Fibra de campeão

    Pode dizer-se que não estamos pior agora do que estávamos há 48 horas mas é pura ilusão. Estamos substancialmente pior porque falhámos, porque quebrámos a onda positiva, porque juntos fomos mais fracos do que fortes e porque não soubemos lidar com a pressão. Faltou fibra de campeão e isso só pode preocupar. O nosso rival estava moribundo e nós demos-lhe oxigénio, o nosso rival estava deitado e nós levantamo-lo, nós estávamos a um passo do céu e permitimo-nos, num jogo em casa, a descer às profundezas do inferno.

    Todo este cenário apocalítico terá forçosamente que ter o condão de tocar no orgulho de cada portista. Porque ontem, mais do que nunca, cada um de nós foi culpado do que se passou e deve assumir as suas responsabilidades. Nada está perdido, pelo contrário. Hoje, cada portista está mais forte, cada portista está mais preparado e todos os portistas devem estar mais unidos. Não podemos e não voltaremos a falhar.

    Fonte: FC Porto
    Fonte: FC Porto

    Em suma, o que se passou ontem foi um falhanço coletivo de um clube, de uma cidade, de uma “nação”. Temos agora a palavra, todos nós. Dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos. Todos serão necessários e fundamentais nas 8 batalhas que restam. Unidos, fortes, confiantes e pacientes. No estádio da Luz só um resultado interessa e se cada portista fizer o seu papel, no dia 1 de abril assumiremos o primeiro posto e não mais o largaremos. Um por todos e todos por um.

    Nota final: Não posso deixar de condenar o comportamento do Vitória FC no jogo de ontem. Sei e compreendo que, por vezes, as equipas de menor dimensão se veem forçadas a usar o anti-jogo como arma até para que se possam reorganizar e suster a pressão a que estão a ser sujeitos. No entanto, o comportamento anti-desportivo dos jogadores setubalenses foi exagerado e só pode ser apelidado de vergonhoso. Julgo que a estes factos não será alheia a ligação de alguns dos seus jogadores ao rival direto do FC Porto na luta pelo título. Dizer, ainda, que o árbitro esteve bem a penalizar (com um total de 12 minutos de descontos) este tipo de comportamentos. Já não esteve tão bem a avaliar certos lances dentro da área do Vitória. Mas hoje não utilizarei desculpas de mau pagador ou, neste caso, mau perdedor.

    Somos Porto.

    Foto de Capa: FC Porto

    Artigo revisto por: Diana Martins

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.