Frente a Frente: Helton vs Iker Casillas

- Advertisement -


fc porto cabeçalho

O presente “Frente a Frente” nos traz dois guarda-redes que estão na história do Futebol Clube do Porto. O brasileiro Helton e o espanhol Iker Casillas sempre terão um espaço reservado no coração portista. Helton foi revelado no Vasco da Gama e ainda jovem foi para UD Leiria. Na época 2005/06 foi contratado pelo FC Porto e jogou no maior de Portugal por 11 temporadas. Já o espanhol Iker Casillas foi contratado pelo FC Porto na época 2015/16 para ser o guardião principal do clube. Abaixo alguns dados estatísticos de cada guarda-rede no clube:

Helton

Jogos pelo FC Porto: 334

Títulos pelo FC Porto: 1 Liga Europa, 7 Liga Portuguesa, 4 Taça de Portugal, 6 Supertaça de Portugal.

Iker Casillas

Jogos pelo FC Porto: 114

Títulos pelo FC Porto: 1 Liga Portuguesa

Helton conseguiu tranquilizar os adeptos portistas após a saída de Vítor Baía do clube
Fonte: FC Porto

O brasileiro chegou ao clube numa época de transição no futebol portista. Após a conquista da UEFA Champions League, o FC Porto fez uma temporada posterior, da conquista europeia, muito aquém das expectativas e a diretoria tentou corrigir os erros para que a época 2005/06 fosse do retorno das conquistas. Uma das primeiras atitudes foi a contratação do guarda-redes Helton. Logo em sua primeira temporada no Dragão, o brasileiro sagrou-se campeão nacional.

Helton atuou por 11 épocas no FC Porto e em nove foi o titular absoluto da equipa. O ex-jogador tem uma identificação gigante com o clube e é querido entre os adeptos que o admiram pela história que construiu e por ter se retirado dos relvados no Dragão. Helton fez parte de um elenco portista que sempre estará na memória de todos os adeptos. A equipa campeã da Europa League contava com James Rodriguez, Hulk, Raúl Meireles e Radamel Falcão. Era um elenco primoroso que deu muitas alegrias aos adeptos. Tecnicamente, Helton foi um bom guarda-redes, tinha as suas virtudes na baliza e sabia motivar o equipa durante as partidas. Caso contrário não teria ficado tanto tempo em um gigante europeu como o FC Porto. Apesar de ter deixado o clube de maneira um pouco conturbada, o ex-jogador sempre será bem-vindo no Dragão e será sempre lembrado entre os adeptos portistas.

Iker Casillas é uma lenda em Espanha e chegou ao FC Porto para seguir conquistando títulos
Fonte: FC Porto

Já o espanhol Iker Casillas tem apenas três épocas no FC Porto e conquistou seu primeiro título na última época. O jogador é lendário na seleção espanhola e no Real Madrid, vencendo todas as competições possíveis. Mas quando percebeu que ia perder espaço no clube merengue, ele acenou para novos desafios na carreira e rumou à Invicta. Casillas foi fundamental na trajetória do título da Primeira Liga. Em momentos decisivos, o guardião fez defesas extraordinárias e tais defesas davam a sensação em todos, adeptos e jogadores, que nessa época ninguém tiraria o título do Dragão. O espanhol é excelente tecnicamente e demonstra uma frieza monstruosa abaixo da baliza. Até quando comete alguma falha não parece se abalar, isso passa muita segurança para o resto da equipa.

Considerado um dos maiores guarda-redes de sempre na Espanha, Casillas surpreendeu ao acertar com o FC Porto, pois tinha outras propostas mais vantajosas financeiramente. Para a alegria de todos os adeptos, atualmente o jogador se declarou portista de coração, não somente ele quanto também a sua família. Isso tem um significado muito grande, pois se tem algo que o portista admira é o jogador que honre o manto sagrado azul e branco de todas as maneiras. Casillas é uma estrela do futebol mundial e brilha cada vez mais no FC Porto.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Os Miseráveis de Didier Deschamps, a antítese dos de Victor Hugo – Diário do Mundial 2026 #28

A França fez uso de toda a superioridade e bateu Marrocos por 2-0. Triunfo apura os franceses para as meias-finais do Mundial 2026.

Hugo Oliveira está a caminho do Estrasburgo por 2 milhões de euros e Famalicão já tem treinador na mira para a substituição

Hugo Oliveira está a caminho do Estrasburgo. Emblema francês prepara-se para bater a cláusula de rescisão do treinador junto do Famalicão.

Eis os resultados do dia da Conference League

Eis os resultados desta quinta-feira referentes à primeira pré-eliminatória da Conference League.

França mete o pé no acelerador e está nas meias-finais do Mundial 2026 após vencer Marrocos

A França está nas meias-finais do Mundial 2026. No primeiro duelo dos quartos de final, vitória sobre Marrocos e apuramento consagrado.

PUB

Mais Artigos Populares

Gabriel Batista de saída do Santa Clara para regressar ao Brasileirão

Gabriel Batista está prestes a deixar o Santa Clara e rumar ao Botafogo comandado por Franclim Carvalho.

Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar já têm data marcada para regressar aos trabalhos no Sporting

Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar vão juntar-se aos trabalhos do Sporting durante o estágio de pré-temporada no Algarve, que decorre entre os dias 11 e 20 de julho.

Jogo grátis: onde ver o Espanha x Bélgica dos quartos de final do Mundial 2026

Espanha e Bélgica jogam para os quartos de final do Mundial 2026. Jogo tem transmissão televisiva em solo português.