📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Frente a Frente: «Cha Cha Cha» Martínez vs. “El Tigre”

- Advertisement -

Hoje iniciamos uma nova rubrica na secção do FC Porto do Bola na Rede. O “Frente a Frente”, como o próprio nome indica, colocará frente a frente dois grandes nomes da história do FC Porto, preferencialmente da mesma posição e, recorrendo à qualidade individual e às estatísticas desses jogadores na sua passagem pelos dragões, iremos chegar a um veredicto sobre qual das figuras vence o “combate”.

Nesta primeira edição temos frente a frente dois dos melhores artilheiros da última década a alinhar pelos dragões: Jackson Martínez e Radamel Falcão. Os números destes atacantes com a camisola dos azuis e brancos são impressionantes e este “duelo” entre colombianos promete ser bastante renhido e dividir os adeptos no veredicto final.

Antes de mais, vamos aos factos:

Dados estatísticos da passagem de Jackson e Falcão pelo FC Porto
Fonte: Bola na Rede

Comecemos por Radamel Falcão. O espetacular avançado colombiano alinhou nos azuis e brancos entre 2009 a 2011, e pelo caminho deixou um rastro de destruição manifestado através de golos. Falo em espetacular avançado porque Falcão era realmente isso: espetáculo. Uma das principais armas de “El Tigre” era o cabeceamento, mesmo não sendo ele um avançado alto. Atacava a bola como ninguém e muitas vezes em mergulho cabeceava para o fundo das redes.

Falcão alinhou no FC Porto numa das melhores gerações de jogadores dos últimos tempos, fazendo um trio ofensivo temível com James e Hulk. Em 2010, Falcão foi uma das peças-chave na campanha na UEFA, ao comando de André Villas-Boas, que culminou na conquista da Liga Europa, na qual o colombiano foi o melhor marcador.

Falcão marcou o golo que deu ao FC Porto a vitória na Liga Europa
Fonte: FC Porto

“El Tigre” viveu jogos verdadeiramente memoráveis e marcou golos decisivos, tais como os quatro golos marcados ao Villareal CF na meia-final da Liga Europa, o bis frente ao SL Benfica na vitória histórica por 5-0 e o golo da vitória frente ao SC Braga na final da Liga Europa.

Com a saída de Falcão, Jackson Martinez perfilava-se como o substituto do compatriota. A pressão em substituir um dos maiores símbolos do clube nos últimos anos em nada afetou Jackson, que cedo começou a marcar e em grande estilo. Desde penáltis à Panenka a pontapés de bicicleta, Jackson fazia de tudo um pouco e, em poucos jogos, começava a fazer esquecer o compatriota.

Jackson fez um dos melhores jogos da carreira frente ao FC Bayern Munique no Dragão
Fonte: FC Porto

Cha Cha Cha Martínez alinhou nos dragões por três épocas e viveu grandes momentos de dragão ao peito. A excelente exibição no Dragão frente ao FC Bayern Munique na vitória por 3-1, em que o avançado marcou, foi exemplo do que Jackson Martinez era capaz de fazer. Ainda na primeira época o calcanhar em vólei que marcou frente ao Sporting vai perdurar como um dos melhores golos de sempre no campeonato português.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.