FC Porto | Amigáveis só à porta fechada

- Advertisement -

Nesta pré-época mais pequena de sempre depois da época mais longa de sempre, o FC Porto tomou a opção de não fazer qualquer jogo amigável aberto ao público. É também a primeira vez, pelo menos desde que nasci, que não existe um jogo de apresentação, que também só faz sentido com público nas bancadas do Dragão.

O FC Porto nunca iria ser o clube em Portugal mais falado ao longo deste mês de preparação devido ao fenómeno Jorge Jesus e tudo o que veio de arrasto com a contratação do técnico português por parte do SL Benfica. A equipa da Luz reforçou-se em peso e o grande interesse dos adeptos e dos media em Portugal iria sempre cair nos encarnados. Devido a isso, é perfeitamente compreensível que o clube do Dragão tenha optado apenas por jogos de treino à porta fechada.

Os jogos de pré-época podem sempre ser incrivelmente enganadores e podem muitas vezes criar falsas expetativas nas mentes dos adeptos, sejam elas positivas ou negativas. De um ponto de vista puramente estratégico, se por qualquer uma das mil e uma razões possíveis os jogos não corressem de feição à equipa de Sérgio Conceição e, por outro lado, corressem de facto bem ao SL Benfica, todo este alarido que se tem vindo a sentir na comunicação social iria apenas ser exacerbado.

E, para além disso, os jogos em si são, para muitos treinadores, a parte menos importante da pré-época. Os jogadores estão quase sempre muito desgastados física e mentalmente e acabam por não ter o rendimento que iriam normalmente ter. Os treinadores começam logo a ser criticados pelos adeptos e pela comunicação social e perde-se logo aquela união que Sérgio Conceição tanto fala como sendo crucial.

Da pouca informação que tem saída para fora, não tem sido fácil tirar grandes conclusões. Segundo os grafismos apresentados (normalmente) no O JOGO, a equipa tem jogado tanto em 4x4x2 como em 4x3x3, prevendo, como se já estava a antecipar, que serão novamente estes os sistemas utilizados por Conceição. Sabendo claro que o sistema com dois avançados é o preferido do treinador, que tem vindo a adotar os três médios nos jogos mais difíceis para garantir o controlo do miolo do campo.

Em termos de jogadores, está tudo ainda muito incerto. O plantel está ainda demasiado grande, com muitas saídas ainda por acontecer. Vão sair centrais (Queirós e Osorio os mais prováveis) e são ainda necessárias algumas saídas na frente do ataque, depois das contratações de Taremi, Evanilson e a possível transferência de Toni Martínez. Ainda assim, mesmo estes jogadores que se prevê a saída têm tido minutos para se mostrarem a Sérgio.

Nesta pré-época tão pequena e tão próxima da passada época, seria sempre natural que as coisas não fossem como o normal, e no FC Porto isso não é exceção. Para voltarmos a ver os mandados de Conceição, teremos que esperar ansiosamente pelo início do campeonato.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Movimento Leixões XXI lança 31 propostas para o futuro do clube: «A nossa visão é de uma união assente no respeito e no diálogo»

Modernizar a gestão, recuperar a ambição e reforçar a transparência. É este o desafio lançado pelo Leixões XXI, através das 31 propostas apresentadas para o futuro do clube.

Alessandro Circati: Fica a conhecer o central que está muito próximo de assinar pelo Benfica

Alessandro Circati está próximo de se tornar jogador do Benfica. O defesa australiano atua no Parma, em Itália.

Filipe Coelho analisa a goleada sofrida do Casa Pia frente ao Benfica em resposta ao Bola na Rede

O Casa Pia foi goleado pelo Benfica por 7-0 na segunda jornada da Primeira Liga. Filipe Coelho respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Manuel Bento: O “Pé de Chibo” das balizas

Quarenta anos depois do Campeonato do Mundo 1986, há que recordar alguém que esteve pela última vez em grande plano na sua carreira na competição disputada do México. Esse alguém é Manuel Galrinho Bento.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva responde ao Bola na Rede após goleada do Benfica: «Temos vindo a melhorar desde o princípio da época»

O Benfica goleou o Casa Pia por 7-0 na segunda jornada da Primeira Liga. No final do jogo, Marco Silva respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Olheiro BnR | Nestory Irankunda

O Sporting confirmou, no último sábado, a contratação de Nestory Irankunda, extremo australiano de 20 anos que representava o Watford, do Championship.

Diego Simeone confirma continuidade de Julián Álvarez: «É como em tribunal: já não há margem para dúvidas»

Diego Simeone confirmou a permanência de Julián Álvarez no Atlético Madrid, recorrendo a uma decisão da direção para encerrar o caso.