Dragões querem acabar com mau momento | FC Porto x Leixões SC

    Taça da Liga, 3.ª jornada: sábado, 20h30. 23 de dezembro de 2023

    A ANTEVISÃO: JOGO PARA CUMPRIR CALENDÁRIO, MAS SEM FACILITAR

    O FC Porto foi do céu ao inferno na Taça da Liga. Depois de ter conquistado a competição, pela primeira vez, na época passada, os Dragões falham a defesa do título, devido às duas vitórias do GD Estoril Praia (3-1 contra o FC Porto e 2-1 contra o Leixões SC), que garantiu o acesso à ‘final four’.

    A revalidação do título já não é possível para a equipa da casa. No entanto, conta com a hipótese de ter uma vitória em casa frente aos Leixões, uma equipa que tem complicado a vida do FC Porto nos últimos jogos, numa altura de instabilidade dos Dragões.

    No último jogo em casa em 2023, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, não vai contar com Pepe, que está castigado por dois jogos, David Carmo, que foi despromovido à equipa secundária, e os lesionados Marcano e Gabriel Verón. Do outro lado, Pedro Ribeiro, treinador do Leixões, vai com a equipa na máxima força.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Porto não venceu os últimos três jogos, no tempo regulamentar, frente ao Leixões.
    2. O FC Porto tem 43 golos marcados esta temporada (e 24 sofridos), o Leixões tem 20 sofridos (e 12 marcados).
    3. Os forasteiros vêm de cinco jogos consecutivos sem vencer e sem marcar. Os Dragões contam com três derrotas nas últimas seis partidas.
    4. Os homens de Pedro Ribeiro sofreram apenas dois golos nos últimos cinco jogos.
    5. Dos 33 duelos entre as duas equipas na casa do FC Porto, os Dragões venceram 29 vezes (87.9%), empataram duas e perderam outras duas partidas.
    6. Das duas equipas, apenas Stephen Eustáquio atuou nos dois lados –  representa atualmente o FC Porto e foi jogador do Leixões na época 2017-18. André Simões, que atua na equipa forasteira, foi formado pelos Dragões, mas não jogou na equipa principal.
    7. O Leixões é a equipa portuguesa dos campeonatos profissionais com menos golos marcados na presente temporada (12 golos marcados).
    8. O FC Porto venceu apenas sete dos dez jogos realizados no Estádio do Dragão esta temporada (70%). Perdeu por duas vezes e empatou apenas uma partida.
    9. A última vitória dos Bebés do Mar frente ao FC Porto ocorreu na época 2008-09, vencendo por 3-2 na casa dos Dragões. Na altura, a vitória do Leixões reforçou o estatuto de surpresa do campeonato, porque, na jornada seguinte, era o líder isolado.
    10. O FC Porto não perde em casa na Taça da Liga há 12 jogos (1-3 frente ao CS Marítimo).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Iván Jaime Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Iván Jaime A oportunidade perfeita para mostrar trabalho. Após ter ficado fora das opções durante algumas semanas, devido a lesão, o espanhol de 23 anos é um dos favoritos à titularidade. Caso aconteça, Iván Jaime tem uma ótima chance de ganhar ritmo e de mostrar aquilo que o fez ganhar protagonismo no Famalicão.

    Ricardo Ribeiro na apresentação com a camisola do Leixões
    Fonte: Leixões SC

    Ricardo Ribeiro Um dos guarda-redes que costuma fazer grandes exibições contra os ditos “grandes” de Portugal. Aos 33 anos, Ricardo Ribeiro está na Segunda Liga, ao serviço do Leixões. No entanto, já passou por vários clubes do patamar máximo do futebol português, como FC Paços de Ferreira, Moreirense FC e CF Os Belenenses. O jogo não vai ser fácil para os Bebés do Mar, que vão defrontar uma equipa que tem o dobro dos golos marcados, por isso, caso seja titular, Ricardo Ribeiro vai ser uma das principais figuras do jogo.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Cláudio Ramos; Jorge Sánchez, Fábio Cardoso, Zé Pedro, João Mendes; André Franco, Marko Grujic, Francisco Conceição, Iván Jaime; Danny Namaso, Fran Navarro.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Não se trata de cumprir calendário, até pela adesão dos adeptos do FC Porto. Se não for casa cheia, estará perto disso, num jogo em que, infelizmente, estamos fora da competição. Vou dar minutos a quem faz pela vida, por isso não é um jogo de demonstração. Encaramos com a máxima seriedade e temos de entrar em campo com o espírito de ganhar».

    Leixões SC: Ricardo Ribeiro, Danrlei Santos, Léo Bolgado, Rafael Silva; João Amorim, André Simões, Evrard Zag, Renato Soares; Fabinho, Paulité, Adriano Amorim.

    Treinador: Pedro Ribeiro

    «Queríamos jogar este jogo em condições de disputar o apuramento para a ‘final four’, mas não foi possível. O Estoril mostrou ser competente, e com mérito atingiu o apuramento. Portanto, parabéns ao Estoril, e nós iremos ao jogo com toda a nossa ambição, sentido de responsabilidade, e respeito para com o adversário. Vamos tentar sermos aquilo que somos, que é uma equipa organizada, competente, alegre em campo e que vai fazer tudo para se conseguir superiorizar à equipa adversário, sabendo da dificuldade do jogo e do nível do FC Porto».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-0 Leixões SC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.