FC Porto x CS Marítimo: Quem irá conduzir o baile no Dragão?

Primeira Liga, Jornada 20. Domingo, 20h30, 30 de janeiro de 2022
ANTEVISÃO: DRAGÕES QUEREM SER AINDA MAÍS LÍDERES, MAS MADEIRENSES JÁ LHES ROUBARAM PONTOS NESTA ÉPOCA

FC Porto e CS Marítimo têm um reencontro marcado para este domingo para a disputa da 20.ª jornada da Primeira Liga. Este será o segundo jogo da época entre ambos, sendo que na primeira volta a equipa da Invicta tropeçou na Madeira ao empatar a uma bola.

O FC PORTO TEM SOFRIDO GOLOS EM TODOS OS JOGOS DISPUTADOS EM 2022. TEREMOS A HISTÓRIA, NOVAMENTE A REPETIR-SE? UMA VITÓRIA DOS DRAGÕES MAS COM GOLOS DE AMBAS AS EQUIPAS? APOSTA COM A BWIN!

Desta vez, subirão ao relvado do Estádio do Dragão duas equipas com rostos bastantes diferentes das que jogaram na primeira volta, pois Luis Díaz, Matheus Uribe e Taremi estão ao serviço das respetivas seleções e João Mário, Manafá e Marcano são as baixas por lesão.

Do lado do CS Marítimo, no banco, Julio Velázquez já não é o técnico da formação madeirense e Vasco Seabra assumiu o projeto desde o fim do mês de novembro. Além disso, o sueco Tim Soderstrom é uma baixa por lesão, Xadas e Jorge Sáenz estão em dúvida para o encontro pelos mesmos motivos e Joel Tagueu irá cumprir suspensão por ter visto cartão vermelho na última partida.

O FC Porto continua numa série de vitórias e, caso conquiste os três pontos, poderá liderar, ainda que à condição, com uma vantagem de nove pontos, colocando pressão no Sporting CP que jogará na próxima quarta-feira.  O CS Marítimo, desde a chegada de Vasco Seabra, entrou numa curva ascendente, não só exibicional como a nível de resultados e perdeu apenas uma vez (com o SL Benfica) nas últimas oito jornadas da Primeira Liga.

Desta feita, na segunda volta do campeonato, vemos um CS Marítimo renovado e com ambições europeias, uma vez que habita no nono lugar da tabela classificativa e está a seis pontos do quinto classificado, Gil Vicente FC. Contudo, o FC Porto está numa excelente forma, mas apresentará algumas baixas, pelo que, para conquistar os três pontos, terá de encarar o adversário com a mesma seriedade e qualidade dos últimos jogos.

10 DADOS RÁPIDOS

 

  1. FC Porto já não perde há mais de um ano para a Primeira Liga;
  2. CS Marítimo, para além do Sporting CP, foi a única equipa a roubar pontos ao FC Porto nesta temporada (1-1);
  3. Sem Luis Díaz e Taremi na partida, Evanilson é o melhor marcador do FC Porto apto a ir a jogo;
  4. Do lado do CS Marítimo, o melhor marcador é o avançado Ali Alipour;
  5. O FC Porto não consegue marcar quatro ou mais golos ao CS Marítimo desde 2012;
  6. O CS Marítimo ganhou o último jogo com o FC Porto no Estádio do Dragão por 2-3;
  7. Sérgio Conceição, como treinador do FC Porto, venceu seis encontros, empatou dois e perdeu um frente ao CS Marítimo;
  8. Vasco Seabra defrontou cinco vezes os dragões, tendo saído derrotado em três ocasiões e conquistou o empate em duas;
  9. As duas equipas estão separadas por 19 pontos;
  10. Este será o 101.º jogo entre FC Porto e CS Marítimo em todas as competições.

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Fábio Vieira (FC Porto) – Jogo a jogo, Fábio Vieira tem ganho o rótulo do mago das assistências. Já leva nove esta temporada e o número não deverá parar por aqui. Tendo em conta a ausência de Taremi, Fábio Vieira poderá avançar para o lugar de segundo avançado, atrás de Evanilson, caso Sérgio Conceição opte por manter o 4x4x2 ou poderá jogar no meio num esquema tático 4x2x3x1. O jovem jogador de 21 anos tem mostrado, e muito, a sua qualidade nos últimos encontros ao somar dois golos e quatro assistências.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rafik Guitane (CS Marítimo) – O médio-ala francês tem sido preponderante desde a chegada de Vasco Seabra ao CS Marítimo. Nos últimos seis jogos ao serviço dos madeirenses, Guitane leva três golos e uma assistência. Formado numa das melhores escolas francesas, Le Havre ACF, o número oito dos maritimistas teve também passagens pelos escalões de formação da seleção francesa. Está emprestado ao CS Marítimo pelo Stade de Reims e, a continuar assim, não faltará muito tempo até dar um salto maior.

 XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa; Bruno Costa, Mbemba, Fábio Cardoso e Wendell; Otávio, Grujic, Vitinha e Pepê; Fábio Vieira e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

CS Marítimo (4x4x2): Paulo Victor; Cláudio Winck, Matheus Costa, Zainadine Júnior, Vítor Costa; Rafik Guitane, Stefano Beltrame, Diogo Mendes, André Vidigal; Edgar Costa e Ali Alipour.

Treinador: Vasco Seabra

“Vamos defrontar um adversário difícil e queremos ser também um adversário difícil. Sabemos que vamos ter de sofrer e lutar muito, mas essencialmente temos de manter aquilo que é a nossa identidade.”

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 CS MARÍTIMO

Artigo revisto por Joana Mendes

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Vasco Botelho da Costa apontado como plano B de João Noronha Lopes para o Benfica

Vasco Botelho da Costa é visto como um dos nomes ideais para ocupar o lugar de treinador do Benfica, caso João Noronha Lopes vença as eleições.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.

Surpresa: UEFA decreta que Eslováquia venceu um Campeonato da Europa

A UEFA anunciou esta sexta-feira que a Eslováquia também conta com um Campeonato da Europa no seu palmarés.