FC Porto no Clássico | Pontos fortes e fracos no empate frente ao Sporting CP

- Advertisement -

FC Porto e Sporting CP mediram forças e saíram do jogo grande o primeiro Clássico da temporada –, da 5.ª jornada da Primeira Liga, a quatro pontos do primeiro classificado.

Um encontro marcado pelas paragens constantes, pelos 12 amarelos mostrados durante a partida e pelas poucas oportunidades de perigo para cada um dos lados.

Uma vez mais, o marcador ditou um empate, tendo sido este o terceiro seguido entre ambos os emblemas, em jogos a contar para o campeonato.

Comecemos pelo início:

O FC Porto foi a jogo com Luis Díaz, Uribe e Corona no onze inicial – os colombianos juntaram-se ao plantel apenas na sexta-feira à noite, depois do jogo pela seleção, enquanto que Corona, apesar de ter regressado mais cedo do que Uribe e Díaz, também jogou pelo México na passada quinta-feira.

Receava-se que a condição física destes três atletas pudesse não estar ao melhor nível, mas o número sete mostrou que tinha muito para dar.

Os dragões pisaram o relvado com um sistema diferente daquele que Sérgio Conceição utiliza regularmente – desta feita, o 4-2-3-1 foi o esquema tático eleito pelo técnico portista.

Taremi era homem só na frente de ataque e Otávio ocupava o papel de médio ofensivo, com Uribe e Bruno Costa como médios mais recuados.

Contudo, ainda na primeira metade do encontro, desfez-se este meio campo com a saída de Bruno Costa e a entrada de Sérgio Oliveira.

FC Porto Clássico
Luis Díaz está a fazer um excelente arranque de temporada, com três golos e uma assistência em cinco jogos. Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Marcano também entrou mal no jogo, permitindo que Porro fizesse o cruzamento para Nuno Santos no golo do Sporting CP. Inclusivamente, continuou a cometer erros defensivos, o que levou também à sua substituição por Wilson Manafá.

Sem dúvida que estes dois elementos, Bruno Costa e Marcano, estiveram uns furos abaixo do esperado.

Também a permeabilidade e a desatenção no setor defensivo, principalmente com Mbemba a cometer alguns erros que podiam ter custado caro ao FC Porto, marcaram a primeira parte do jogo.

Diogo Costa foi quem salvou a baliza portista e, diga-se de passagem, mostrou-se em alto nível, com saídas sólidas e um bom posicionamento entre os postes.

Sem dúvida que, a par de Luis Díaz, que tirou um coelho da cartola num lance de génio, foram os melhores jogadores em campo.

Faltou mais intensidade à equipa portista, que se mostrou pouco conectada dentro de campo e com pouca capacidade de transpor a linha defensiva do Sporting CP.

A nível de mexidas na equipa, Sérgio Conceição pecou por apenas lançar Pepê e Grujic aos 90+2, uma vez que o sérvio podia ter dado mais equilíbrio defensivo aos dragões.

Por fim, destaque negativo para os minutos finais de Toni Martínez, que levaram à sua expulsão, reflexo de uma clara dificuldade em controlar o seu temperamento.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Mundial: Ismaila Sarr quebra registo importante e faz história por Senegal

Ismaila Sarr é o melhor marcador de sempre do Senegal em Mundiais. Avançado de 28 anos tem agora quatro golos apontados.

Más notícias para Espanha: Lesão pode afastar extremo dos restantes jogos do Mundial 2026

Luis de La Fuente revelou que Yeremy Pino será submetido a exames, afirmando que o extremo do Crystal Palace pode ter fraturado a clavícula.

Novo desafio em França: Eliaquim Mangala na equipa técnica de Ian Cathro

Eliaquim Mangala é um dos elementos da equipa técnica de Ian Cathro no Saint-Étienne. Emblema francês oficializou.

Rui Costa deixa garantia: «Andreas Schjelderup não esteve para sair por 8 milhões de euros»

Rui Costa afastou a possibilidade de Andreas Schjelderup rumar ao Club Brugge por oito milhões de euros no mercado de janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Inglaterra tem baixa para o jogo contra o Panamá no Mundial 2026

Reece James vai ser baixa no Panamá x Inglaterra, diz a imprensa inglesa. Lateral ainda espera pelos resultados de um exame.

Rui Costa revela chegada de reforço nos próximos dias: «Já está tratado e negociado»

Rui Costa, presidente do Benfica, revelou chegada de defesa-central nos «próximos dias». «Já está tratado e negociado»

Carlos Queiroz volta a criticar o VAR do Inglaterra x Gana: «Já devíamos estar apurados com seis pontos»

Carlos Queiroz voltou a visar o VAR do Inglaterra x Gana, após um lance polémico que poderia ter resultado em grande penalidade a favor da seleção africana.