Frente a Frente: Helton vs Iker Casillas


fc porto cabeçalho

O presente “Frente a Frente” nos traz dois guarda-redes que estão na história do Futebol Clube do Porto. O brasileiro Helton e o espanhol Iker Casillas sempre terão um espaço reservado no coração portista. Helton foi revelado no Vasco da Gama e ainda jovem foi para UD Leiria. Na época 2005/06 foi contratado pelo FC Porto e jogou no maior de Portugal por 11 temporadas. Já o espanhol Iker Casillas foi contratado pelo FC Porto na época 2015/16 para ser o guardião principal do clube. Abaixo alguns dados estatísticos de cada guarda-rede no clube:

Helton

Jogos pelo FC Porto: 334

Títulos pelo FC Porto: 1 Liga Europa, 7 Liga Portuguesa, 4 Taça de Portugal, 6 Supertaça de Portugal.

Iker Casillas

Jogos pelo FC Porto: 114

Títulos pelo FC Porto: 1 Liga Portuguesa

Helton conseguiu tranquilizar os adeptos portistas após a saída de Vítor Baía do clube
Fonte: FC Porto

O brasileiro chegou ao clube numa época de transição no futebol portista. Após a conquista da UEFA Champions League, o FC Porto fez uma temporada posterior, da conquista europeia, muito aquém das expectativas e a diretoria tentou corrigir os erros para que a época 2005/06 fosse do retorno das conquistas. Uma das primeiras atitudes foi a contratação do guarda-redes Helton. Logo em sua primeira temporada no Dragão, o brasileiro sagrou-se campeão nacional.

Helton atuou por 11 épocas no FC Porto e em nove foi o titular absoluto da equipa. O ex-jogador tem uma identificação gigante com o clube e é querido entre os adeptos que o admiram pela história que construiu e por ter se retirado dos relvados no Dragão. Helton fez parte de um elenco portista que sempre estará na memória de todos os adeptos. A equipa campeã da Europa League contava com James Rodriguez, Hulk, Raúl Meireles e Radamel Falcão. Era um elenco primoroso que deu muitas alegrias aos adeptos. Tecnicamente, Helton foi um bom guarda-redes, tinha as suas virtudes na baliza e sabia motivar o equipa durante as partidas. Caso contrário não teria ficado tanto tempo em um gigante europeu como o FC Porto. Apesar de ter deixado o clube de maneira um pouco conturbada, o ex-jogador sempre será bem-vindo no Dragão e será sempre lembrado entre os adeptos portistas.

Iker Casillas é uma lenda em Espanha e chegou ao FC Porto para seguir conquistando títulos
Fonte: FC Porto

Já o espanhol Iker Casillas tem apenas três épocas no FC Porto e conquistou seu primeiro título na última época. O jogador é lendário na seleção espanhola e no Real Madrid, vencendo todas as competições possíveis. Mas quando percebeu que ia perder espaço no clube merengue, ele acenou para novos desafios na carreira e rumou à Invicta. Casillas foi fundamental na trajetória do título da Primeira Liga. Em momentos decisivos, o guardião fez defesas extraordinárias e tais defesas davam a sensação em todos, adeptos e jogadores, que nessa época ninguém tiraria o título do Dragão. O espanhol é excelente tecnicamente e demonstra uma frieza monstruosa abaixo da baliza. Até quando comete alguma falha não parece se abalar, isso passa muita segurança para o resto da equipa.

Considerado um dos maiores guarda-redes de sempre na Espanha, Casillas surpreendeu ao acertar com o FC Porto, pois tinha outras propostas mais vantajosas financeiramente. Para a alegria de todos os adeptos, atualmente o jogador se declarou portista de coração, não somente ele quanto também a sua família. Isso tem um significado muito grande, pois se tem algo que o portista admira é o jogador que honre o manto sagrado azul e branco de todas as maneiras. Casillas é uma estrela do futebol mundial e brilha cada vez mais no FC Porto.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Arouca perto de contratar lateral formado no Barcelona

O Arouca está em vias de contratar Arnau Solà. O lateral-esquerdo espanhol estava ao serviço do Villarreal B.

A mensagem nas redes sociais de Giorgi Kochorashvili para o Sporting: «Um dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal»

Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem de incentivo para o Sporting nas redes sociais. O médio georgiano elogiou a equipa.

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

José Mourinho descarta contratar jogador do Real Madrid para o Fenerbahçe

O Fenerbahçe está fora da corrida por Lucas Vázquez. A indicação para deixar o negócio terá sido dada por José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Há dois extremos do Benfica com o futuro indefinido

O Benfica pode ver Bruma e/ou Andreas Schjelderup saírem do plantel durante o mercado de transferências de verão.

Cláudia Neto renova com o Sporting até 2027

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Cláudia Neto. A médio de 37 anos prolongou o vínculo até 2027.

GP Grã-Bretanha: No meio do caos, encontra-se Lando Norris

Lando Norris sobreviveu aos caos de Silverstone e conseguiu a segunda vitória consecutiva, encurtando assim a desvantagem para o seu companheiro de equipa.