FC Porto no Clássico | Pontos fortes e fracos no empate frente ao Sporting CP

FC Porto e Sporting CP mediram forças e saíram do jogo grande o primeiro Clássico da temporada –, da 5.ª jornada da Primeira Liga, a quatro pontos do primeiro classificado.

Um encontro marcado pelas paragens constantes, pelos 12 amarelos mostrados durante a partida e pelas poucas oportunidades de perigo para cada um dos lados.

Uma vez mais, o marcador ditou um empate, tendo sido este o terceiro seguido entre ambos os emblemas, em jogos a contar para o campeonato.

Comecemos pelo início:

O FC Porto foi a jogo com Luis Díaz, Uribe e Corona no onze inicial – os colombianos juntaram-se ao plantel apenas na sexta-feira à noite, depois do jogo pela seleção, enquanto que Corona, apesar de ter regressado mais cedo do que Uribe e Díaz, também jogou pelo México na passada quinta-feira.

Receava-se que a condição física destes três atletas pudesse não estar ao melhor nível, mas o número sete mostrou que tinha muito para dar.

Os dragões pisaram o relvado com um sistema diferente daquele que Sérgio Conceição utiliza regularmente – desta feita, o 4-2-3-1 foi o esquema tático eleito pelo técnico portista.

Taremi era homem só na frente de ataque e Otávio ocupava o papel de médio ofensivo, com Uribe e Bruno Costa como médios mais recuados.

Contudo, ainda na primeira metade do encontro, desfez-se este meio campo com a saída de Bruno Costa e a entrada de Sérgio Oliveira.

FC Porto Clássico
Luis Díaz está a fazer um excelente arranque de temporada, com três golos e uma assistência em cinco jogos. Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Marcano também entrou mal no jogo, permitindo que Porro fizesse o cruzamento para Nuno Santos no golo do Sporting CP. Inclusivamente, continuou a cometer erros defensivos, o que levou também à sua substituição por Wilson Manafá.

Sem dúvida que estes dois elementos, Bruno Costa e Marcano, estiveram uns furos abaixo do esperado.

Também a permeabilidade e a desatenção no setor defensivo, principalmente com Mbemba a cometer alguns erros que podiam ter custado caro ao FC Porto, marcaram a primeira parte do jogo.

Diogo Costa foi quem salvou a baliza portista e, diga-se de passagem, mostrou-se em alto nível, com saídas sólidas e um bom posicionamento entre os postes.

Sem dúvida que, a par de Luis Díaz, que tirou um coelho da cartola num lance de génio, foram os melhores jogadores em campo.

Faltou mais intensidade à equipa portista, que se mostrou pouco conectada dentro de campo e com pouca capacidade de transpor a linha defensiva do Sporting CP.

A nível de mexidas na equipa, Sérgio Conceição pecou por apenas lançar Pepê e Grujic aos 90+2, uma vez que o sérvio podia ter dado mais equilíbrio defensivo aos dragões.

Por fim, destaque negativo para os minutos finais de Toni Martínez, que levaram à sua expulsão, reflexo de uma clara dificuldade em controlar o seu temperamento.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.