Dínamo Kiev 2-2 FC Porto: FC Porto desperdiça pé quente de Aboubakar

hic sunt dracones

A maior competição europeia de clubes está de volta! E, com o regresso da Liga dos Campeões, regressa também o FC Porto, que ousou, no ano passado, chegar aos quartos-de-final. Depois da vitória em Arouca, a equipa de Lopetegui apanhou o avião até à capital da Ucrânia para defrontar o Dínamo Kiev.

O Estádio Olímpico de Kiev foi o palco da estreia dos dragões na edição de 2015/16 da Liga dos Campeões. Uma estreia com imensas novidades. Para além de Indi no centro da defesa, devido ao castigo de Marcano, Julen Lopetegui alinhou com um meio campo composto por Danilo, Rúben Neves, Herrera e André André. Na frente? Brahimi a fazer companhia a Aboubakar.

Para além disso, destaque também para o facto de o FC Porto vestir de “cacau” e da presença do treinador portista Julen Lopetegui na bancada, com Rui Barros a comandar a equipa no banco de suplentes.

Apesar de uma pobre primeira parte, o primeiro sinal de perigo surgiu logo aos nove minutos, fruto de uma falha individual do guardião portista. Após um canto marcado por Miguel Veloso, Casillas tenta agarrar a bola mas deixa-a escapar, deixando-a à mercê dos jogadores do Dínamo Kiev, e Maxi deu o corpo às “balas” antes de Casillas corrigir o erro.

O jogo continuava lento, sem ideias, com poucas ocasiões de perigo e muitas perdas de bola. Os anfitriões demonstravam qualidade a sair com a bola controlada das zonas de pressão, e assim nasceu o primeiro golo, aos 20 minutos. No lado direito do ataque, Garmash consegue furar a defensiva portista e cruza rasteiro para a área. Miguel Veloso falha o primeiro remate mas a bola acaba por sobrar para Gusev, que, livre de marcação, consegue bater Casillas e inaugurar o marcador.

A resposta do FC Porto foi imediata. Três minutos volvidos, Maicon descobre Layún na esquerda do ataque. O lateral esquerdo consegue ultrapassar o primeiro adversário e acaba por cruzar com conta, peso e medida para a cabeça de Aboubakar e para o golo do empate.

Já em cima do intervalo, o Dínamo conseguiu demonstrar o grande buraco existente na defesa do FC Porto. Gusev cruza para o coração da área, onde aparece Garmash a rematar para uma enorme defesa de San Iker. Empate a uma bola ao intervalo e o FC Porto sem convencer na Ucrânia.

Era intensa a luta pela posse de bola Fonte: Facebook Uefa
Era intensa a luta pela posse de bola
Fonte: Facebook Uefa

O primeiro sinal de perigo após o descanso surgiu apenas aos 58 minutos, através de uma bola parada. Rybalka faz falta sobre Brahimi em zona frontal, perto da área anfitriã, e Maicon assume a marcação e faz a bola passar bem perto da baliza do guardião Rybka.

O receio de entrar em falso no primeiro jogo era grande por parte de ambos os conjuntos, e a falta de criatividade e de algum risco eram notórios. O Dínamo Kiev continuava a defender com dez homens atrás da linha da bola, e os dragões não conseguiam ultrapassar a muralha ucraniana. Rui Barros mexeu finalmente na equipa, a menos de meia hora para o final do jogo, fazendo entrar Tello para a saída de Herrera. O FC Porto regressava à tática habitual, que tantas alegrias deu em Arouca, e André André começou logo a destacar-se, conseguindo mesmo ameaçar a baliza contrária com um remate que acabou por passar perto do alvo.

Mas foi o Dínamo que esteve perto do golo aos 75 minutos, com um remate de Garmash de fora de área, depois de um bom entendimento da frente de ataque, que acabou por desviar em Maicon e quase traiu o guardião Casillas.

Já com Corona em campo, o FC Porto foi-se aproximando da baliza adversária e, aos 80 minutos, o mexicano ganhou a bola na linha, fletiu para o meio e rematou para boa defesa de Rybka. Na marcação do pontapé de canto, Maxi cruza para a área, o guardião da casa falha o corte e Aboubakar aproveita para bisar no encontro.

E, quando se pensava que os dragões poderiam sair de Kiev com uma vitória, Buyalskiy gelou toda a comitiva azul-e-branca. Grande passividade de Casillas e da defensiva portista que o número 29 da equipa da casa aproveitou para empatar a partida. 

Buyalskiy empatou à beira do final do encontro Fonte: Facebook UEFA
Buyalskiy empatou à beira do final do encontro
Fonte: Facebook UEFA

A figura:

Aboubakar – O camaronês tem crescido a olhos vistos e isso também se tem traduzido em golos. Apesar de ter tido sorte no segundo golo, Aboubakar foi decisivo na partida ao marcar dois golos.

O Fora-de-jogo:

A defensiva do FC Porto – A forma como a equipa sofre os dois golos é inadmissível numa equipa que ambiciona chegar longe na Liga dos Campeões. O FC Porto poderia ter saído de Kiev com uma vitória e com um resultado importantíssimo para as contas do apuramento. Mas vacilou.

Imagem de capa: Facebook UEFA

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

FIFA vai lançar grande novidade no Mundial de Clubes 2025

A FIFA vai lançar uma nova tecnologia relacionada com o fora de jogo durante o Mundial de Clubes 2025, que decorre neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Já é conhecido o árbitro que vai apitar o Portugal x Espanha

Portugal e Espanha vão enfrentar-se na final da Liga das Nações. Sandro Scharer foi o árbitro escolhido pela UEFA.