Dois jogos em casa e três fora, três competições distintas. Fevereiro adivinha-se difícil para o FC Porto, sendo disso presságio o empate em Guimarães este fim de semana.

Os dragões vão ser postos à prova em Moreira de Cónegos, Roma e Tondela, recebendo também o Vitória FC e o SC Braga no Dragão.

O primeiro jogo é ante o Moreirense FC, sexto classificado da Primeira Liga. Os cónegos são talvez a maior surpresa do campeonato, depois de na época passada terem terminado na décima quinta posição, a apenas dois pontos da despromoção. Sob a tutela de Ivo Vieira, os minhotos contam, à 20ª jornada, com menos um ponto apenas do que no final da temporada passada.

Segue-se uma deslocação a Roma, a contar para os oitavos de final da Champions League, de onde os dragões tentarão trazer um resultado positivo para a segunda mão no Dragão. A AS Roma tem passado por um período turbulento depois da derrota expressiva contra a Fiorentina, em Florença, por 7-1, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Itália, mas conta com uma equipa de grande nível com jogadores como Dzeko e El Sharaawy, e com um jovem que se tem destacado e afirmado esta temporada na equipa romana, Nicolò Zaniolo.

Em 2016/2017 o FC Porto venceu a AS Roma na capital italiana por três bolas a zero
Fonte: FC Porto

De Roma para o Dragão, há mais uma batalha para o campeonato e o adversário é o Vitória FC. Os sadinos encontram-se na décima primeira posição, mas, recentemente, conseguiram retirar pontos ao Sporting, que empatou no Bonfim.

Neste mês de muitas deslocações, o FC Porto joga depois em Tondela. Os beirões estão num bom momento de forma e prometem complicar a vida aos azuis e brancos, à semelhança do que foram os encontros das duas equipas em Viseu nas épocas anteriores, onde o FC Porto venceu duas vezes nos últimos três anos por uma bola a zero, e onde empatou uma vez sem golos.

O regresso a casa faz-se com mais uma partida importante para os homens de Sérgio Conceição. O jogo é a contar para as meias-finais da Taça de Portugal e o adversário o SC Braga, pelo que os dragões terão de “dar o litro” para conseguirem ir à Pedreira, na segunda mão, com um resultado confortável, nesta caminhada com destino ao Jamor.

Três competições e um mês crucial para os portistas. Uma batalha por um lugar nos quartos de final da Champions, outra por um lugar no Jamor. A maior de todas é contínua e será para renovar o título de campeão nacional.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários

Artigo anteriorTubarão na rota do leão na Europa
Próximo artigoPetrovic vs Gudelj
Literalmente desde o dia em que nasceu, o Pedro tem uma paixão por futebol, mas principalmente pelo seu FC Porto. Sócio com lugar anual, podem encontrá-lo no Estádio do Dragão vestido a rigor com a sua camisola e o cachecol ao pescoço sempre que o FC Porto aí jogar. À sua paixão pelo desporto, o Pedro junta também o seu gosto pela escrita. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, tem o objetivo de ser jornalista desportivo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.