FC Porto x CD Tondela: Cânticos dão força a beirões?

- Advertisement -

Supertaça de Portugal: Sábado, 20:45h, 30 de julho de 2022

AVEIRO RECEBE REGRESSO DO FUTEBOL COM CONFRONTO DE OPOSTOS

Está de volta o Futebol! Depois de uma pré-época conturbada, o FC Porto disputará frente ao CD Tondela a sua 32.ª Supertaça Portuguesa e parte como claro favorito.

Entre as saídas de vários jogadores importantes na conquista do título, como Vitinha, Fábio Vieira, Chancel Mbemba ou até Francisco Conceição, às quais se juntam os castigos a Diogo Costa, Fábio Cardoso, Wilson Manafá e Otávio Monteiro, os dragões precisam de encontrar um onze que seja suficiente para travar a ambição tondelense. Sérgio Conceição irá ter uma (nova) tarefa hercúlea para reformular a equipa e perseguir o sonho do bicampeonato.

@bolanaredept Esta é a nossa antevisão à Supertaça! E tu, quem achas que vai ganhar? Diz-nos nos comentários. #BolanaRedePT #BolanaRede #BnR #Futebol #FutebolPortuguês #LigaPortugal #futebolportuguês⚽️🇵🇹 #JornalismoDesportivo #Jornalismo #Supertaca #FCPorto #Porto #CDTondela #Tondela #Final ♬ Calm Lo-Fi Chill Beat(933834) – MASK G

O treinador do FC Porto irá contar com Mehdi Taremi e Evanilson, duas das peças fundamentais no onze dos azuis e brancos, e os dois avançados serão uma das maiores garantias de golos nesta partida e não só.

Em Aveiro, o CD Tondela espera dar ainda mais luta do que deu no Jamor, em maio passado. A equipa que desceu à Segunda Liga Portuguesa é agora treinada por Tozé Marreco, que já representara os auriverdes como jogador, em 13/14 e 14/15. Os beirões também viram sair muitos dos seus melhores jogadores, como Salvador Agra, Neto Borges, Eduardo Quaresma e Tiago Dantas e passa por um período de reformulação.

O objetivo do CD Tondela, nesta partida frente ao FC Porto, passa certamente por se mostrar como um clube de Primeira Liga e também assumir-se como um dos fortes candidatos à subida na sempre complicada Segunda Liga.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. FC Porto e CD Tondela defrontaram-se por 16 vezes, com clara vantagem dos portistas, que somam 14 vitórias, contra apenas um triunfo dos tondelenses;
  2. Nas últimas sete participações na final da Supertaça, o FC Porto ganhou todos, mantendo assim uma invencibilidade consecutiva;
  3. O FC Porto venceu os 13 últimos jogos realizados frente ao CD Tondela;
  4. Na época passada, o FC Porto venceu os três jogos realizados frente ao CD Tondela: 1-3 em Tondela, 4-0 no Estádio do Dragão e 3-1 no Jamor;
  5. Medhi Taremi marcou nos seis jogos realizados frente ao CD Tondela desde que é jogador do FC Porto;
  6. A única vitória do CD Tondela frente ao FC Porto foi em 2015/16, quando venceu no Estádio do Dragão por 0-1, com um golo de Luís Alberto;
  7. Tozé Marreco, o novo treinador do CD Tondela, é ainda o melhor marcador de sempre da Taça da Liga, com 12 golos;
  8. A última derrota do FC Porto na Supertaça remonta a 2008, quando perdeu frente ao Sporting CP por 0-2:
  9. O FC Porto venceu a última Supertaça que disputou, batendo o SL Benfica por 2-0;
  10. Os dragões são o clube com mais Supertaças (22), mais do que Sporting CP (9) e SL Benfica (8) juntos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Diogo Cardoso/BnR

Medhi Taremi (FC Porto) – O iraniano tem sido motivo de algumas polémicas nestas últimas semanas, mas não deixa de ser um enorme perigo para o CD Tondela. Com a camisola dos dragões, Taremi marcou sempre ao clube auriverde e poderá festejar de novo nesta Supertaça.

 

Daniel dos Anjos (CD Tondela) – O avançado brasileiro que chegou às Beiras na temporada passada poderá ser um dos focos de perigo do CD Tondela. Com passagem pelo SL Benfica, Daniel dos Anjos poderá aproveitar a saída de Boselli para se assumir como a referência ofensiva do CD Tondela nesta época.

XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4-4-2): Marchesín, João Mário, Pepe, Ivan Marcano e Zaidu; Eustáquio, Uribe, Galeno e Pêpê; Medhi Taremi e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

“Vamos apanhar um Tondela difícil, uma equipa difícil, praticamente a mesma que jogou contra nós há um mês e meio na final da Taça de Portugal, com treinador diferente e alguns jogadores com experiência de Primeira Liga”.

 

CD Tondela (3-5-2): Babacar Niasse, Jota Gonçalves, Marcelo Alves e Manu Hernando; Tiago Almeida, Pedro Augusto, Iker Undabarrena e Bebeto; Telmo Arcanjo, Daniel dos Anjos e Rafael Barbosa.

Treinador: Tozé Marreco

“Relativamente ao jogo com o FC Porto, se para nós a nível emocional não chega o facto de podermos entrar na história… Mesmo o facto de não ser feita nenhuma pergunta sobre o Tondela na conferência do Sérgio é indicador claro de que ninguém acredita em nós. Se não formos nós a ter essa vontade de fazer história, não vale a pena”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 4-1 CD TONDELA

Artigo revisto por Joana Mendes

Vítor Vieira
Vítor Vieira
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto conta com concorrência pesada por sensação do Mundial 2026

O FC Porto não é o único emblema que está interessado em Gustavo Puerta. A Atalanta e a AS Roma estão na corrida pelo médio colombiano.

Santa Clara pode avançar por jogador que foi devolvido pelo Sporting

O Santa Clara está a ponderar avançar para a contratação de Rômulo Júnior, jogador que esteve cedido ao Sporting em 2025/26.

Rafael Leão: «A equipa está mais tranquila»

Rafael Leão realizou a antevisão ao encontro entre Portugal e a Colômbia, jogo da terceira jornada da fase de grupos do Mundial 2026.

Fabrizio Romano dá novidades sobre a ida de Gonçalo Ramos para o AC Milan: italianos devem pagar 74 milhões de euros fixos

Fabrizio Romano deu novidades em relação à transferência de Gonçalo Ramos para o AC Milan, deixando o PSG a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ousmane Dembélé mostra Bola de Ouro e faz hat-trick na goleada da França contra a Noruega e Senegal goleia para entrar no grupo dos...

A França não poupou e bateu a Noruega na última jornada do Grupo I. O Senegal goleou o Iraque para se meter bem colocado na corrida pelos terceiros lugares.

João Neves: «É acreditar no ‘staff’ e em nós mesmos»

João Neves vai participar na partida de Portugal contra a Colômbia, encontro da terceira jornada da fase de grupos do Mundial 2026.

Benfica: excedentário também interessa a clubes de ligas de topo

Gustavo Varela não entra nos planos do Benfica e soma vários interessados para uma mudança do ponta de lança português.