Formação é a solução

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Numa altura em que os resultados desportivos e financeiros não são brilhantes, a aposta na formação é urgente e necessária. Nos últimos largos anos o FC Porto pouco ou nada apostou na sua formação, é algo intrigante para quem conhece as equipas portistas nos escalões de formação, porque a qualidade é tanta que causa muita estranheza a ausência de aposta nos jovens talentos.

Além da qualidade existente, os resultados dos mais jovens são muito positivos, Campeões da Segunda Liga com uma época absolutamente brilhante, Bi Campeões nos Sub 19, quatro titulares na seleção Portuguesa de Sub 17 que foi campeã da Europa, e muitos outros exemplos poderia dar.

Ruben Neves e André Silva são dois exemplos do valor existente, e muitos mais existem (João Costa, Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo leite, Jorge Fernandes, Rui Pires, Rui Pedro, Leandro Campos) são apenas alguns exemplos de jovens muito talentosos.

Na vertente do treino o clube também esta muito bem servido, com treinadores de qualidade como Luis Castro, Folha, Bino, Paulinho Santos, Mário Silva sendo que quase todos eles passaram pelo clube como jogadores na equipa principal, sendo esse, um fator importante para que a tao falada mística passe com mais facilidade para os mais jovens.

Uma das questões que o clube tem que melhorar são as instalações ao dispor da formação, comparativamente com os seus rivais estão uns furos abaixo, penso ser esse o grande objetivo do Presidente neste mandato, a construção de uma academia.

Rúben Neves é uma das revelações do FC Porto Fonte: FC Porto
Rúben Neves é uma das revelações do FC Porto
Fonte: FC Porto

O clube tem que assentar a sua política desportiva na formação e num scouting rigoroso, juntando isso a alguma estabilidade (não se pode ter quatro treinadores em três épocas) e estão criados os condimentos para o clube voltar aos títulos.

Uma política assente nestes pilares, num projeto a medio longo prazo vai fazer com que o clube rapidamente recupere em termos financeiros. Quanto vai render André Silva? Quanto vai render Ruben Neves? E em termos desportivos não se fica a perder, bem pelo contrário.

Incorporar dois ou três jovens da formação todas as épocas (não precisam de períodos de adaptação ao país e ao clube), enquadrados com jogadores mais experientes e com algumas contratações cirúrgicas indicadas pela scouting do clube e não por empresários é o caminho mais rápido para voltar ao sucesso.

Esperemos que as mudanças que estão acontecer na estrutura do clube sirvam para uma mudança de paradigma.

Foto de capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mallorca vence Sevilha e sai da zona de despromoção da La Liga

O Mallorca recebeu e venceu o Sevilha por quatro bolas a uma, num encontro válido pela 22.ª jornada da La Liga.

Al Hilal confirma contratações de Karim Benzema e Saimon Bouabré

O Al Hilal reforçou o ataque com dois jogadores em pontos opostos da carreira: Karim Benzema com 38 anos e Saimon Bouabré com 19 anos.

FC Porto marca no arranque da 2ª parte por Pablo Rosario e reduz desvantagem contra o Casa Pia para 2-1

Pablo Rosario marcou o golo do 2-1 e reduziu a desvantagem azul e branca antes do intervalo. O Casa Pia recebe o FC Porto em Rio Maior.

Estrela da Amadora reforça-se com extremo com apelido de jogador que brilhou em Portugal: Brahimi

Billal Brahimi deve ser um dos últimos reforços a chegar ao Estrela da Amadora no mercado de transferências de inverno.

PUB

Mais Artigos Populares

Futuro de Marc-André ter Stegen em aberto e regresso a Barcelona em cima da mesa

Marc-André ter Stegen lesionou-se gravemente contra o Real Oviedo e a sua passagem pelo Girona pode chegar ao fim.

Surpresa em Rio Maior: Thiago Silva marca autogolo e Casa Pia vence FC Porto por 2-0 ao intervalo

Mais um golo dos gansos diante dos dragões, desta feita de Thiago Silva na própria baliza. O Casa Pia recebe o FC Porto em Rio Maior.

Benfica: avançado rejeita ofertas e vai ficar às ordens de José Mourinho até ao final da época

Henrique Araújo vai ficar no Benfica até ao final da temporada, rejeitando todas as opções que tinha para sair.