Avançados de qualidade não tem faltado aos dragões nos últimos anos, como o caso de Falcão, Adriano, Lisandro Lopéz, Jackson Martinez, entre muitos outros.

Hoje fazemos a comparação entre dois dos mais possantes finalizadores que vimos nos últimos anos de dragão ao peito, são eles Moussa Marega e o carismático Vanderlei Silva, mais conhecido por Derlei no universo portista, que vingou nos anos de ouro dos azuis e brancos.

Moussa Marega, indiscutível na equipa de Sérgio Conceição nas últimas duas épocas vai para a terceira temporada no Dragão, na qual somou pelo meio um empréstimo ao Vitória de Guimarães, somando 64 jogos e 28 golos ao longo dos últimos três anos. Apesar de uma fase em que foi muito contestado pelas suas exibições, sobretudo na época de estreia, Marega conseguiu ultrapassar as dificuldades e ganhou o carinho dos adeptos portistas e a confiança do treinador portista. Com exibições seguras e a mostrar confiança ao longo dos últimos jogos, espera-se que Moussa Marega volte a ser preponderante ao longo da época.

Marega passou de dispensável a peça chave nos dragões
Fonte: FC Porto

Derlei por sua vez, tem a particularidade de ser dos poucos jogadores que passou por Portugal e representou os três grandes, contudo, foi no FC Porto que mostrou realmente toda a sua qualidade exibicional que o destacam como uma das maiores glórias portistas dos últimos anos. Após duas épocas no União de Leiria, Derlei é contratado pelo FC Porto de José Mourinho que conquista nessa mesma época (2002-2003) a Taça UEFA com dois golos do brasileiro na final frente ao Celtic FC por 3-0. Após essa época, Derlei é também fundamental na época seguinte, sobretudo na Liga dos Campeões que os azuis e brancos viriam a conquistas frente ao Mónaco. Com 92 jogos realizados e 39 golos marcados em poucos mais de três épocas, Derlei viria a sair em Janeiro de 2005 para o Dínamo Moscovo devido a problemas disciplinares. O brasileiro, fez assim parte de uma geração de ouro que passou pelo Dragão entre 2002 e 2004.

Veredicto: Apesar da qualidade apresentada ao longo dos últimos tempos, dificilmente Marega conseguirá marcar os adeptos portistas como Derlei conseguiu, pois basta olhar para o seu palmarés de Dragão ao peito e perceber o porquê.

Foto de Capa: FC Porto

Comentários