📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Gil Vicente FC 0-3 FC Porto: Grão a grão… enche o Dragão o papo

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2

Ainda falta a 2.ª mão da meia-final e eu não gosto muito de atirar foguetes antes da festa, mas… Posso já começar a preparar o fogareiro e as fresquinhas?

Hoje, começo a minha crónica com as palavras do mister José Peseiro após a vitória frente ao Gil Vicente: “Ganhar também é importante para o processo. Sabemos que temos trabalho, que temos coisas a melhorar, mas temos um grupo de gente com qualidade, com potencial, que quer fazer as coisas com qualidade”.

Sim, mister! Tem toda a razão! O FC Porto precisa de se reencontrar, de voltar a sentir prazer em jogar futebol e, acima de tudo, em vencer todos os adversários! Seja por 20-0 ou por meio a zero, importa vencer, para consolidar o trabalho que tem vindo a realizar e para que os jogadores se sintam motivados – fruto, também, dos bons resultados.

O mister a afinar a máquina! Fonte: FC Porto
O mister a afinar a máquina!
Fonte: FC Porto

E aquilo que se viu ontem foi, por palavras muito curtas, competência. A vitória do FC Porto acabou por ser justa e bastante competente. Apesar de as unidades não terem sido as habituais, claro! Mas deixem-me referir, claro, a linha defensiva… Houve momentos em que os quatro homens tremeram como varas verdes e ofereceram imenso espaço aos atacantes gilistas. É inadmissível numa equipa que pretende lutar por títulos. É que os executantes variam imenso! E em jogos decisivos…

Gostava também de destacar as exibições de Suk, Marega e Varela. O extremo português parece determinando em reencontrar a alegria em jogar futebol depois de vários jogos em que foi “um a menos”. Marega, algo nervoso, procurou dar sempre algo à equipa. Pede-se mais? Claro que sim. Mas é um bom início. Por fim… Suk! O coreano foi incansável e conseguiu colocar o nome na lista de marcadores. Esperemos que a lesão não seja grave!

Que se gabe a capacidade dos azuis-e-brancos em derrotar o 5.º classificado da 2.ª liga e a equipa que, na presente edição da competição, deixou o Nacional e até o Portimonense pelo caminho. Que se gabe a capacidade dos azuis-e-brancos em impor a primeira derrota dos gilistas em casa, na presente época. O Gil Vicente não chegou às meias-finais da Taça de Portugal por acaso. E ver o FC Porto vencer categoricamente depois de algumas “torturas” frente ao Boavista ou ao Feirense… Estamos no bom caminho!

O FC Porto continua a caminhar, incólume, nesta edição da Taça de Portugal. Já são nove golos marcados em cinco jogos! Sofridos? Nem um! A baliza portista continua inviolada e Helton só tem razões para sorrir. Será o Dragão capaz de chegar ao Jamor e de vencer o troféu sem sofrer qualquer golo? Seria histórico! Mas, em primeiro lugar, importa carimbar o passaporte. É que a final de 2011 já vai longe e os adeptos estão ansiosos por voltar ao sul para um dia de festa!

E em terras de sua majestade… Gleison! Fonte: FC Porto
E em terras de sua majestade… Gleison!
Fonte: FC Porto

Queria só aproveitar o final do artigo para parabenizar ainda a equipa B do FC Porto! Ontem, a festa portista também se fez sentir em Inglaterra com a vitória perante o Benfica B na Premier League Internacional Cup. Voltámos a mostrar que somos superiores e que temos todas as condições para chegar ainda mais longe!

O episódio no final do encontro, em que alguns adeptos do Benfica roubaram um cachecol e uma camisola a um miúdo, acabou por manchar uma festa que se pretende saudável. Infelizmente, há bestas que continuam a achar que o futebol está acima de tudo e que quem não veste a mesma cor merece ser mal tratado. Para essas bestas o meu desejo é o de que sofram as consequências dos vossos atos. Sejam benfiquistas, portistas, sportinguistas ou de outro clube qualquer. Será que não percebem que até o vosso próprio clube tem vergonha de vocês?

Para ti, Leo, espero que haja sensibilidade por parte do clube para te “devolver” a camisola.

Foto de Capa: FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.