FC Porto x Rio Ave FC: Dragões a feijões

- Advertisement -

Antevisão: FC Porto em poupanças, Rio Ave FC com ténues esperanças

O jogo desta quarta-feira, no Estádio do Dragão, que irá opor o FC Porto ao Rio Ave FC deverá ser um dos jogos com menos interesse desta última jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

ARREDADOS DA FINAL-FOUR, OS DRAGÕES RECEBEM UM RIO AVE QUE PRECISA DE VENCER PARA SEGUIR EM FRENTE. CONSEGUIRÁ O FC PORTO VENCER SEM SOFRER GOLOS? APOSTA COM A BWIN!

Isto porque o FC Porto está já arredado da competição e o Rio Ave FC, que milita na segunda divisão do nosso futebol, para aspirar a seguir em frente, está obrigado a marcar pelo menos três golos na casa do atual líder da Primeira Liga.

Posto isto, não é crível que deste jogo advenham as principais surpresas desta última jornada. E assim sendo, deverá mesmo ser o Santa Clara, que bateu o FC Porto por 3-1 nos Açores e empatou a duas bolas com os vilacondenses, a marcar presença na Final Four.

Continua, portanto, a malapata do FC Porto na Taça da Liga. Apesar de uma época bastante positiva, foi mais uma vez esta a primeira competição a vergar os dragões.

Sérgio Conceição deverá fazer alinhar uma equipa totalmente renovada e composta por jogadores menos utilizados. Pode, até, dar-se o caso de jogadores com Danny Loader ou Gonçalo Borges, que alinham na equipa B poderão, terem uma hipótese de jogar.

E pode residir aí, no facto de os adeptos portistas poderem ver e avaliar alguns jogadores que raramente jogam, o principal (quiçá único) motivo de interesse do jogo.

Para o Rio Ave FC, após a descida de divisão na época passada, é uma oportunidade de regressar a um dos maiores palcos portugueses e aproveitar as ausências de peso na equipa adversária para tentar uma exibição e um resultado perfeitos e históricos.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Na 15.ª edição, o FC Porto volta a não ser capaz de vencer a Taça da Liga;
  2. A última vez que o Rio Ave FC bateu o FC Porto foi em Abril de 2004;
  3. Só por duas vezes o FC Porto perdeu com o Rio Ave FC na sua história;
  4. O Rio Ave FC é o atual 4.º classificado da Segunda Liga;
  5. O último jogo entre ambas as equipas, disputado no Estádio do Dragão, resultou numa vitória por 2-0 dos azuis e brancos;
  6. É o 10.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Rio Ave FC;
  7. Nos 9 jogos anteriores, o treinador portista venceu 7 e empatou 2;
  8. A única vez que o Rio Ave FC bateu o FC Porto na condição de visitante foi em dezembro de 1981;
  9. Nos jogos disputados entre ambas as equipas, marcaram-se, até ao momento, 189 golos. Os azuis e brancos apontaram 154 contra os 35 dos verdes e brancos;
  10. As equipas já se defrontaram por 3 vezes na Taça da Liga, sempre com vitória portista.

JOGADORES A TER EM CONTA

Pepe FC Porto Rio Ave FC
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Pepê (FC Porto) – O atacante brasileiro foi a contratação mais cara da época portista. O FC Porto pagou 15M€ ao Grémio de Porto Alegre pelo seu passe ainda antes da época passada terminar. Sem grande utilização até ao momento, Pepê deverá ter, neste jogo, uma boa oportunidade para começar a confirmar os créditos que traz do país do samba.

FC Porto Rio Ave FC Gabrielzinho
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Gabrielzinho (Rio Ave FC) – O avançado (também ele brasileiro) é um dos jogadores do plantel vilacondense que transita do ano passado e é, atualmente, o melhor marcador da equipa na Segunda Liga. Rápido e tecnicista, poderá ser a principal dor de cabeça para a defesa portista.

XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Marchesín, Manafá, Fábio Cardoso, Mbemba, Zaidu; Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Corona, Pepê; Toni Martínez e Danny Loader

Treinador: Sérgio Conceição

“É um contexto novo, ou seja, o de termos um jogo para disputar numa competição em que já estamos de fora. Sendo assim, estou muito focado na partida seguinte, com o Vizela. Mas antes vamos entrar em campo para representar o FC Porto num compromisso de caráter oficial, que devemos encarar com responsabilidade e seriedade, fazendo tudo para vencê-lo.”

RAFC (4x3x3): Jonathan; Pedro Amaral, Aderlan Santos, Alhassane, Hugo Gomes; Guga, Vítor Gomes, Joca; Zé Manuel, Gabrielzinho e Aziz.

Treinador: Luís Freire

“Não há que vender ilusões. Vamos ao Dragão disputar o jogo e fazer o melhor. Não há dúvidas de que a nossa prioridade é a subida à Liga 2. A Taça da Liga é para ir até onde formos capazes.”

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 RIO AVE FC

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ferdinand faz confissão sobre trabalho de Ruben Amorim no Manchester United

Rio Ferdinand admitiu que Ruben Amorim poderia ter sido despedido caso não tivesse vencido o Sunderland na 7.ª jornada da Premier League.

Zlatan Ibrahimovic recorda José Mourinho e revela seleção por quem vai torcer no Mundial 2026

Zlatan Ibrahimovic destacou a sorte de ter trabalhado com alguns dos treinadores mais conceituados e revelou que irá apoiar o Brasil no Mundial 2026.

Paulo Fonseca fala sobre internacional português: «Poderia ser Bola de Ouro, mas as coisas são como são»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou sobre Rafael Leão, avançado que orientou no AC Milan.

Frenkie de Jong critica Villarreal x Barcelona nos Estados Unidos da América: «Depois estamos sempre a reclamar do calendário»

Frenkie de Jong deixou críticas à decisão de permitir que o Villarreal x Barcelona seja disputado nos Estados Unidos da América.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus relembra temporada no Benfica: «Essa equipa não jogava, voava»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Jorge Jesus recordou a primeira passagem pelo Benfica.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «O Afonso Moreira pode ser um grande jogador do Lyon»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim no Manchester United: «Iria fazer bons estragos»

Roy Keane apontou Diego Simeone como possível sucessor de Rúben Amorim no comando técnico do Manchester United.