📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Formação é a solução

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Numa altura em que os resultados desportivos e financeiros não são brilhantes, a aposta na formação é urgente e necessária. Nos últimos largos anos o FC Porto pouco ou nada apostou na sua formação, é algo intrigante para quem conhece as equipas portistas nos escalões de formação, porque a qualidade é tanta que causa muita estranheza a ausência de aposta nos jovens talentos.

Além da qualidade existente, os resultados dos mais jovens são muito positivos, Campeões da Segunda Liga com uma época absolutamente brilhante, Bi Campeões nos Sub 19, quatro titulares na seleção Portuguesa de Sub 17 que foi campeã da Europa, e muitos outros exemplos poderia dar.

Ruben Neves e André Silva são dois exemplos do valor existente, e muitos mais existem (João Costa, Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo leite, Jorge Fernandes, Rui Pires, Rui Pedro, Leandro Campos) são apenas alguns exemplos de jovens muito talentosos.

Na vertente do treino o clube também esta muito bem servido, com treinadores de qualidade como Luis Castro, Folha, Bino, Paulinho Santos, Mário Silva sendo que quase todos eles passaram pelo clube como jogadores na equipa principal, sendo esse, um fator importante para que a tao falada mística passe com mais facilidade para os mais jovens.

Uma das questões que o clube tem que melhorar são as instalações ao dispor da formação, comparativamente com os seus rivais estão uns furos abaixo, penso ser esse o grande objetivo do Presidente neste mandato, a construção de uma academia.

Rúben Neves é uma das revelações do FC Porto Fonte: FC Porto
Rúben Neves é uma das revelações do FC Porto
Fonte: FC Porto

O clube tem que assentar a sua política desportiva na formação e num scouting rigoroso, juntando isso a alguma estabilidade (não se pode ter quatro treinadores em três épocas) e estão criados os condimentos para o clube voltar aos títulos.

Uma política assente nestes pilares, num projeto a medio longo prazo vai fazer com que o clube rapidamente recupere em termos financeiros. Quanto vai render André Silva? Quanto vai render Ruben Neves? E em termos desportivos não se fica a perder, bem pelo contrário.

Incorporar dois ou três jovens da formação todas as épocas (não precisam de períodos de adaptação ao país e ao clube), enquadrados com jogadores mais experientes e com algumas contratações cirúrgicas indicadas pela scouting do clube e não por empresários é o caminho mais rápido para voltar ao sucesso.

Esperemos que as mudanças que estão acontecer na estrutura do clube sirvam para uma mudança de paradigma.

Foto de capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hansi Flick guiou Barcelona à vitória frente ao Alavés mas estava desconte no final do jogo: já há explicação

Hansi Flick não estava totalmente feliz depois do triunfo do Barcelona frente ao Deportivo Alavés, para a La Liga.

Arsenal e Chelsea estão atentos a jovem avançado da Juventus

Kenan Yildiz, jovem turco da Juventus, desperta interesse do Arsenal e do Chelsea. O jogador têm sido bastante influente nas ultimas temporadas.

Sebastián Coates volta a ser campeão e conquista a Liga Uruguaia com o Nacional de Montevideo

Coates fechou a temporada em grande ao sagrar-se campeão pelo Nacional de Montevideo, coroando um regresso perfeito ao clube onde se formou.

Manchester United iguala Arsenal nos golos de bola parada e histórico do Chelsea destaca Ruben Amorim: «Temos de dar crédito ao treinador»

O Manchester United chegou aos dez golos de bola parada na Premier League, igualando o Arsenal, e Joe Cole não hesitou em elogiar o trabalho de Ruben Amorim após a reviravolta frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Aitana Bonmatí sofre grave lesão e enfrenta longa paragem

Aitana Bonmatí sofreu uma fractura no perónio esquerdo ao serviço da seleção espanhola. A médio deverá ficar afastada da competição durante vários meses.

Chancel Mbemba expõe período difícil em Marselha e acusa o clube de assédio moral: «Foi tortura psicológica»

Chancel Mbemba voltou a recordar o ano traumático que viveu no Marselha. Afastado durante toda a época 2024/25, o congolês falou em «tortura psicológica» e levou o caso para tribunal.

Cesc Fàbregas entra no radar do Barcelona para suceder Hansi Flick

Joan Laporta e Deco apreciam o trabalho de Cesc Fábregas no Como 1907 e ponderam uma mudança na direção do Barcelona.