Sem o campeonato a época é um fracasso? | FC Porto

- Advertisement -

A duas jornadas do fim e com as contas praticamente encerradas, dado que o SL Benfica precisa de apenas uma vitória para garantir a sua trigésima oitava conquista na Liga Portuguesa. Mas será que a perda, caso se concretize, desta competição coloca a época do FC Porto como um fracasso? Antes de argumentar o motivo, claro que não.

Numa época onde os dragões conquistaram a supertaça, a taça da liga (conquista inédita na “era” de Conceição) e estão na final da taça de Portugal, não podemos considerar estes factos como um fracasso, pois conquistar duas competições que já foram disputadas e chegar à final de uma outra é notável. Reforçando que caso o adversário, o SL Benfica, deslize podem chegar à primeira colocação.

A nível externo, na Liga dos Campeões, conseguiram um feito acima do esperado, na altura, passando à fase de grupos após terem perdido os dois primeiros jogos. Apesar da eliminação, na minha opinião, precoce tendo em conta que enfrentaram um FC Inter de Milão que não vivia, de todo, o melhor momento da época. Fizeram de tudo para passar tendo várias oportunidades desperdiçadas, umas por demérito próprio, outras por mérito de um dos melhores guarda-redes do mundo, Onana e de uma equipa que beneficiou do fator “sorte”.

No campeonato que ainda não está definitivamente decidido os azuis e brancos conseguiram dar luta até ao fim, mesmo depois de vários tropeços ao longo desta caminhada. É impossível esquecer o jogo em Vila do Conde, o empate nos Açores, o empate frente ao Casa Pia AC e até mesmo com o GD Estoril Praia. Jogos que no fim das contas, podem fazer a diferença para que o campeonato vá para a capital, Lisboa.

Óbvio que existe culpa própria na forma como o FC Porto, por vezes, se exibe e exibiu nos jogos da Liga e isso foi visível, por exemplo, na vitória sofrida frente ao Casa Pia. Porém, há que realçar a época do adversário, o SL Benfica, que fez uma competição muito regular, a todos os níveis, seja em resultados como em exibições, algo que não aconteceu com a equipa treinada por Sérgio Conceição.

Acredito que para os adeptos a ideia de “fracasso” advenha das exibições da equipa, não pelos resultados, e as estatísticas comprovam isso mesmo. Nos últimos 10 jogos, apenas não venceu um jogo pela margem mínima e empatou outro, o que espelha um pouco o que tem sido os desempenhos dos azuis e brancos. Ainda assim, faltando duas jornadas para o fim, a esperança prevalece num clube com a envergadura e a mística do FC Porto, onde desistir nunca será, nem é opção.

Em suma, os dragões acabam por fazer uma época muito boa, que convenhamos, não era de expectar analisando o início da temporada 2022/23, podendo mesmo ganhar todas as competições internas. E como diz Giannis Antetokounmpo “Não há fracassos no desporto” e concordo totalmente.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Portugal: Jamaica derrota Nova Caledónia e enfrenta RD Congo no playoff para o Mundial 2026

A Jamaica venceu a Nova Caledónia por uma bola a zero e conseguiu o apuramento para a final do playoff do Mundial 2026.

Atenção, Benfica: Amar Dedic não aguentou os 120 minutos do País de Gales x Bósnia e saiu lesionado

Amar Dedic foi substituído aos aos 110 minutos com queixas físicas da vitória da Bósnia sobre o País de Gales no playoff de acesso ao Mundial 2026.

Já são conhecidas as 4 finais dos playoffs da Europa para o Mundial 2026

Com os jogos disputados nesta quinta-feira, ficaram definidas as quatro finais dos playoffs de apuramento para o Mundial 2026.

Lionel Scaloni afasta polémica com Vinícius Júnior e justifica chamada de Gianluca Prestianni: «Não sou eu quem tem de falar desse tema»

Lionel Scaloni recusou comentar a investigação da UEFA a Gianluca Prestianni. O selecionador justificou a chamada do jovem como substituto do lesionado Dybala e prometeu dar-lhe oportunidades na seleção argentina.

PUB

Mais Artigos Populares

França derrota o Brasil em particular que dá sinais fortes para o Mundial 2026

França venceu o Brasil por 2-1 num jogo particular no qual alinharam com 10 jogadores desde os 55 minutos, após a expulsão de Dayot Upamecano.

Ange Postecoglou assume arrependimento por ter assumido Nottingham Forest a meio da época: «Foi brutal»

Ange Postecoglou arrepende-se de ter assumido o Nottingham Forest e descreve o seu despedimento relâmpago como 'brutal'.

Uli Hoeness afasta saída no Bayern Munique: «Não será vendido nem por 200 milhões de euros»

Uli Hoeness garantiu que Michael Olise é inegociável. O presidente honorário do clube alemão garantiu que o Bayern Munique não venderá o extremo francês nem por 200 milhões de euros.