Frente a Frente: Helton vs Iker Casillas

- Advertisement -


fc porto cabeçalho

O presente “Frente a Frente” nos traz dois guarda-redes que estão na história do Futebol Clube do Porto. O brasileiro Helton e o espanhol Iker Casillas sempre terão um espaço reservado no coração portista. Helton foi revelado no Vasco da Gama e ainda jovem foi para UD Leiria. Na época 2005/06 foi contratado pelo FC Porto e jogou no maior de Portugal por 11 temporadas. Já o espanhol Iker Casillas foi contratado pelo FC Porto na época 2015/16 para ser o guardião principal do clube. Abaixo alguns dados estatísticos de cada guarda-rede no clube:

Helton

Jogos pelo FC Porto: 334

Títulos pelo FC Porto: 1 Liga Europa, 7 Liga Portuguesa, 4 Taça de Portugal, 6 Supertaça de Portugal.

Iker Casillas

Jogos pelo FC Porto: 114

Títulos pelo FC Porto: 1 Liga Portuguesa

Helton conseguiu tranquilizar os adeptos portistas após a saída de Vítor Baía do clube
Fonte: FC Porto

O brasileiro chegou ao clube numa época de transição no futebol portista. Após a conquista da UEFA Champions League, o FC Porto fez uma temporada posterior, da conquista europeia, muito aquém das expectativas e a diretoria tentou corrigir os erros para que a época 2005/06 fosse do retorno das conquistas. Uma das primeiras atitudes foi a contratação do guarda-redes Helton. Logo em sua primeira temporada no Dragão, o brasileiro sagrou-se campeão nacional.

Helton atuou por 11 épocas no FC Porto e em nove foi o titular absoluto da equipa. O ex-jogador tem uma identificação gigante com o clube e é querido entre os adeptos que o admiram pela história que construiu e por ter se retirado dos relvados no Dragão. Helton fez parte de um elenco portista que sempre estará na memória de todos os adeptos. A equipa campeã da Europa League contava com James Rodriguez, Hulk, Raúl Meireles e Radamel Falcão. Era um elenco primoroso que deu muitas alegrias aos adeptos. Tecnicamente, Helton foi um bom guarda-redes, tinha as suas virtudes na baliza e sabia motivar o equipa durante as partidas. Caso contrário não teria ficado tanto tempo em um gigante europeu como o FC Porto. Apesar de ter deixado o clube de maneira um pouco conturbada, o ex-jogador sempre será bem-vindo no Dragão e será sempre lembrado entre os adeptos portistas.

Iker Casillas é uma lenda em Espanha e chegou ao FC Porto para seguir conquistando títulos
Fonte: FC Porto

Já o espanhol Iker Casillas tem apenas três épocas no FC Porto e conquistou seu primeiro título na última época. O jogador é lendário na seleção espanhola e no Real Madrid, vencendo todas as competições possíveis. Mas quando percebeu que ia perder espaço no clube merengue, ele acenou para novos desafios na carreira e rumou à Invicta. Casillas foi fundamental na trajetória do título da Primeira Liga. Em momentos decisivos, o guardião fez defesas extraordinárias e tais defesas davam a sensação em todos, adeptos e jogadores, que nessa época ninguém tiraria o título do Dragão. O espanhol é excelente tecnicamente e demonstra uma frieza monstruosa abaixo da baliza. Até quando comete alguma falha não parece se abalar, isso passa muita segurança para o resto da equipa.

Considerado um dos maiores guarda-redes de sempre na Espanha, Casillas surpreendeu ao acertar com o FC Porto, pois tinha outras propostas mais vantajosas financeiramente. Para a alegria de todos os adeptos, atualmente o jogador se declarou portista de coração, não somente ele quanto também a sua família. Isso tem um significado muito grande, pois se tem algo que o portista admira é o jogador que honre o manto sagrado azul e branco de todas as maneiras. Casillas é uma estrela do futebol mundial e brilha cada vez mais no FC Porto.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo fazem a antevisão do Portugal x País de Gales

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo vão a falar a partir das 15h30, de maneira a fazer a antevisão do encontro entre Portugal e País de Gales.

Antigo internacional italiano com dúvidas sobre Gonçalo Ramos e elogia: «O Ruben Amorim foi corajoso a implementar as suas ideias»

Antonio di Gennaro falou do AC Milan de Ruben Amorim. O antigo médio elogiou o trabalho do treinador português e alguns jogadores.

Bruno Vicintin responde ao Bola na Rede: «O Gonçalo Paciência resolve ter um corte de salário muito alto porque acreditou no projeto do Santa...

Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, falou de Petit e Gonçalo Paciência. Declarações durante o Portuga Football Summit.

António Oliveira e as possibilidades do Benfica na Europa League: «É definitivamente um dos favoritos à vitória»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

PUB

Mais Artigos Populares

António Oliveira e a chegada de Jorge Jesus à seleção: «Por aquilo que conquistou, é evidente que gera uma expectativa grande»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

António Oliveira em exclusivo ao Bola na Rede: «Tenho oportunidade agora de dizer que não, de esperar pelo momento certo»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

Torreense vence FC Kharkiv na Moldávia e aproxima-se dos oitavos de final da Europa Cup

O Torreense ganhou esta quarta-feira ao FC Kharkiv por 2-1 em jogo relativo à primeira mão dos oitavos de final da Europa Cup.