FC Porto vence com esforço o CF Belenenses

O CF Belenenses e o FC Porto disputaram partida válida para a 2ª jornada da Primeira Liga. O jogo foi disputado no Estádio Nacional, local onde o clube lisboeta jogará as suas partidas nesta época. Infelizmente por questões políticas o CF Belenenses não poderá atuar no histórico Estádio do Restelo. Apesar de ser o clube visitante, o FC Porto teve a maior parte do estádio ocupada pelos seus adeptos. Cerca de 12 mil portistas deslocaram-se ao Jamor. As duas equipas venceram em suas estreias e uma vitória no jogo de hoje manteria o clube com 100% na competição.

Abaixo o retrospecto dos últimos cinco confrontos entre as equipas:

26.11.16 – Belenenses 0 x 0 FC Porto

29.11.16 – FC Porto 0 x 0 Belenenses

08.04.17 – FC Porto 3 x 0 Belenenses

04.11.17 – FC Porto 2 x 0 Belenenses

02.04.18 – Belenenses 2 x 0 FC Porto

Silas mandou a campo uma equipa com formação ofensiva. O 4x3x3 adotado pelo comandante tinha a intenção de explorar as jogadas pelas pontas. Licá e Fredy Ribeiro atuaram como extremos enquanto Keita ficava mais centralizado na área. Já Sérgio Conceição manteve a mesma equipa da estreia. O jovem defensor Diogo Leite permaneceu como titular, mesmo com a chegada do brasileiro Élder Militão. O FC Porto iniciou a partida no 4x4x2.

Nos primeiros 15 minutos de jogo o FC Porto teve um pouco mais de posse de bola, mas não conseguia criar nenhuma boa trama ofensiva. O CF Belenenses tinha muitas dificuldades de sair do seu campo defensivo e pouco arriscava.

O jogo seguia morno até aos 22 minutos. Em uma jogada pela ponta direita, o lateral Maxi Pereira cruzou na cabeça de André Pereira que mandou a bola no travessão do guarda-redes Muriel.

O lance fez muito bem à equipa visitante. Quatro minutos depois Alex Telles cobrou um livre na cabeça de Diogo Leite que não perdoou o arqueiro Muriel. Com esse “cabezazo” os portistas saíram na frente no marcador. Belenenses 0 x 1 FC Porto.

O FC Porto tentava explorar o lado direito do CF Belenenses que tinha como ala o médio, de origem, Hugo Viana. Viana demonstrou muita dificuldade em conter as investidas de Alex Telles e inclusive fez a falta que originou o golo portista. Falta essa desnecessária.

Apesar da vitória parcial, o treinador Sérgio Conceição não gostava da atuação da sua equipa e logo cedo mandou o médio Óliver ir para o aquecimento. Já o CF Belenenses fez um primeiro tempo razoável. Conseguiu neutralizar, até com tranquilidade, as tentativas portista mas pecava em sair para o jogo.

O defensor Diogo Leite foi o autor do único golo na primeira parte do jogo.
Fonte: FC Porto.

O segundo tempo mal havia começado e o FC Porto ampliou o marcador. Aos 30 segundos da segunda parte o médio Dálcio tentou recuar a bola para o seu guarda-redes, mas o portista Otávio viu bem o lance, se antecipou na jogada, driblou o guardião Muriel e tocou para a baliza. CF Belenenses 0 x 2 FC Porto.

Após o golo uma situação chamou a atenção. As câmeras flagraram o presidente portista, Pinto da Costa, e o presidente da SAD do CF Belenenses, Rui Pedro Soares, às gargalhadas. Que o portista estivesse feliz é perfeitamente normal, pois a sua equipa acabara de fazer um golo, mas o presidente da SAD do CF Belenenses demonstrar felicidade foi bastante estranho. Talvez isso seja o reflexo de toda conturbação que passou e passa o clube.

O FC Porto não teve muito tempo para comemorar o seu segundo golo. Aos 55 minutos o árbitro assinalou pênalti, com auxilio do VAR, a favor do CF Belenenses. Na cobrança Fredy Ribeiro diminuiu o marcador. CF Belenenses 1 x 2 FC Porto.

