📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Gonçalo Borges: Um mal desnecessário no FC Porto?

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

Nas últimas semanas, a eventual saída de Gonçalo Borges do Futebol Clube do Porto foi notícia. O Estrasburgo, clube que atua na Primeira Liga Francesa, avançou com uma proposta de nove milhões para contratar o extremo dos dragões. Porém, o jogador acabou por ficar e parece que se vai manter pela invicta durante a época 2024/25.

Chegou aos dragões para jogar pelos Sub-15 e desde aí foi crescendo e subindo de escalão, conseguindo ganhar nas camadas jovens o título de campeão nacional de juniores e a Youth League em 2019. Nessas equipas, o jovem extremo era das principais figuras provocando muitas dores de cabeça nos adversários derivado aos seus desequilíbrios e ao seu futebol mais vertiginoso. Em 2022 tem a oportunidade de jogar pela equipa principal do FC Porto e desde então já participou em 50 jogos, contabilizando quatro assistências apesar de ainda não somar qualquer golo oficial no plantel principal dos azuis e brancos.

Gonçalo Borges FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Sou muito dado a provérbios e acredito muito no provérbio português que diz que o comboio não passa muitas vezes. O portismo do Gonçalo sensibiliza-me muito, sobretudo por se tratar de um “menino” da casa, que depois de ter iniciado a sua formação no Seixal, fez os restantes escalões de formação no Olival.

Apesar desse portismo e de ter algumas qualidades interessantes como a sua imprevisibilidade e velocidade, o Gonçalo já não é um menino. É um “jogador feito” com 23 anos e vai terminar a época atual com 24. Não acredito que tenha muito mais margem de progressão e a realidade é que nas oportunidades que tem tido na equipa principal, tem ficado um pouco aquém daquilo que é exigido num nível de FC Porto.

A proposta do clube francês era satisfatória para as duas partes. Permitia um encaixe significativo de nove milhões livres de grandes “partilhas” uma vez que se trata de um jogador da formação portista. Também era uma proposta interessante para o jogador. Ia ganhar experiência num campeonato diferente e num clube com uma forte ligação ao Chelsea, possibilitando um possível salto para um colosso do futebol europeu se o talento justificasse.

Não ia ter tanto mediatismo e também não ia estar a lutar por títulos, mas em contrapartida teria mais espaço para crescer enquanto jogador e provar o seu valor. Em suma, nenhuma das partes fica a ganhar com a permanência do Gonçalo. O FC Porto, necessitado de encaixes, fica sem os milhões. Gonçalo Borges vai acabar por ter mais uma época apagada e vai perder o comboio. Um mal desnecessário.

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.