Publicidade

Fransérgio: Reforço, ou mera Contratação? | FC Porto

Diogo Ataíde · 2 min

Fransérgio
Foto: Carlos Silva / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Ultimamente, com alguma insistência, o nome de Fransérgio, médio do SC Braga, tem sido apontado ao FC Porto, como desejo de Sérgio Conceição, para eventual reforço da zona do meio-campo.

O atual capitão dos minhotos tem sido um dos destaques da formação arsenalista, sendo peça fundamental no esquema de Carlos Carvalhal. Porém, este interesse não tem sido muito bem recebido pela massa adepta azul e branca, em muito, devido à idade do atleta, assim como há pouca perspetiva de valorização financeira do seu passe.

Atualmente, a sua integração no plantel portista não parece de todo prioritária, face a vários motivos. Em primeiro lugar, pelo excesso de jogadores e de opções que existem para aquela posição em específica, se formos pelo modelo habitual do técnico azul e branco.

E em segundo, por sua vez, porque a sua aquisição, no meu entender, ia ser mais qualificada como uma contratação do que um reforço, quero isto dizer que não parece o tipo de jogador que conseguia entrar no FC Porto e implementar-se totalmente no 11 titular. Por outras palavras, não significa que Fransérgio não tivesse lugar no plantel, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Apesar do médio ser um jogador intenso, que trabalha para a equipa, que oferece muito sem bola, mas que com bola também joga com critério e tem boa chegada à área, neste momento, não parece a opção mais indicada para reforçar o clube da invicta.

Além disso, temos de ter em conta o atual período financeiro do FC Porto. Tem sido evidente a falta de agressividade que a direção liderada por Pinto da Costa no ataque às contratações essenciais para elevar o nível do grupo de trabalho.

Outro ponto que falta clarificar neste suposto interesse são as contrapartidas a serem negociadas, pois os nomes de Tomás Esteves e Nanu têm sido colocados no sentido inverso da rota de negociação. Algo que poderá ir ao desagradado dos adeptos do FC Porto, pois o assunto de Tomás Esteves tem sido muito discutido em todos os pontos de conversas que interligam os torcedores azuis e brancos.

Resumidamente, no que concerne a Fransérgio, conhecendo as exigências de António Salvador, esta possível aquisição bem que podia ficar em stand-by, por todos os contornos que o negócio possa vir a conhecer.

Diogo Ataíde

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

FC Copenhaga 3-0 Braga | E o Gverreiro gelou

O Copenhaga nunca tinha ganho no Parken a um opositor português. Vindos da pior época da sua história (sétimo lugar interno, disputa da fase de manutenção), aos dinamarqueses resta fazer pela vida para reassumir a dianteira do seu futebol. No fim-de-semana, a derrota no terreno do Midtjylland encurtara a vantagem no topo para apenas dois pontos – poderia esse tropeção adornar o encontro com o Braga de importância extra? Pareceu definitivamente que sim, dada a energia com que a equipa de Bo Svensson entrou a pressionar Gverreiros. O ímpeto, típico de anfitrião em jogo europeu, não deveria assustar arsenalistas, tão ou mais habituados que o Copenhaga a contexto internacional. E, mesmo por isso, passando a primeira onda de histeria, o jogo acalmou. No meio do marasmo ainda surgiu oportunidade para balançar as redes portuguesas, mas Travassos estava concentrado e salvou golo certo. O agressivo 4-2-3-1 de Bo Svensson (2,4 golos por jogo na Superligaen e 17 golos nos play-offs da Conferência) era manietado pelo 3-5-2 híbrido de Carlos Vicens, com o miolo Moutinho-Tiknaz-Gorby a ganhar ascendente na luta física e na luta pela posse de bola. No apito final da primeira metade, os portugueses contavam com 63%, superioridade notável ao nível do passe (301 completos para 169) e mais oportunidades reais de aproximação à outra baliza.

Pedro Cantoneiro · 2 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.