Para tentar dar mais velocidade ao ataque, Sérgio Conceição sacou o avançado André Pereira para dar entrada ao mexicano Corona. Já o treinador do CF Belenenses também modificava a sua equipe. Sacou o Licá, que teve atuação discreta na partida, para fazer entrar o avançado Hugo Almeida que tem como característica jogar mais na área. A ideia era explorar as bolas áreas com Almeida e Keita.

Aos 75 minutos o jogo era equilibrado.  O CF Belenenses agredia mais o FC Porto e teve o seu golo de empate não concedido graças a uma boa interferência de Iker Casillas. O FC Porto jogava mal e não conseguia atacar. Nem utilizar o contra-ataque, que estava a seu favor, a equipa conseguia. Óliver Torres, que substitui Otávio, entrou no relvado para dar uma melhor dinâmica ao meio campo portista, mas não foi eficiente e ajudou mais na marcação do que na criação.

A apatia do FC Porto no relvado foi castigada. Após cruzamento de Fredy Ribeiro o avançado Keita subiu sozinho para cabecear para o fundo da baliza de Iker Casillas. O CF Belenenses chegava a um justo empate. CF Belenenses 2 x 2 FC Porto.

O empate era o mais justo, mas o jogo só acaba quando o juiz apita. Aos 92 minutos Herrera rematou para a baliza e a bola desviou no braço do avançado Hugo Almeida dentro da área. Após consultar o VAR, o árbitro Carlos Xistra assinalou a penalidade. Na cobrança Alex Telles desempatou o confronto e confirmou a vitória portista no jogo. CF Belenenses 2 x 3 FC Porto.

O FC Porto não jogou bem, mas conseguiu três pontos importantíssimos na Primeira Liga. Já o CF Belenenses pôde sair do relvado de cabeça erguida, pois fizeram um bom jogo e neutralizaram em boa parte do confronto o seu adversário.

Onzes Iniciais:

CF Belenenses: Muriel; Diogo Viana (Sagna), Gonçalo Silva, Sasso e Bergdich; Nuno Coelho, Ljujic (Dálcio) e Lucca; Fredy, Keita e Licá (Henrique Almeida).

FC Porto: Casillas; Maxi, Felipe, Diogo Leite e Alex Telles; Otávio (Óliver), Sérgio Oliveira, Herrera e Brahimi (Hernâni); Aboubakar e André Pereira (Corona).

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Arábia Saudita chama por Rafael Leão

O PIF tem o objetivo de levar Rafael Leão para a Arábia Saudita. O extremo português também é pretendido do Bayern Munique.

Besiktas apresenta proposta de 10 milhões de euros ao Braga por Simon Banza

O Besiktas está interessado em contratar Simon Banza e apresentou uma proposta de 10 milhões de euros ao SC Braga.

Al Hilal a um passo de fechar lateral à AS Roma por 23 milhões de euros

O Al Hilal está muito presente no mercado para reforçar o plantel. Angeliño já tem acordo com o clube saudita.

Viktor Gyokeres é o melhor marcador da Liga das Nações: Supera Cristiano Ronaldo por pouco

A Liga das Nações chegou ao fim com conquista de Portugal. Viktor Gyokeres terminou como o melhor marcador da prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença pede forte salva de palmas para Roberto Martínez e garante: «Habituem-se porque vamos continuar a ganhar»

A Seleção Nacional já aterrou em Lisboa. Pedro Proença discursou na sede da FPF, após a conquista da Liga das Nações.

Bruno Fernandes quer mais títulos por Portugal: «Isto é só mais uma Taça. Queremos mais»

A Seleção Nacional já aterrou em Lisboa pelas 13h15. Bruno Fernandes foi um dos jogadores que discursou na sede da FPF, após a conquista da Liga das Nações.

Nuno Mendes à chegada a Portugal: «Bola de Ouro? Há jogadores que estão mais próximos»

Os jogadores da Seleção Nacional já estão em Portugal. À chegada ao aeroporto, Nuno Mendes falou aos jornalistas.