FC Porto vence com esforço o CF Belenenses

- Advertisement -

O CF Belenenses e o FC Porto disputaram partida válida para a 2ª jornada da Primeira Liga. O jogo foi disputado no Estádio Nacional, local onde o clube lisboeta jogará as suas partidas nesta época. Infelizmente por questões políticas o CF Belenenses não poderá atuar no histórico Estádio do Restelo. Apesar de ser o clube visitante, o FC Porto teve a maior parte do estádio ocupada pelos seus adeptos. Cerca de 12 mil portistas deslocaram-se ao Jamor. As duas equipas venceram em suas estreias e uma vitória no jogo de hoje manteria o clube com 100% na competição.

Abaixo o retrospecto dos últimos cinco confrontos entre as equipas:

26.11.16 – Belenenses 0 x 0 FC Porto

29.11.16 – FC Porto 0 x 0 Belenenses

08.04.17 – FC Porto 3 x 0 Belenenses

04.11.17 – FC Porto 2 x 0 Belenenses

02.04.18 – Belenenses 2 x 0 FC Porto

Silas mandou a campo uma equipa com formação ofensiva. O 4x3x3 adotado pelo comandante tinha a intenção de explorar as jogadas pelas pontas. Licá e Fredy Ribeiro atuaram como extremos enquanto Keita ficava mais centralizado na área. Já Sérgio Conceição manteve a mesma equipa da estreia. O jovem defensor Diogo Leite permaneceu como titular, mesmo com a chegada do brasileiro Élder Militão. O FC Porto iniciou a partida no 4x4x2.

Nos primeiros 15 minutos de jogo o FC Porto teve um pouco mais de posse de bola, mas não conseguia criar nenhuma boa trama ofensiva. O CF Belenenses tinha muitas dificuldades de sair do seu campo defensivo e pouco arriscava.

O jogo seguia morno até aos 22 minutos. Em uma jogada pela ponta direita, o lateral Maxi Pereira cruzou na cabeça de André Pereira que mandou a bola no travessão do guarda-redes Muriel.

O lance fez muito bem à equipa visitante. Quatro minutos depois Alex Telles cobrou um livre na cabeça de Diogo Leite que não perdoou o arqueiro Muriel. Com esse “cabezazo” os portistas saíram na frente no marcador. Belenenses 0 x 1 FC Porto.

O FC Porto tentava explorar o lado direito do CF Belenenses que tinha como ala o médio, de origem, Hugo Viana. Viana demonstrou muita dificuldade em conter as investidas de Alex Telles e inclusive fez a falta que originou o golo portista. Falta essa desnecessária.

Apesar da vitória parcial, o treinador Sérgio Conceição não gostava da atuação da sua equipa e logo cedo mandou o médio Óliver ir para o aquecimento. Já o CF Belenenses fez um primeiro tempo razoável. Conseguiu neutralizar, até com tranquilidade, as tentativas portista mas pecava em sair para o jogo.

O defensor Diogo Leite foi o autor do único golo na primeira parte do jogo.
Fonte: FC Porto.

O segundo tempo mal havia começado e o FC Porto ampliou o marcador. Aos 30 segundos da segunda parte o médio Dálcio tentou recuar a bola para o seu guarda-redes, mas o portista Otávio viu bem o lance, se antecipou na jogada, driblou o guardião Muriel e tocou para a baliza. CF Belenenses 0 x 2 FC Porto.

Após o golo uma situação chamou a atenção. As câmeras flagraram o presidente portista, Pinto da Costa, e o presidente da SAD do CF Belenenses, Rui Pedro Soares, às gargalhadas. Que o portista estivesse feliz é perfeitamente normal, pois a sua equipa acabara de fazer um golo, mas o presidente da SAD do CF Belenenses demonstrar felicidade foi bastante estranho. Talvez isso seja o reflexo de toda conturbação que passou e passa o clube.

O FC Porto não teve muito tempo para comemorar o seu segundo golo. Aos 55 minutos o árbitro assinalou pênalti, com auxilio do VAR, a favor do CF Belenenses. Na cobrança Fredy Ribeiro diminuiu o marcador. CF Belenenses 1 x 2 FC Porto.

