Gonçalo Borges: Um mal desnecessário no FC Porto?

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

Nas últimas semanas, a eventual saída de Gonçalo Borges do Futebol Clube do Porto foi notícia. O Estrasburgo, clube que atua na Primeira Liga Francesa, avançou com uma proposta de nove milhões para contratar o extremo dos dragões. Porém, o jogador acabou por ficar e parece que se vai manter pela invicta durante a época 2024/25.

Chegou aos dragões para jogar pelos Sub-15 e desde aí foi crescendo e subindo de escalão, conseguindo ganhar nas camadas jovens o título de campeão nacional de juniores e a Youth League em 2019. Nessas equipas, o jovem extremo era das principais figuras provocando muitas dores de cabeça nos adversários derivado aos seus desequilíbrios e ao seu futebol mais vertiginoso. Em 2022 tem a oportunidade de jogar pela equipa principal do FC Porto e desde então já participou em 50 jogos, contabilizando quatro assistências apesar de ainda não somar qualquer golo oficial no plantel principal dos azuis e brancos.

Gonçalo Borges FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Sou muito dado a provérbios e acredito muito no provérbio português que diz que o comboio não passa muitas vezes. O portismo do Gonçalo sensibiliza-me muito, sobretudo por se tratar de um “menino” da casa, que depois de ter iniciado a sua formação no Seixal, fez os restantes escalões de formação no Olival.

Apesar desse portismo e de ter algumas qualidades interessantes como a sua imprevisibilidade e velocidade, o Gonçalo já não é um menino. É um “jogador feito” com 23 anos e vai terminar a época atual com 24. Não acredito que tenha muito mais margem de progressão e a realidade é que nas oportunidades que tem tido na equipa principal, tem ficado um pouco aquém daquilo que é exigido num nível de FC Porto.

A proposta do clube francês era satisfatória para as duas partes. Permitia um encaixe significativo de nove milhões livres de grandes “partilhas” uma vez que se trata de um jogador da formação portista. Também era uma proposta interessante para o jogador. Ia ganhar experiência num campeonato diferente e num clube com uma forte ligação ao Chelsea, possibilitando um possível salto para um colosso do futebol europeu se o talento justificasse.

Não ia ter tanto mediatismo e também não ia estar a lutar por títulos, mas em contrapartida teria mais espaço para crescer enquanto jogador e provar o seu valor. Em suma, nenhuma das partes fica a ganhar com a permanência do Gonçalo. O FC Porto, necessitado de encaixes, fica sem os milhões. Gonçalo Borges vai acabar por ter mais uma época apagada e vai perder o comboio. Um mal desnecessário.

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti anuncia os convocados do Brasil para o Mundial 2026 a 18 de maio

Carlo Ancelloti anunciará os convocados do Brasil para o ataque ao hexa no dia 18 de maio. A presença de Neymar continua a ser uma dúvida.

Benfica e Sporting prometem atmosfera eletrizante na final da Taça de Portugal

Benfica e Sporting disputam a final da Taça de Portugal de futsal este domingo. Os treinadores de ambas as equipas apontam aos detalhes.

Florentino Pérez toma decisão em relação ao futuro treinador do Real Madrid e José Mourinho pode sair a ganhar

Florentino Pérez decidiu que vai decidir pessoalmente quem vai ser o novo treinador do Real Madrid, ignorando conselhos.

Jorge Jesus quer juntar grande estrela a Cristiano Ronaldo na frente de ataque do Al Nassr

O Al Nassr está interessado em Mohamed Salah e Jorge Jesus gostaria de contar com o extremo em final de contrato com o Liverpool.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid quer repetir fórmula de sucesso e colocar mais 2 jogadores no Como 1907

O Real Madrid quer colocar Jesús Fortea e Daniel Yáñez no Como 1907. Os italianos estão interessados nos jogadores.

Bayern Munique: saída de avançado confirmada e mercado está atento

Nicolas Jackson vai deixar de ser jogador do Bayern Munique no final da época, regressando ao Chelsea, clube que detém o seu passe.

José Mourinho continua sem saber o que é perder com o Benfica na Primeira Liga: última derrota do técnico na prova remonta a abril...

José Mourinho continua sem saber o que é perder para a Primeira Liga neste seu regresso ao Benfica. Pode acabar a época invencível.