- Advertisement -

De há um ano para cá, tudo mudou na cidade Invicta. Hoje, o FC Porto chega à paragem para jogos internacionais isolado no primeiro lugar com sete pontos de avanço sob o segundo classificado (que tem um jogo a menos) e com apenas sete jogos por disputar até ao fim do campeonato. Não quero invocar as forças do oculto e ofender o adepto mais supersticioso, mas até o mesmo concordaria que o FC Porto está a um passo de ser campeão… pelo menos, só depende de si próprio.

Há que reconhecer mérito onde o há. André Villas-Boas está a completar a sua segunda época desportiva enquanto presidente do FC Porto e há uma clara visão para o futuro. Na temporada transata, a oportunidade dada a Vítor Bruno e a escolha de Martín Anselmi provaram-se insuficientes perante o estatuto do clube nortenho, diferente de Francesco Farioli, atual treinador do FC Porto. Não obstante, há pontos importantes a tirar desta panóplia de treinadores, e que vão para lá de ganhar ou perder.

Martín Anselmi e Francesco Farioli divergem em variados pontos no que toca a táticas e sistemas, mas são mais próximos do que parecem, pelo menos do ponto de vista ideológico: partem da mesma filosofia e têm por base a mesma escola, procurando aplicar os mesmos conceitos nas suas equipas. Desde já, através da forma como querem que as suas equipas construam desde a sua própria área e sejam capazes de descobrir as brechas na equipa adversária de forma livre e espontânea.

Aplicam-no, no entanto, de formas completamente diferentes e Farioli é mais rígido taticamente do que o argentino. Além disso, a experiência também o tornou mais pragmático e paciente, enquanto Anselmi expressa-se enquanto romântico e vertical. Mas a escola é a mesma. As ideias base são semelhantes.

Não será então por acaso que foram ambos contratados por André Villas-Boas. Parece-me que esta direção do FC Porto tem uma ideia clara de como quer que a equipa jogue futebol, e é consistente nela, o que tem colhido frutos na presente época.

Francesco Farioli FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É certo que apostar num treinador e não lhe dar condições para aplicar da melhor forma possível o seu estilo de jogo é o mesmo que nada, e também foi aqui que a estrutura do FC Porto demonstrou consistência e crença. O mercado de verão portista foi irrepreensível para efeitos de autêntica revolução no plantel, tornando-o apto e capaz de desempenhar um estilo de jogo intensivo baseado na pressão alta, tal como Farioli idealiza.

Claro também é que o mercado do verão não tornou o plantel portista perfeito, e havia falta de profundidade no mesmo. Talvez também por isso vimos um decréscimo de qualidade exibicional ao longo da época, uma vez que o cansaço acumulado se juntava ao facto de que o modelo de jogo do treinador italiano já não ser uma surpresa – como todos os outros, não é imbatível e as equipas foram percebendo como podem defender o FC Porto. Perante tal, além dos ajustes táticos que Farioli vai proporcionando, numa tentativa de encontrar soluções para os inúmeros blocos baixos que fazem oposição à sua turma, o mercado de janeiro do FC Porto foi perto do excecional, conferindo opções válidas para o plantel.

Oskar Pietuszewski FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Oskar Pietuszewski, por exemplo, parece-me claramente o melhor reforço de inverno do campeonato português e é um jogador que mostra não só potencial tremendo, mas capacidade para ajudar a equipa no momento atual. No meio-campo, a chegada de Fofana trouxe a possibilidade de fazer descansar Froholdt e, ao mesmo tempo, não beliscar a qualidade individual e coletiva do FC Porto – o cenário é semelhante com a contratação de Thiago Silva. Por último, fui até crítico da contratação a título de empréstimo de Terem Moffi, mas com as lesões de Samu e Luuk de Jong, o clube foi obrigado a reforçar-se.

É também certo que é difícil Moffi, Fofana e Thiago Silva ficarem no plantel portista para o próximo ano, por diferentes razões, no entanto, o critério da estrutura do FC Porto para este mercado foi claro: reforçar a equipa no imediato. A estratégia resultou, neste momento o FC Porto dá-se ao luxo de poder rodar oito jogadores a cada jogo e não sentirmos diferença na qualidade exibicional.

Às vezes, o futebol não é tão complexo como os entendidos querem que seja, nem tão simples como o público gosta que seja. Eu não sei se o FC Porto vai fazer uma época histórica e ganhar o campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa, se vai ganhar apenas um ou dois destes troféus, ou até mesmo se não vai ganhar nenhum. Entendo, contudo, que há uma ideia, um treinador que acredita nela, e esforços para acomodar o treinador.

Quando assim é, vai-se sempre estar mais perto de ganhar do que perder.

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo esteve perto de terminar carreira pela seleção depois do Mundial 2026 e foi Jorge Jesus quem travou a saída

Cristiano Ronaldo estava tentado em deixar a seleção depois do Mundial 2026. Jorge Jesus, em conversa com o avançado, convenceu-o a mudar de ideias.

Eis o ponto de situação da polémica na seleção entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus

Depois do Noruega x Portugal, estalou a polémica com Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e a seleção portuguesa.

Cristiano Ronaldo, João Félix e Nuno Mendes ausentes do treino de Portugal

Cristiano Ronaldo, João Félix e Nuno Mendes não subiram ao relvado com os restantes colegas da Seleção portuguesa no treino desta terça-feira.

Jorge Jesus esclarece relação com Cristiano Ronaldo: «Falo com ele todos os dias e todos os minutos»

Jorge Jesus foi questionado pelos jornalistas acerca da relação com Cristiano Ronaldo à saída do hotel da Seleção portuguesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo treinador de Tottenham e Chelsea critica caso do Manchester City: «Vivemos um período em que a justiça desportiva não existia»

Mauricio Pochettino deixou duras críticas ao caso financeiro do Manchester City, que foi acusado de 114 violações de regras da Premier League.

Alarme em Barcelona? Raphinha sai lesionado no triunfo do Brasil diante da Austrália

Raphinha foi substituído ao intervalo do Austrália x Brasil devido a um problema sentido na coxa direita durante a primeira parte.

Seleção de Portugal: Já é conhecida a lesão de Francisco Conceição

Francisco Conceição está a contas com uma contusão na coxa esquerda. Situação não preocupa, de momento, a Juventus.