Frente a Frente: «Cha Cha Cha» Martínez vs. “El Tigre”

- Advertisement -

Hoje iniciamos uma nova rubrica na secção do FC Porto do Bola na Rede. O “Frente a Frente”, como o próprio nome indica, colocará frente a frente dois grandes nomes da história do FC Porto, preferencialmente da mesma posição e, recorrendo à qualidade individual e às estatísticas desses jogadores na sua passagem pelos dragões, iremos chegar a um veredicto sobre qual das figuras vence o “combate”.

Nesta primeira edição temos frente a frente dois dos melhores artilheiros da última década a alinhar pelos dragões: Jackson Martínez e Radamel Falcão. Os números destes atacantes com a camisola dos azuis e brancos são impressionantes e este “duelo” entre colombianos promete ser bastante renhido e dividir os adeptos no veredicto final.

Antes de mais, vamos aos factos:

Dados estatísticos da passagem de Jackson e Falcão pelo FC Porto
Fonte: Bola na Rede

Comecemos por Radamel Falcão. O espetacular avançado colombiano alinhou nos azuis e brancos entre 2009 a 2011, e pelo caminho deixou um rastro de destruição manifestado através de golos. Falo em espetacular avançado porque Falcão era realmente isso: espetáculo. Uma das principais armas de “El Tigre” era o cabeceamento, mesmo não sendo ele um avançado alto. Atacava a bola como ninguém e muitas vezes em mergulho cabeceava para o fundo das redes.

Falcão alinhou no FC Porto numa das melhores gerações de jogadores dos últimos tempos, fazendo um trio ofensivo temível com James e Hulk. Em 2010, Falcão foi uma das peças-chave na campanha na UEFA, ao comando de André Villas-Boas, que culminou na conquista da Liga Europa, na qual o colombiano foi o melhor marcador.

Falcão marcou o golo que deu ao FC Porto a vitória na Liga Europa
Fonte: FC Porto

“El Tigre” viveu jogos verdadeiramente memoráveis e marcou golos decisivos, tais como os quatro golos marcados ao Villareal CF na meia-final da Liga Europa, o bis frente ao SL Benfica na vitória histórica por 5-0 e o golo da vitória frente ao SC Braga na final da Liga Europa.

Com a saída de Falcão, Jackson Martinez perfilava-se como o substituto do compatriota. A pressão em substituir um dos maiores símbolos do clube nos últimos anos em nada afetou Jackson, que cedo começou a marcar e em grande estilo. Desde penáltis à Panenka a pontapés de bicicleta, Jackson fazia de tudo um pouco e, em poucos jogos, começava a fazer esquecer o compatriota.

Jackson fez um dos melhores jogos da carreira frente ao FC Bayern Munique no Dragão
Fonte: FC Porto

Cha Cha Cha Martínez alinhou nos dragões por três épocas e viveu grandes momentos de dragão ao peito. A excelente exibição no Dragão frente ao FC Bayern Munique na vitória por 3-1, em que o avançado marcou, foi exemplo do que Jackson Martinez era capaz de fazer. Ainda na primeira época o calcanhar em vólei que marcou frente ao Sporting vai perdurar como um dos melhores golos de sempre no campeonato português.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola olha para a vitória do Benfica sobre o Real Madrid: «Mourinho humilha o Real Madrid»

Em Espanha, foi muita a atenção dada à vitória do Benfica e à derrota do Real Madrid. Eis o que escreveram alguns dos principais periódicos espanhóis.

Sporting em amor com os descontos: 3 últimas vitórias chegaram depois dos 90

O Sporting venceu PSG, Arouca e Athletic nos últimos três jogos. As três vitórias chegaram todas em tempo de descontos.

Trubin, Schjelderup e Pavlidis, os pastorinhos do milagre no Estádio da Luz | Benfica

Foi, precisamente, uma obra miraculosa o que se passou no Estádio da Luz e permitiu ao Benfica não só vergar o Real Madrid na Champions League, como também garantir, no roteiro mais inacreditável possível, a qualificação para os playoffs.

Francisco Cunha: o apanha-bolas dos sub-14 do Benfica que festejou com José Mourinho

Num momento de puro êxtase, José Mourinho abraçou o apanha bolas nos festejos do golo de Anatoliy Trubin. O jovem é Francisco Cunha, jogador dos sub-14 do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

James Ward-Prowse troca o West Ham de Nuno Espírito Santo pelo Burnley

James Ward-Prowse vai jogar no Burnley até ao final da temporada, depois de o clube ter assegurado a sua chegada por empréstimo proveniente do West Ham.

Braga cede João Marques por empréstimo ao Casa Pia

João Marques vai reforçar o Casa Pia por empréstimo do Braga até ao final da temporada.

Douglas Luiz regressa ao Aston Villa por empréstimo da Juventus

Douglas Luiz vai voltar a vestir a camisola do Aston Villa. Regressa assim à Premier League por empréstimo da Juventus até ao final da temporada.