📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um impacto inevitável | FC Porto

- Advertisement -

Uma das questões que mais se tem ouvidos nos últimos dias, qual será o impacto da eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões? Um jogo que não deixa, de todo, saudades à equipa dos dragões e consequentemente aos adeptos, uma eliminação onde a superioridade e a falta de sorte sentiram-se.

Neste artigo de opinião irei dividi-lo em três aspetos. O primeiro impacto no embate com o SC Braga, as notícias que surgiram nos últimos dias sobre um, supostamente, volte face na relação entre o Sérgio Conceição e o presidente, Jorge Nuno Pinta da Costa e por fim, os objetivos que ficam para a restante época.

Em Braga, o primeiro impacto foi notório. Foi um dos jogos mais atenuantes do FC Porto ao longo desta “era de conceição”, uma equipa sem nenhum rasgo que pudesse alterar o resultado, em ambas as partes. Na primeira parte, até ás substituições, promovidas por Sérgio Conceição o FC Porto foi muito permissivo na forma como defendia, principalmente no lado direito com R.Conceição e Grujic que estavam muito desinspirados, tanto a nível ofensivo mas, sobretudo, defensivo. Nos segundos 45´, a toada continuo, pouca criatividade em todos os momentos do jogo, tendo apenas uma oportunidade clara por Evanilson. Este empate a zeros, deu uma das maiores diferenças de pontos do primeiro para o segundo de há muitos anos, o Benfica assim já leva 10 pontos de avanço.

Infelizmente, os impactos não só internos, mas também externos e esse facto foi visível ao longo dos últimos dias, bastava comprar os jornais, ler os sites e ligar a televisão dos variados meios de comunicação social. Muitas foram as notícias sobre a saída, ainda neste mês, de Sérgio Conceição, a resposta, supostamente, dada de Pinto da Costa ao treinador dos azuis e brancos sobre os investimentos feitos pela SAD portista fizeram soar os alarmes. Mas claro, não passam de boatos, seria muito estranho se o treinador saísse, a meio da época, dos dragões, não só pela história que tem no clube como a própria relação que tem com a massa adepta, para mais a confiança de Pinto da Costa no seu trabalho continua inabalável.

Em relação à sua discórdia com Pinto da Costa, é algo que não de agora, Sérgio Conceição, desde 2019, que se queixa da suposta falta de investimento e os problemas que o clube passou e ainda passa, perante o fair-play da UEFA, pela qual foi penalizado. Tudo faz parte do que é gerir um plantel e como sabem, a forma de ser do técnico também contribui para que estas situações sejam “divulgadas” ao público. De qualquer forma, o investimento, na minha opinião, existe e basta analisarmos os gastos feitos pela equipa azul e branca desde a chegada de Sérgio Conceição que dá um total de 232,87 milhões de euros (dados do transfermarkt).

O problema está nas apostas feitas pelo clube, que já não se comparam com às de outros anos quando o FC Porto contratava jogadores como Falcão, Hulk, Guarin, Jackson Martinez e mais estão na lista, claro que o mercado de hoje não é o de antigamente onde os grandes clubes da Europa não apostavam, como atualmente, nos mercados alternativos, o que obriga os dragões, atualmente, a comprar dentro do país, a clubes como o Santa Clara, Rio Ave, FC Famalicão, etc.

Atrelado a esse fator, quando conseguem achar jogadores com margem de valorização, económica, vendem-nos por valores irrisórios, principalmente pelo talento dos próprios jogadores, além dos vários atletas que saíram a custo zero e não deram rendimento nenhum “à casa” como o Héctor Herrera, Marega, Brahimi, Aboubakar, Diego Reyes e mais recentemente existe um possível rumor da saída de Matheus Uribe para o Flamengo de Vítor Pereira na mesma “leva” que os restantes.

FC Porto x Sporting CP
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Com tudo isto, os objetivos do FC Porto alteraram-se, claro que matematicamente ainda existe hipótese de conquistar o campeonato, o problema é os dragões não dependem apenas de si, e olhando para Lisboa, o SL Benfica está num grande momento de forma o que dificulta a vida aos campeões nacionais, mas claro que olhando para o trabalho dos portistas ao longo dos últimos anos a “toalha nunca é jogada ao chão”. Na Taça de Portugal é onde os comandados de Conceição têm grandes hipóteses de, novamente, vencer a prova rainha apesar do confronto complicado nas meias-finais contra o FC Famalicão e uma possível final com o Nacional e o SC Braga, que também não será nada fácil.

Em suma, é claro que a eliminação da Liga dos Campeões vai ter impacto e já foi visível na “pedreira” com o campeonato a distanciar-se, mas como tudo na vida e o futebol não é diferente, os altos e baixos fazem parte e transforma as pessoas, neste caso, as equipas em instituições mais sólidas. A missão, neste momento, é consolidar o segundo lugar na Liga Portuguesa e vencer a Taça de Portugal.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Muitas boas notícias e apenas 2 baixas para Rui Borges na véspera do Sporting x Marselha

O Sporting recebe o Marselha esta quarta-feira. Rui Borges só não pode contar com Daniel Bragança e Nuno Santos para o duelo.

Bayern Munique afasta-se de Bruno Fernandes: eis as 2 justificações do gigante alemão

O Bayern Munique cogitou avançar para a contratação de Bruno Fernandes. Ainda assim, o salário do médio colocou um travão nos interesses alemães.

Bolonha confirma hospitalização de Vincenzo Italiano com quadro de pneumonia

Vincenzo Italiano está internado com um diagnóstico de pneumonologia. Treinador italiano ficará no hospital por cinco dias.

Eis a lista de pré-convocados de Portugal para o Mundial Sub-17

Portugal é uma das seleções apuradas para o Mundial Sub-17. Bino Maçães já deu a conhecer pré-convocatória portuguesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez vai reencontrar o Marselha onde é apelidado de flop: recorda a passagem do avançado do Sporting por França

Luis Suárez vai reencontrar o antigo clube. O avançado do Sporting passou pelo Marselha em 2022/23 sem qualquer destaque.

Newcastle com 3 baixas de peso para o jogo contra o Benfica na Champions League

O Newcastle recebe o Benfica na terceira jornada da Champions League. Magpies contam com algumas baixas de peso.

Como ver grátis o debate entre os 6 candidatos à presidência do Benfica?

As eleições para a presidência do Benfica realizam-se este sábado. Na quinta-feira está agendado um debate entre os seis candidatos.