Sporting CP, em casa.

Já os famalicenses, comandados por João Pedro Sousa, chegaram ao dragão com os níveis de confiança muito elevados, com duas vitórias nos dois últimos duelos da Liga.

Os dragões entraram com consciência que não podiam perder pontos nesta jornada e aos 40 segundos, Uribe, faz o primeiro remate para uma defesa algo atrapalhada de Luiz Júnior, deixando o aviso de que o FC Porto não estava para brincadeiras. A vontade de chegar ao primeiro golo acabou por ser recompensada aos nove minutos, com o golo de Galeno, após uma grande jogada coletiva, desde a primeira fase de construção. De realçar a assistência de Toni Martinez.

Ao alcançar a vantagem, o FC Porto soube controlar todas as ações do jogo chegando mesmo ao segundo golo da partida aos 21 minutos, após, mais uma jogada insistente de João Mário pela direita e na recarga depois do remate de Uribe, Galeno bisa e dilata o resultado. O FC Famalicão apesar de se encontrar com dois golos de desvantagem, não deixou de procurar atacar a baliza de Diogo Costa, fosse em contra-ataques ou ataques rápidos, principalmente pelo lado esquerdo por Ivan Jaime, que vive um grande momento de forma, e Francisco Moura.

O golpe “final” que tiraria a esperança dos famalicenses, viria a 3 minutos do fim da primeira parte com um remate fora de área de Otávio, depois de mais um lance de desorganização defensiva dos famalicenses e o internacional português a não perdoar após a assistência de Galeno.

Na segunda parte e com o jogo controlado, o FC Porto não deixou de atacar e foi recompensado logo aos 48 minutos com o grande cabeceamento do goleador da equipa, Mehdi Taremi. Destaque para o cruzamento açucarado de João Mário. Sem baixar os abraços, o FC Famalicão foi recompensado quatro minutos depois, com o golo de honra de Rui Fonte.

Até ao final do encontro foram várias as oportunidades criadas pelo FC Porto para dilatar o resultado, fosse por Galeno, Pepê ou até mesmo Eustáquio. Ocasiões que não foram concretizadas, deixando o resultado em 4-1 para os dragões que assim regressam às vitórias no campeonato.

Com esta vitória o FC Porto termina a 16ª jornada no terceiro lugar da tabela classificativa com 36 pontos, já o FC Famalicão situa-se na décima terceira posição, à condição, com 17 pontos.

A FIGURA

Galeno FC Porto
Fonte: DIogo Cardoso/BnR

Galeno Com a participação direta em três dos quatro golos do jogo, o brasileiro chega a esta fase da temporada num grande momento de forma. Sempre a romper pela esquerda, o velocista dos dragões foi um autêntico «quebra-cabeças» para a defesa do FC Famalicão.

O FORA DE JOGO

O português do Famalicão  seria a opção ideal para o SL Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Gustavo AssunçãoO médio dos famalicenses não esteve em bom plano. Muitas perdas de bola em zonas proibidas, uma delas que deu o terceiro golo do FC Porto. Pouca agressividade e dinamismo, refletiram aquela que foi a pior exibição de Gustavo Assunção na atual temporada ao serviço do FC Famalicão, sendo mesmo substituído ao intervalo.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Swansea vai pagar 1 milhão de euros por Vítor Matos e treinador despede-se do Marítimo

Vítor Matos prepara-se para deixar o Marítimo. O Swansea vai pagar um milhão de euros pelo técnico português.

Pep Guardiola encantado com internacional português: «É absolutamente um dos melhores jogadores que treinei na minha carreira»

Pep Guardiola está muito satisfeito com o rendimento de Bernardo Silva, deixando vários elogios ao internacional português.

Américo Branco na lista de candidatos para diretor desportivo do AZ Alkmaar

Américo Branco, português de 35 anos que atualmente dirige o Fortuna Sittard, está a ser apontado ao AZ Alkmaar, para o cargo de diretor desportivo.

Terramoto na Premier League: clubes aprovam limite salarial e vão haver sanções

Os emblemas da Premier League provaram durante esta sexta-feira a imposição de um limite salarial a partir da próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot comenta as palavras de Andy Robertson sobre Diogo Jota: «Sentimos falta do jogador e da pessoa»

Arne Slot, reagiu às palavras de Andrew Robertson sobre Diogo Jota, referindo que faz muita falta no Liverpool como jogador e pessoa.

Jordi Alba elogia Lamine Yamal e afasta comparações com Lionel Messi: «Grandíssimo jogador… mas não há comparação possível»

Jordi Alba voltou a reforçar o seu carinho especial com Lionel Messi e afastou qualquer tentativa de comparação com Lamine Yamal, apesar de o elogiar bastante.

Leonardo Jardim deixa futuro em aberto no Cruzeiro: «Penso se vale a pena continuar»

O Cruzeiro voltou a perder pontos frente ao Juventude e levou Leonardo Jardim a admitir que vai repensar se fica ou não no clube, apesar de ter contrato até dezembro de 2026.