Para tentar dar mais velocidade ao ataque, Sérgio Conceição sacou o avançado André Pereira para dar entrada ao mexicano Corona. Já o treinador do CF Belenenses também modificava a sua equipe. Sacou o Licá, que teve atuação discreta na partida, para fazer entrar o avançado Hugo Almeida que tem como característica jogar mais na área. A ideia era explorar as bolas áreas com Almeida e Keita.

Aos 75 minutos o jogo era equilibrado.  O CF Belenenses agredia mais o FC Porto e teve o seu golo de empate não concedido graças a uma boa interferência de Iker Casillas. O FC Porto jogava mal e não conseguia atacar. Nem utilizar o contra-ataque, que estava a seu favor, a equipa conseguia. Óliver Torres, que substitui Otávio, entrou no relvado para dar uma melhor dinâmica ao meio campo portista, mas não foi eficiente e ajudou mais na marcação do que na criação.

A apatia do FC Porto no relvado foi castigada. Após cruzamento de Fredy Ribeiro o avançado Keita subiu sozinho para cabecear para o fundo da baliza de Iker Casillas. O CF Belenenses chegava a um justo empate. CF Belenenses 2 x 2 FC Porto.

O empate era o mais justo, mas o jogo só acaba quando o juiz apita. Aos 92 minutos Herrera rematou para a baliza e a bola desviou no braço do avançado Hugo Almeida dentro da área. Após consultar o VAR, o árbitro Carlos Xistra assinalou a penalidade. Na cobrança Alex Telles desempatou o confronto e confirmou a vitória portista no jogo. CF Belenenses 2 x 3 FC Porto.

O FC Porto não jogou bem, mas conseguiu três pontos importantíssimos na Primeira Liga. Já o CF Belenenses pôde sair do relvado de cabeça erguida, pois fizeram um bom jogo e neutralizaram em boa parte do confronto o seu adversário.

Onzes Iniciais:

CF Belenenses: Muriel; Diogo Viana (Sagna), Gonçalo Silva, Sasso e Bergdich; Nuno Coelho, Ljujic (Dálcio) e Lucca; Fredy, Keita e Licá (Henrique Almeida).

FC Porto: Casillas; Maxi, Felipe, Diogo Leite e Alex Telles; Otávio (Óliver), Sérgio Oliveira, Herrera e Brahimi (Hernâni); Aboubakar e André Pereira (Corona).

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Jesse Lingard está sem clube negoceia transferência surpreendente para o Brasil

Jesse Lingard está a negociar uma transferência a custo zero para o Remo. Médio inglês pode vir a jogar o Brasileirão.

Rodrigo Zalazar deixa Braga desconfortável depois de dar entrevista sem autorização e pode sofrer consequências

Rodrigo Zalazar deu a entrevista ao jornal AS à revelia do Braga. Estrutura dos minhotos mostrou-se descontente com as palavras do médio.

José Mourinho criticado em Inglaterra após Benfica x Real Madrid: «Os comentários de José Mourinho são repugnantes e uma desgraça»

José Mourinho foi criticado por Jamie O'Hara na sequência da reação do técnico português ao alegado caso de racismo contra Vinícius Júnior.

Micael Sequeira assinala feito do Sporting apesar da eliminação: «Acabámos por ganhar a uma equipa que já existe desde 1970»

O Sporting perdeu nas grandes penalidades contra o Hammarby e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira, técnico leonino, falou no jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha felicita Philipp Kohn pela defesa de grande penalidade no AS Mónaco x PSG e guarda-redes revela: «Tive alguma sorte»

Philipp Kohn comentou a grande penalidade que defendeu perante Vitinha, no encontro entre AS Mónaco e PSG para a Champions League.

Mikel Arteta critica Arsenal após empate contra o Wolverhampton: «O que fizemos ficou muito aquém do nível que precisamos de ter para ganhar um...

Mikel Arteta confessou o desapontamento depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Técnico falou em necessidade de melhorar.

Botafogo de Martín Anselmi perde com Nacional Potosí na qualificação para a Libertadores e soma sexta derrota consecutiva

O Botafogo perdeu no terreno do Nacional Potosí por 1-0, na primeira mão da qualificação para a fase de grupos da Taça Libertadores.