O canto do cisne? | FC Porto x Casa Pia AC

    Liga Portugal, Jornada 32. Domingo, 20h30, 14 de maio de 2023

    ANTEVISÃO: DRAGÃO ENTRA EM CAMPO COM O DESTINO TRAÇADO

    Após algumas semanas de esperança renovada, a vitória do SL Benfica frente ao SC Braga esvaziou quase por completo as hipóteses do FC Porto renovar o título nacional.

    Este Domingo, o FC Porto entra em campo, no Estádio do Dragão, para defrontar o Casa Pia, sabendo de antemão o resultado das águias em Portimão e que, após a vitória benfiquista, entrará em campo com o destino traçado. Com apenas mais dois jogos por disputar, só uma hecatombe pode retirar ao SL Benfica o título de campeão nacional.

    O jogo servirá, provavelmente, na perspetiva portista, para carimbar o passaporte para a Liga dos Campeões. Em caso de vitória, seria necessária uma hecatombe ainda maior para que o FC Porto perdesse o segundo lugar para o SC Braga que, apesar de uma época de alto nível, teria que se contentar com um meritório terceiro posto. Relembrar, ainda, que para além do duelo pelo segundo lugar do pódio, as duas equipas irão defrontar-se, no início do próximo mês, na final da Taça de Portugal, na procura de mais um título e de uma importante classificação para a próxima edição da Supertaça Cândido de Oliveira.

    Estas últimas jornadas servirão, também, portanto, para manter a equipa ligada à ficha até esse que será o jogo mais importante dos que restam disputar.

    O Casa Pia, que durante grande parte da época ameaçou os lugares europeus, tem vindo a perder algum fulgor, mas, ainda assim, acarreta riscos para os quais o FC Porto e Sérgio Conceição terão que estar bem atentos.

    Espera-se uma equipa descomplexada sem muito a perder e que já provou esta época que pode causar dano aos, ainda, campeões nacionais. Na primeira volta, no Jamor, o FC Porto não foi além de um empate a zero mesmo tendo jogado uma parte completa em superioridade numérica. A velocidade de Rafael Martins e Godwin nas alas será o principal perigo à baliza de Diogo Costa, mas esta equipa do Casa Pia, que tem em Afonso Taira o patrão do meio-campo, tem vindo a mostrar que vale muito mais pelo conjunto do que pela soma das individualidades.

    O FC Porto, que atravessa um bom momento ao nível dos resultados, mas um período sofrível no capítulo das exibições terá que lidar com a dificuldade acrescida de não poder contar com Marcano e, principalmente, Otávio. Todavia, jogando em casa, e com armas como Pepê ou Galeno para desequilibrar nas alas ou Pepe a liderar a defesa, está obrigado a controlar o jogo e a amealhar mais três pontos.

    Será esta a jornada do canto do cisne no que às aspirações do título diz respeito?

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo deste Domingo é o 6.º entre as duas equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, registou-se um empate a zero
    3. Nos 5 jogos anteriores, esse empate foi mesmo o melhor que os lisboetas conseguiram fazer. Somam-se, ainda, quatro vitórias portistas
    4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O Casa Pia AC, por seu turno, está na 9.ª posição da tabela
    5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 22 golos. 19 marcados pelo FC Porto e três pelo Casa Pia
    6. É o 3.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Casa Pia
    7. Nos dois jogos anteriores, o treinador portista venceu um e empatou outro
    8. O Casa Pia regressou esta época à primeira divisão do futebol português após um jejum de largas décadas
    9. Na última vez que as duas equipas se encontraram em casa portista, para o campeonato, os dragões venceram por 10-0, em 1939
    10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Carlos Nunes, que representou o FC Porto na década de 30

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Pepe FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Pepe – O capitão do FC Porto e da seleção nacional tem vindo a desafiar a ciência e é, ainda, aos 40 anos, uma referência na sua posição. Indiscutível na equipa de Sérgio Conceição, tem sido pelas suas exibições, mas, acima de tudo, pela sua liderança e compromisso, que o FC Porto tem vindo a somar vitórias mesmo num período de menor fulgor exibicional.

    Rafael Martins Casa Pia AC
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Rafael Martins – É já um velho conhecido do futebol português. Já passou por vários clubes do nosso futebol e sempre em alto rendimento. Está época tem-se apresentado, novamente, em bom nível. A sua velocidade e sagacidade, bom como a sua capacidade goleadora, podem fazer mossa num FC Porto que, em casa, se prevê dominador.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, Manafá, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Uribe, Eustáquio, Pepê, Galeno; Taremi e Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    «O Casa Pia fez uma boa primeira volta, apesar dos resultados na segunda volta. Penso que os jogadores não desaprenderam. Espera-nos um jogo difícil contra uma equipa que não sofre muitos golos e que é consistente em termos defensivos».

    Casa Pia AC (5x4x1): Ricardo Batista, Vasco Fernandes, Fernando Varela, Zolotic, Lelo, Lucas Soares; Afonso Taira, Ângelo Neto, Rafael Martins, Godwin; Clayton Silva

    Treinador: Filipe Martins

    «Sabemos que se entrarmos só a pensar em defender, muito provavelmente perdemos. Por isso, vamos procurar dividir o jogo, sabendo que teremos muito menos quantidade de posse, e quando a tivermos temos de aproveitar para procurar ferir e agredir o FC Porto».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 Casa Pia AC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    O futuro incerto dos Phoenix Suns | NBA

    Os Phoenix Suns terminaram, oficialmente, a sua época depois...

    4 vencedores e 2 derrotados no ATP Masters 1000 Madrid | Ténis

    Andrey Rublev surpreendeu os adeptos da modalidade ao vencer...
    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.