📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Frente a Frente: «Cha Cha Cha» Martínez vs. “El Tigre”

- Advertisement -

Hoje iniciamos uma nova rubrica na secção do FC Porto do Bola na Rede. O “Frente a Frente”, como o próprio nome indica, colocará frente a frente dois grandes nomes da história do FC Porto, preferencialmente da mesma posição e, recorrendo à qualidade individual e às estatísticas desses jogadores na sua passagem pelos dragões, iremos chegar a um veredicto sobre qual das figuras vence o “combate”.

Nesta primeira edição temos frente a frente dois dos melhores artilheiros da última década a alinhar pelos dragões: Jackson Martínez e Radamel Falcão. Os números destes atacantes com a camisola dos azuis e brancos são impressionantes e este “duelo” entre colombianos promete ser bastante renhido e dividir os adeptos no veredicto final.

Antes de mais, vamos aos factos:

Dados estatísticos da passagem de Jackson e Falcão pelo FC Porto
Fonte: Bola na Rede

Comecemos por Radamel Falcão. O espetacular avançado colombiano alinhou nos azuis e brancos entre 2009 a 2011, e pelo caminho deixou um rastro de destruição manifestado através de golos. Falo em espetacular avançado porque Falcão era realmente isso: espetáculo. Uma das principais armas de “El Tigre” era o cabeceamento, mesmo não sendo ele um avançado alto. Atacava a bola como ninguém e muitas vezes em mergulho cabeceava para o fundo das redes.

Falcão alinhou no FC Porto numa das melhores gerações de jogadores dos últimos tempos, fazendo um trio ofensivo temível com James e Hulk. Em 2010, Falcão foi uma das peças-chave na campanha na UEFA, ao comando de André Villas-Boas, que culminou na conquista da Liga Europa, na qual o colombiano foi o melhor marcador.

Falcão marcou o golo que deu ao FC Porto a vitória na Liga Europa
Fonte: FC Porto

“El Tigre” viveu jogos verdadeiramente memoráveis e marcou golos decisivos, tais como os quatro golos marcados ao Villareal CF na meia-final da Liga Europa, o bis frente ao SL Benfica na vitória histórica por 5-0 e o golo da vitória frente ao SC Braga na final da Liga Europa.

Com a saída de Falcão, Jackson Martinez perfilava-se como o substituto do compatriota. A pressão em substituir um dos maiores símbolos do clube nos últimos anos em nada afetou Jackson, que cedo começou a marcar e em grande estilo. Desde penáltis à Panenka a pontapés de bicicleta, Jackson fazia de tudo um pouco e, em poucos jogos, começava a fazer esquecer o compatriota.

Jackson fez um dos melhores jogos da carreira frente ao FC Bayern Munique no Dragão
Fonte: FC Porto

Cha Cha Cha Martínez alinhou nos dragões por três épocas e viveu grandes momentos de dragão ao peito. A excelente exibição no Dragão frente ao FC Bayern Munique na vitória por 3-1, em que o avançado marcou, foi exemplo do que Jackson Martinez era capaz de fazer. Ainda na primeira época o calcanhar em vólei que marcou frente ao Sporting vai perdurar como um dos melhores golos de sempre no campeonato português.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Afonso Moreira saiu do Sporting e está a destacar-se no Lyon

Afonso Moreira transformou-se num dos destaques do Lyon esta temporada. O jogador saiu do Sporting no último verão.

FC Porto anuncia contratação de Corey Allen

Corey Allen é reforço do FC Porto. O base norte-americano de 27 anos foi contratado ao Cedevita Junior, da Croácia.

Quem é o favorito a vencer a Primeira Liga?

Estando já concluído um terço da Liga Portuguesa 2025/26, é tempo de fazer um balanço dos argumentos dos principais candidatos ao título

Real Madrid: futuro de Xabi Alonso depende de um jogo

Xabi Alonso não está a agradar a 100% no Real Madrid e corre um sério risco de ser despedido nos próximos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Confirmado: Bayern Munique já não vai ser obrigado a comprar avançado

O Bayern Munique não terá que comprar em definitivo Nicolas Jackson. O jogador encontra-se emprestado por parte do Chelsea.

Eduardo Quaresma em grande no Sporting x Estrela da Amadora: janeiro promete minutos para o defesa

Eduardo Quaresma foi um dos destaques do Sporting x Estrela da Amadora, marcando um dos golos dos leões.

Mais do que um jogo, um sinal de maturidade | Académico Viseu 2-0 Penafiel

Há jogos que valem mais do que três pontos. O Académico de Viseu x Penafiel foi exatamente isso: um teste à consistência de duas equipas