Gonçalo Borges: Um mal desnecessário no FC Porto?

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

Nas últimas semanas, a eventual saída de Gonçalo Borges do Futebol Clube do Porto foi notícia. O Estrasburgo, clube que atua na Primeira Liga Francesa, avançou com uma proposta de nove milhões para contratar o extremo dos dragões. Porém, o jogador acabou por ficar e parece que se vai manter pela invicta durante a época 2024/25.

Chegou aos dragões para jogar pelos Sub-15 e desde aí foi crescendo e subindo de escalão, conseguindo ganhar nas camadas jovens o título de campeão nacional de juniores e a Youth League em 2019. Nessas equipas, o jovem extremo era das principais figuras provocando muitas dores de cabeça nos adversários derivado aos seus desequilíbrios e ao seu futebol mais vertiginoso. Em 2022 tem a oportunidade de jogar pela equipa principal do FC Porto e desde então já participou em 50 jogos, contabilizando quatro assistências apesar de ainda não somar qualquer golo oficial no plantel principal dos azuis e brancos.

Gonçalo Borges FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Sou muito dado a provérbios e acredito muito no provérbio português que diz que o comboio não passa muitas vezes. O portismo do Gonçalo sensibiliza-me muito, sobretudo por se tratar de um “menino” da casa, que depois de ter iniciado a sua formação no Seixal, fez os restantes escalões de formação no Olival.

Apesar desse portismo e de ter algumas qualidades interessantes como a sua imprevisibilidade e velocidade, o Gonçalo já não é um menino. É um “jogador feito” com 23 anos e vai terminar a época atual com 24. Não acredito que tenha muito mais margem de progressão e a realidade é que nas oportunidades que tem tido na equipa principal, tem ficado um pouco aquém daquilo que é exigido num nível de FC Porto.

A proposta do clube francês era satisfatória para as duas partes. Permitia um encaixe significativo de nove milhões livres de grandes “partilhas” uma vez que se trata de um jogador da formação portista. Também era uma proposta interessante para o jogador. Ia ganhar experiência num campeonato diferente e num clube com uma forte ligação ao Chelsea, possibilitando um possível salto para um colosso do futebol europeu se o talento justificasse.

Não ia ter tanto mediatismo e também não ia estar a lutar por títulos, mas em contrapartida teria mais espaço para crescer enquanto jogador e provar o seu valor. Em suma, nenhuma das partes fica a ganhar com a permanência do Gonçalo. O FC Porto, necessitado de encaixes, fica sem os milhões. Gonçalo Borges vai acabar por ter mais uma época apagada e vai perder o comboio. Um mal desnecessário.

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal escolhe sucessor de Darwin Núñez e trata-se de um nome de peso: valor da oferta já é conhecida

O Al Hilal está muito interessado em garantir a contratação de Ollie Watkins, ponta de lança que pertence aos quadros do Aston Villa.

Benfica: defesa central está perto da Luz e prepara-se para criar um problema

Alessandro Circati está muito perto de ser reforço do Benfica no presente mercado de transferências de verão.

Sporting em ação no mercado: leões analisam alternativa para posição carenciada

O Sporting está no mercado em busca de um novo lateral esquerdo, ainda que o nome de Moncef Zekri agrade à estrutura.

Volte-face do mercado: Darwin Núñez já não vai para o Trabzonspor e tem destino quase definido (será orientado por português)

Darwin Núñez estava perto de assinar com o Trabzonspor, mas o internacional uruguaio deverá assinar com o Al Diriyah.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto leva nega por Santi Giménez: os valores da proposta apresentada pelos dragões

O FC Porto tentou a contratação de Santi Giménez nas últimas horas. O AC ilan rejeitou a proposta feita pelos dragões.

Lyon de Paulo Fonseca empata frente ao Fenerbahçe com golo de reforço: Eis os resultados de todos os jogos do play-off de acesso à...

O Lyon de Paulo Fonseca empatou na Turquia diante do Fenerbahçe com um golo de Openda, deixando a eliminatória da Champions por decidir.

Antigo alvo do Benfica no mercado de inverno é oficializado no AZ Alkmaar por 4,5 milhões de euros

Stije Resink, médio apontado ao Benfica no último inverno, é agora reforço oficial do AZ Alkmaar para as próximas cinco temporadas.