Primeira Liga, 16.ª jornada: segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, 20h15
A ANTEVISÃO: DRAGÕES NÃO QUEREM DAR MARGEM A FACILITISMOS
O líder incontestável FC Porto recebe o lanterna vermelha AVS SAD, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O ano civil na Liga Portuguesa encerra com um encontro de sentidos opostos e de contraste de estilos no Estádio do Dragão.
O FC Porto entra em campo com a intenção de manter a distância para o Sporting, enquanto o AVS SAD chega ao Porto com o objetivo claro de resistir, somar pontos e sobreviver num campeonato cada vez mais exigente.
A equipa avense, agora sob o comando de João Henriques, ainda não somou qualquer vitória no campeonato (e inclusive cedeu um empate diante do Nacional na última jornada depois de ter estado a ganhar por 2-0 no seu reduto), e avizinha-se algo quase inimaginável que possa vir a obtê-la, na receção a um FC Porto muito sólido e consistente, que apenas cedeu dois pontos em 15 jornadas.
A equipa azul e branca tem dominado a maioria dos jogos em casa, impondo um ritmo vertiginoso de jogo, com muita intensidade e forte pressão sob o portador da bola. Frente a um adversário que privilegia organização defensiva e transições rápidas, o desafio passará por desmontar um bloco baixo sem perder equilíbrio.
Do outro lado, o AFS sabe que qualquer distração pode ser fatal. A estratégia deverá passar por fechar espaços interiores, atrasar o primeiro golo o máximo possível e explorar erros na saída de bola portista.
O FC Porto não quererá dar margem para facilitismos perante um AVS SAD sôfrego de pontos e em modo sobrevivência. No futebol, já assistimos de tudo e nada é impossível, mas se há jogo no qual existe um inegável favoritismo a favor dos dragões, é este que encerra a 16ª jornada da Liga Portuguesa.
O jogo será arbitrado por Bruno Costa, da AF Viana do Castelo.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será apenas o terceiro encontro entre o FC Porto e a AVS SAD (desde a sua fusão com o antigo Vilafranquense).
- O FC Porto quer fechar o ano em beleza frente aos seus adeptos.
- Os dragões são o segundo melhor ataque do campeonato, com 33 golos marcados.
- O AVS SAD tem a pior defesa do campeonato, com 39 golos sofridos.
- O FC Porto ocupa o primeiro lugar do campeonato, com 43 pontos.
- O AVS SAD está no último lugar da tabela classificativa, com apenas quatro pontos.
- A equipa azul e branca apenas sofreu quatro golos na liga até este momento.
- A equipa avense ainda não somou nenhuma vitória neste campeonato.
- O FC Porto apenas perdeu dois pontos nesta edição da liga portuguesa.
- Este será o primeiro jogo de Diogo Costa após anunciar a sua renovação até 2030.
JOGADORES A TER EM CONTA


Rodrigo Mora – Na ausência do extremo-espanhol Borja Sainz (suspenso por um jogo), Rodrigo Mora deverá jogar numa posição mais avançada no terreno, e quando Rodrigo Mora pisa zonas mais próximas da área, os adversários sabem que o prodígio portista pode sempre tirar um coelho da cartola. Num ano agridoce para o talentoso médio-ofensivo português, Rodrigo Mora seguramente quererá terminar o ano com uma exibição de grande nível.


Paulo Vítor – Na última jornada da Primeira Liga, Paulo Vítor deu seguimento à grande exibição que havia rubricado contra o Vitória SC nos oitavos de final da Taça de Portugal, no jogo da última jornada contra o Nacional. O seu bom momento de forma poderá ser determinante para que o AVS SAD possa dar a surpresa e conseguir sair do Dragão com um resultado positivo.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura; Alan Varela, Victor Froholdt e Gabri Veiga; Rodrigo Mora, Samu Omorodion e William Gomes.
Treinador: Francesco Farioli
«Nos últimos dois jogos, a tendência foi mais positiva para o AVS. O jogo com o Vitória e o último também. Vivem momentos diferentes. E esta é uma razão extra para estarmos mais ligados ao jogo de amanhã».
AVS SAD: Simão; Aderllan Santos, Paulo Vítor e Christian Devenish; Kiki, Jaume Grau, Pedro Lima e Diogo Spencer; Oscar Perea, Tomané e Tunde Akinsola.
Treinador: João Henriques
«É um jogo que retira muito do peso da responsabilidade. 100 por cento da responsabilidade está do lado do adversário. Todos pensam que vamos perder no Dragão, menos o nosso grupo».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 4-1 AVS SAD

