Última horaJosé Mourinho não compareceu na conferência de imprensa após o Real Madrid x Villarreal: Eis a razão
Publicidade

Goleador:Precisa-se (ou não)?

Rafael Velho · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

fc porto cabeçalho

Antes de abordar o tema deste artigo quero prestar o meu tributo ao André. Não é nenhum futuro Golden Boy como o Zé Gomes e só pertence aos quadros da selecção nacional como alguns órgãos de comunicação social referenciam mas tenho grande fé que vai vingar em Itália. Espero que faça mais golos como aquele que fez na final da Taça e que se entregue tanto em Milão, como se entregou ao clube do coração. Votos de grande sucesso André e vamos lá ao que interessa.

Dependendo do esquema tático que Sérgio Conceição vai utilizar na versão FC Porto 2017/2018, a SAD portista terá que decidir se é sensato apostar no mercado ou não. Antes de mais creio que existem vários nomes que se encontram contratualmente ligados aos Dragões e que devem estar a ser equacionados pela SAD para substituir o jovem internacional português. Vou falar de cada um deles e refletir sobre a época que cada um fez.

O primeiro é Gonçalo Paciência. O filho de Domingos já tem 22 anos e o rótulo de “jovem promessa” já não lhe serve. Gonçalo tem apresentado poucos resultados para as expectativas que o futebol português tinha criado. Na última época jogou 15 jogos ao serviço do Rio Ave FC e marcou apenas um golo. É um jogador que ainda tem que “comer muito feijão” para pertencer ao plantel principal dos Dragões.

Wenderson Galeno é um nome desconhecido no panorama geral do futebol português mas não para aqueles que acompanham a segunda liga portuguesa e a equipa secundária do FC Porto. Foi um dos grandes jogadores desta equipa, apontando treze golos em quarenta jogos durante esta última temporada. É um jogador com enorme potencial, até porque só tem 19 anos, e pode ser uma das alternativas fiáveis para o ataque portista.

Fonte: FC Porto Um dos momentos marcantes da época
Fonte: FC Porto
Um dos momentos marcantes da época

Outra alternativa viável é Rui Pedro. A pérola da formação portista esteve em grande plano esta temporada, marcando dois golos pela equipa principal. No total marcou 20 golos em 48 jogos. Números muito bons para um jovem de 19 anos que tem uma excelente margem de progressão.

O último dos nomes é Tiquinho Soares. O avançado brasileiro chegou, viu e marcou. É um dos nomes a segurar neste Verão e merece ser uma das apostas no inicio de temporada. O problema é que Soares por si só, não chega. Apesar de ter marcado 21 golos em 39 jogos, o Porto necessita de arranjar alternativas para render o brasileiro. A época é extensa e a equipa azul e branca vai estar em várias frentes.

Galeno e Rui Pedro, podem e devem ter uma oportunidade na equipa principal esta época. A SAD não está com uma boa saúde financeira e a menos que consiga um grande negócio de um avançado sul-americano (como Hulk, Falcão ou Jackson), deve olhar para estas duas pérolas.

Tendo isto tudo em conta, o Porto deve procurar um negócio idêntico aqueles que nos habituou, para reforçar o ataque. Caso não seja possível (o que é o mais provável), Sérgio Conceição tem que fazer emergir todo o talento destes três avançados num curto espaço de tempo.

Foto de Capa: FC Porto

Rafael Velho

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.