FC Porto x CS Marítimo: Quem irá conduzir o baile no Dragão?

    Primeira Liga, Jornada 20. Domingo, 20h30, 30 de janeiro de 2022
    ANTEVISÃO: DRAGÕES QUEREM SER AINDA MAÍS LÍDERES, MAS MADEIRENSES JÁ LHES ROUBARAM PONTOS NESTA ÉPOCA

    FC Porto e CS Marítimo têm um reencontro marcado para este domingo para a disputa da 20.ª jornada da Primeira Liga. Este será o segundo jogo da época entre ambos, sendo que na primeira volta a equipa da Invicta tropeçou na Madeira ao empatar a uma bola.

    O FC PORTO TEM SOFRIDO GOLOS EM TODOS OS JOGOS DISPUTADOS EM 2022. TEREMOS A HISTÓRIA, NOVAMENTE A REPETIR-SE? UMA VITÓRIA DOS DRAGÕES MAS COM GOLOS DE AMBAS AS EQUIPAS? APOSTA COM A BWIN!

    Desta vez, subirão ao relvado do Estádio do Dragão duas equipas com rostos bastantes diferentes das que jogaram na primeira volta, pois Luis Díaz, Matheus Uribe e Taremi estão ao serviço das respetivas seleções e João Mário, Manafá e Marcano são as baixas por lesão.

    Do lado do CS Marítimo, no banco, Julio Velázquez já não é o técnico da formação madeirense e Vasco Seabra assumiu o projeto desde o fim do mês de novembro. Além disso, o sueco Tim Soderstrom é uma baixa por lesão, Xadas e Jorge Sáenz estão em dúvida para o encontro pelos mesmos motivos e Joel Tagueu irá cumprir suspensão por ter visto cartão vermelho na última partida.

    O FC Porto continua numa série de vitórias e, caso conquiste os três pontos, poderá liderar, ainda que à condição, com uma vantagem de nove pontos, colocando pressão no Sporting CP que jogará na próxima quarta-feira.  O CS Marítimo, desde a chegada de Vasco Seabra, entrou numa curva ascendente, não só exibicional como a nível de resultados e perdeu apenas uma vez (com o SL Benfica) nas últimas oito jornadas da Primeira Liga.

    Desta feita, na segunda volta do campeonato, vemos um CS Marítimo renovado e com ambições europeias, uma vez que habita no nono lugar da tabela classificativa e está a seis pontos do quinto classificado, Gil Vicente FC. Contudo, o FC Porto está numa excelente forma, mas apresentará algumas baixas, pelo que, para conquistar os três pontos, terá de encarar o adversário com a mesma seriedade e qualidade dos últimos jogos.

    10 DADOS RÁPIDOS

     

    1. FC Porto já não perde há mais de um ano para a Primeira Liga;
    2. CS Marítimo, para além do Sporting CP, foi a única equipa a roubar pontos ao FC Porto nesta temporada (1-1);
    3. Sem Luis Díaz e Taremi na partida, Evanilson é o melhor marcador do FC Porto apto a ir a jogo;
    4. Do lado do CS Marítimo, o melhor marcador é o avançado Ali Alipour;
    5. O FC Porto não consegue marcar quatro ou mais golos ao CS Marítimo desde 2012;
    6. O CS Marítimo ganhou o último jogo com o FC Porto no Estádio do Dragão por 2-3;
    7. Sérgio Conceição, como treinador do FC Porto, venceu seis encontros, empatou dois e perdeu um frente ao CS Marítimo;
    8. Vasco Seabra defrontou cinco vezes os dragões, tendo saído derrotado em três ocasiões e conquistou o empate em duas;
    9. As duas equipas estão separadas por 19 pontos;
    10. Este será o 101.º jogo entre FC Porto e CS Marítimo em todas as competições.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Fábio Vieira (FC Porto) – Jogo a jogo, Fábio Vieira tem ganho o rótulo do mago das assistências. Já leva nove esta temporada e o número não deverá parar por aqui. Tendo em conta a ausência de Taremi, Fábio Vieira poderá avançar para o lugar de segundo avançado, atrás de Evanilson, caso Sérgio Conceição opte por manter o 4x4x2 ou poderá jogar no meio num esquema tático 4x2x3x1. O jovem jogador de 21 anos tem mostrado, e muito, a sua qualidade nos últimos encontros ao somar dois golos e quatro assistências.

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Rafik Guitane (CS Marítimo) – O médio-ala francês tem sido preponderante desde a chegada de Vasco Seabra ao CS Marítimo. Nos últimos seis jogos ao serviço dos madeirenses, Guitane leva três golos e uma assistência. Formado numa das melhores escolas francesas, Le Havre ACF, o número oito dos maritimistas teve também passagens pelos escalões de formação da seleção francesa. Está emprestado ao CS Marítimo pelo Stade de Reims e, a continuar assim, não faltará muito tempo até dar um salto maior.

     XI’S PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Diogo Costa; Bruno Costa, Mbemba, Fábio Cardoso e Wendell; Otávio, Grujic, Vitinha e Pepê; Fábio Vieira e Evanilson.

    Treinador: Sérgio Conceição

    CS Marítimo (4x4x2): Paulo Victor; Cláudio Winck, Matheus Costa, Zainadine Júnior, Vítor Costa; Rafik Guitane, Stefano Beltrame, Diogo Mendes, André Vidigal; Edgar Costa e Ali Alipour.

    Treinador: Vasco Seabra

    “Vamos defrontar um adversário difícil e queremos ser também um adversário difícil. Sabemos que vamos ter de sofrer e lutar muito, mas essencialmente temos de manter aquilo que é a nossa identidade.”

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 CS MARÍTIMO

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Moura
    Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
    Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.