FC Porto x Rio Ave FC: Prova de fogo à recente liderança

- Advertisement -

Depois da derrota do SL Benfica na jornada anterior, os Dragões encontram-se na liderança do campeonato. Sem estar a fazer uma campanha de entusiasmar os adeptos, a verdade é que o FC Porto apenas depende de si para voltar a fazer a festa nos Aliados. São onze os jogos que faltam e vai ser preciso que a equipa de azul e branco esteja no seu melhor para conseguir ultrapassar todos esses obstáculos. O primeiro desses testes? Um muito competente Rio Ave que irá com certeza causa dificuldades no Dragão.

O FC PORTO ENTRA EM CAMPO FRENTE A UMA DAS EQUIPAS-SENSAÇÃO DO CAMPEONATO! QUEM VENCERÁ? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Como já disse, esta não está a ser a melhor das épocas para o FC Porto. Têm sido levantadas muitas questões tanto ao treinador, jogadores e direção. Mas este pode ser um momento de viragem. Pode ser uma altura em que todos estes elementos se unam de modo a se alcançar um objetivo comum – o título. É necessário que a equipa de Sérgio Conceição ganhe uma motivação extra com a derrota do Benfica. Mas não vai ser fácil. Muitas pontes já foram queimadas dentro do núcleo portista. Mas é agora que tanto o plantel como Conceição têm que mostrar serviço para silenciar todos aqueles que tanto têm criticado.

Da perspetiva do Rio Ave é tudo muito diferente. Não se sente toda aquela pressão como no lado portista. Sem dar demasiado nas vistas, a equipa de Vila do Conde tem feito uma época de elevada qualidade. Um bom quinto lugar deixam a equipa a apenas dois pontos do Sporting CP. Carlos Carvalhal tem confirmado o estatuto de treinador experiente e competente que trouxe de Inglaterra. Para a liga, o Rio Ave já não perde desde inícios de janeiro e está a passar pelo melhor momento da época.

COMO IRÁ JOGAR O FC PORTO

Não se espera nada de novo na equipa do FC Porto. Sérgio Conceição pôs a sua equipa a jogar de uma maneira bem delineada e não vai ser agora, nesta altura crucial da época, que as coisas vão mudar. Um 4-4-2 bem oleado e competente naquilo que a que se propõe a fazer. Não é uma equipa que deslumbra os amantes do futebol, mas apresenta resultados. E a verdade é que este FC Porto é melhor contra equipas supostamente mais fortes. Quando se dá espaço para jogar em profundidade, é um perfeito convite a que os azuis e brancos façam aquilo que mais gostam, jogar direto e na velocidade dos jogadores.

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: BnR

Alex TellesQuem mais? Tem sido, provavelmente, o jogador mais consistente dos Dragões. Mesmo tendo algumas limitações no processo defensivo e, às vezes, uma propensão demasiado acentuada a cruzar sempre que possível no ataque, Alex Telles é um jogador em que se pode confiar a 100% para criar situações de golo em qualquer momento do jogo. Faz assistências e marca golos como mais ninguém no plantel portista. Por mais incrível que pareça, é neste momento o melhor marcador do FC Porto a contar para o campeonato.

XI PROVÁVEL

4-4-2: Marchesín, Manafá, Mbemba, Marcano, Alex Telles, Otávio, Sérgio Oliveira, Danilo Pereira, Corona, Marega e Soares.

COMO IRÁ JOGAR O RIO AVE

O Rio Ave não quererá fugir demasiado aos seus princípios de jogo. Um futebol apoiado, com bom jogo entrelinhas e sempre com muitos apoios. Contudo, não vai ser sempre possível resistir à pressão portista. Terá de haver alguma adaptação ao seu jogo se quer lidar com o poderio azul e branco. Outro problema para Carlos Carvalhal são as lesões. Piázon, Diego Lopes e Al Musrati estão em dúvida para o jogo e existem algumas dúvidas no que diz respeito a quem jogará na linha atrás de Taremi. No último jogo, Carvalhal apresentou um 4-3-3, porventura devido a essa falta de médios ofensivos, e não o seu 4-2-3-1 habitual. Uma outra possibilidade é Gelson Dala jogar a número 10. O angolano tem impressionado quando tem entrado na partida a partir do banco e pode ser recompensado com um lugar no onze inicial.

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: Rio Ave

Mehdi Taremié o melhor jogador do Rio Ave, não há grandes dúvidas. Simplesmente está a um nível muito superior, mesmo que os seus números não o mostrem em demasia. Tem “apenas” 7 golos no campeonato, que é pouco para um jogador da sua qualidade. Movimenta-se de forma exímia dentro e fora da área, finaliza bem e faz a equipa jogar com bons apoios no espaço entrelinhas.

XI PROVÁVEL

4-2-3-1: Kieszek; Diogo Figueiras, Borevkovic, Aderllan Santos, Pedro Amaral; Tarantini, Al Musrati; Nuno Santos, Gelson Dala, Mané; Taremi

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os adversários de Portugal na Liga das Nações

Portugal já conhece os seus adversários na próxima edição da Liga das Nações: Dinamarca, Noruega e País de Gales.

Sub-16: Portugal vence Japão e e há assistência de Cristianinho

Portugal venceu o Japão por 3-0 na primeira jornada do Torneio do Algarve. Cristianinho fez uma assistência na partida.

Eis o sorteio completo da Liga A da Liga das Nações

Realizou-se esta quinta-feira o sorteio da Liga das Nações. Portugal já sabe quem vai enfrentar na competição.

Sporting: Rui Borges chama 3 jovens aos trabalhos

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino. Leões preparam jogo frente ao Famalicão para a Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção: Benfica tem baixa de peso para o jogo contra o Santa Clara

Fredrik Aursnes é baixa de peso do Benfica. Médio norueguês lesionou-se e não seguiu na comitiva para os Açores.

Já é oficial: Matheus Reis deixa Sporting e reforça o CSKA Moscovo

O CSKA Moscovo oficializou esta quinta-feira a contratação de Matheus Reis. Defesa brasileiro deixa assim o Sporting.

Premier League: Já é conhecida a possível duração do contrato de Vítor Pereira

Vítor Pereira deverá assinar contrato válido com o Nottingham Forest até 2027. Técnico português prepara regresso à Premier League.