Frente a frente: Sérgio Oliveira vs Óliver Torres

- Advertisement -

Sérgio Conceição, ao contrário do que era esperado no início da época , tem sentido “dores de cabeça” para formar o onze inicial do FC Porto, nomeadamente ao nível do meio-campo.

Titular em seis dos últimos sete jogos, Óliver Torres tem enchido as medidas aos portistas com exibições de grande qualidade, tendo pegado de estaca no onze de Sérgio Conceição.
Já Sérgio Oliveira teve um começo de época irregular com alguns pormenores de qualidade mas com exibições pobres no geral, que o levaram a cair do onze e ser relegado para o banco de suplentes.

Com Óliver, o jogo do FC Porto é muito mais rico, devido à sua visão de jogo, à sua criatividade e à sua soberba qualidade e assertividade no passe. Ao assumir o papel de médio de transição, apenas com Danilo a seu lado no setor médio do terreno, o espanhol tem dado nas vistas pela sua capacidade física e de luta, tendo inclusive estabelecido um recorde de onze desarmes na Liga Nos, no jogo contra o Feirense a contar para a 8ª jornada, algo que seria impensável no “antigo” Óliver. De destacar, ainda no aspeto defensivo, é a inteligência do ex-Atlético de Madrid nas suas interceções, que raramente se traduzem em faltas sobre o oponente e permitem ao espanhol sair a jogar.

Óliver Torres passou de suplente a indispensável na equipa de Sérgio Conceição
Fonte: FC Porto

Para além disso, é de referir a sua capacidade de drible sobre os adversários e controlo de bola, utilizando o seu baixo centro de rotação para rodar sobre os mesmos e sair, até por vezes, de pressões de três ou quatro jogadores. A maior prova de trabalho e de empenho do espanhol é a melhoria no seu jogo posicional, que se nota que foi muito bem trabalhado por Sérgio Conceição, pois Óliver tende a aparecer sempre no local certo para dinamizar o jogo da turma portista.

A única lacuna deste pequeno génio espanhol é o remate, aspeto em que Óliver é verdadeiramente pobre.

Com Sérgio Oliveira,o FC Porto tem um meio campo mais robusto, mais combativo, com mais argumentos no jogo aéreo e com mais remate.

O médio português é dotado de um grande pontapé e qualidade nas bolas paradas, mas peca pela falta de criatividade no seu jogo. Sérgio remete-se sobretudo a passes curtos e simples, arriscando raramente passes a rasgar a defesa contrária. No entanto, tem um jogo posicional interessante, na medida em que tanto cola à defesa quando é necessário como aparece no meio dos avançados em movimentos verticais quando é preciso tirar vantagem no setor ofensivo para se poder finalizar.

O médio português, que juntamente com Herrera suprimiu com excelência a falta de Danilo no meio-campo azul e branco, apesar de mais robusto, usa muitas vezes o corpo para fazer muitas faltas, o que impossibilita a saída com bola.

Veredicto: Sérgio Conceição só tem de estar satisfeito. Tem dois médios que, apesar de possuírem caraterísticas diferentes, formas diferentes de atuar e ler o jogo, acrescentam grande qualidade ao meio-campo portista e são soluções viáveis para dinamizar o jogo da equipa da cidade invicta.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o quadro das meias-finais da CAN 2025

A CAN 2025 está a chegar à sua fase decisiva. Senegal, Egito, Nigéria e Marrocos são as quatro seleções que estão nas meias-finais.

Valencia cede empate frente ao Elche e Villarreal ganha e reforça terceiro lugar na La Liga

O Valencia empatou a um golo em casa frente ao Elche, na jornada 19 da La Liga. Já o Villarreal bateu o Alavés por 3-1.

Samu Silva enaltece triunfo do Vitória SC na Taça da Liga: «Enorme orgulho poder ficar na história deste grande clube e na história do...

Samu Silva falou após a conquista da Taça da Liga por parte do Vitória SC. O capitão dos vimaranenses enalteceu a capacidade de entrega da equipa.

Vitória SC tem duas baixas confirmadas para o jogo da próxima jornada frente ao FC Porto

O Vitória SC acabou por ver confirmadas duas baixas para o jogo da próxima jornada, frente ao FC Porto: Nélson Oliveira e João Mendes.

PUB

Mais Artigos Populares

António Salvador lamenta morte de adepto do Braga e critica arbitragem da final da Taça da Liga: «O ponto de viragem neste jogo é...

António Salvador falou após a final perdida pelo Braga frente ao Vitória SC, na Taça da Liga. O presidente dos bracarenses deixou críticas para a arbitragem.

António Miguel Cardoso: «Para ganhar e conquistar títulos é preciso muita humildade e o Vitória nunca desistiu»

António Miguel Cardoso já reagiu ao desfecho da final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a prova.

Herói Charles após Vitória SC x Braga: «Deus coroou-nos com este grande título»

Charles já reagiu ao desfecho da final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a competição.